Etecs e Fatecs promovem ações solidárias em todo o Estado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Doações são destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social

No momento em que o país sofre com o agravamento da pandemia de Covid-19 e muitas famílias enfrentam dificuldades, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais promovem ações para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com doações de alimentos, agasalhos, produtos de higiene pessoal, computadores e celulares para acesso às aulas remotas, além de campanhas para doação de sangue. Confira abaixo algumas atividades realizadas pelas unidades:

Araçatuba

No próximo sábado (17), a Etec de Araçatuba realiza o Drive-Thru Solidário. Das 9 às 12 horas, a equipe da unidade estará disponível para a arrecadação de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, leite, óleo, fubá, leite em pó, açúcar, café, enlatados, biscoitos, farinha e molho de tomate). Quem preferir, pode efetuar doações em dinheiro pelo PIX Solidário, utilizando o CNPJ 10.222.903/0001-70.

Bauru e região

No dia 8 de abril, a Etec de Lins iniciou a campanha Doe o que puder, pegue o que precisar. Um armário foi instalado na entrada da escola com o objetivo de arrecadar alimentos e distribuí-los para famílias que estão enfrentando dificuldades. A ação ocorre até o final do mês de abril, inclusive aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

Outra campanha promovida pela unidade de Lins é a Colabore com a Educação, que buscou doações de aparelhos celulares. No segundo semestre do ano passado, a Concessionária Via Rondon contribuiu com aparelhos usados, que foram repassados para 10 alunos que não tinham acesso às aulas remotas, juntamente com o chip disponibilizado pelo CPS. Já neste ano, a Etec recebeu a doação de dez computadores da Usina Lins S.A. e cinco alunos já foram beneficiados.

Entre os dias 29 de março e 9 de abril, a Etec Rodrigues de Abreu, localizada em Bauru, arrecadou 116 quilos de alimentos (arroz, feijão, açúcar, extrato de tomate, macarrão, sardinha e gelatina), 18 litros de óleo de cozinha, quatro cestas básicas e 300 reais em doações via PIX, que serão destinados ao Setor Caridade Diocese de Bauru, que atende associações e entidades pastorais.

Marília

Em sistema drive-thru, a Etec Antonio Devisate, de Marília, realizou a campanha Recepção Solidária. No dia 10 de abril, a unidade arrecadou 500 quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para o Projeto Amor de Criança, que auxilia crianças com paralisia cerebral e o Hospital Espírita de Marília.

Como parte dessa campanha, a Etec também está colaborando para ampliar o número de doações de sangue. As coletas, iniciadas no dia 10, são realizadas no Hemocentro de Marília, das 7 às 13 horas, até o dia 17 de abril. Confira aqui os requisitos para doação.

Já a Etec Orlando Quagliato, de Santa Cruz do Rio Pardo, promove o Trote Solidário. Até o dia 8 de maio, a unidade recebe em sua sede urbana, a Escola Sinharinha Camarinha, doações de alimentos não-perecíveis. Os donativos serão repassados ao Fundo de Solidariedade do município. No último dia da campanha, das 8 às 12 horas, a coleta será pelo sistema drive-thru. Quem preferir, pode efetuar doações em dinheiro pelo PIX para a Cooperativa da Escola, utilizando a chave .

Região de Campinas

Já a Etec Deputado Salim Sedeh, de Leme, está recebendo doações e montando cestas básicas com alimentos e produtos de higiene pessoal para famílias de estudantes da unidade que enfrentam dificuldades. Os donativos são recebidos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na portaria da unidade.

Durante a Semana Santa, estudantes da Etec João Belarmino, de Amparo, promoveram o projeto Coloque um Sorriso no Rosto de uma Criança. A ação, que ocorre desde 2006, desta vez não foi realizada nas dependências da unidade, como costumava ocorrer, e os ovos de Páscoa foram entregues de porta em porta para crianças de toda a região. Além disso, inúmeras famílias foram beneficiadas com doações de cestas básicas.

No dia 27 de março, a Fatec Americana realizou a entrega de 18 cestas básicas e 50 quilos de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade do munícipio. Durante o mês de fevereiro, foi realizada a campanha Somos Todos Americana, com o apoio do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Faculdade de Americana (FAM) e dos colégios Adventista, Antares e Dom Bosco. A iniciativa solicitava a doação de arroz, feijão, farinha de trigo, farinha de mandioca, macarrão, óleo e molho de tomate.

ABC

Com a promoção da Campanha de Doação de Cestas Básicas da Fatec Mauá, professores e servidores administrativos da unidade arrecadaram 650 quilos de alimentos, equivalentes a 63 básicas. Serão contemplados estudantes e familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade e realizaram a inscrição para receber a doação. As cestas começaram a ser entregues no dia 8 de abril.

Presidente Prudente

A Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, localizada em Presidente Prudente, mobiliza a população da região para a importância da doação de sangue. As coletas são realizadas no Banco de Sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente. Confira aqui os requisitos para doação.

Já a campanha Doe Vida Prudente, promovida por estudantes do curso superior de tecnologia em Eventos da Fatec Presidente Prudente desde 24 de março, tem o objetivo de conscientizar os doadores regulares que deixaram de doar devido à pandemia, além de promover a orientação com profissionais da saúde sobre segurança e os protocolos sanitários.

Cada pessoa que postar uma imagem e marcar o perfil do Instagram @doevida_prudente ou enviar uma foto do momento da doação para a equipe da Fatec pelo WhatsApp (18) 98125-2024, concorre a prêmios no sorteio de agradecimento ao final da campanha, no dia 30 de abril.

Além disso, as Etecs Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, Prof. Adolpho Arruda Mello e a Fatec Presidente Prudente realizam no dia 15 de maio, das 9 às 13 horas, campanha para arrecadação de alimentos não-perecíveis e agasalhos, que serão doados para entidades beneficentes. A coleta ocorrerá em sistema drive-thru.

Confira aqui os pontos de arrecadação de alimentos e de doação de sangue.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.