Brasil,

Reprovado no Sisu: O que você pode fazer?

O Sisu é um sistema que permite o ingresso de estudantes em universidades públicas. Mas o que acontece se você for reprovado no Sisu? Veja o que você pode fazer!

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior, o Sisu é uma das possibilidades que jovens e adultos têm para ingressarem em faculdades públicas. Mas o que acontece se você for reprovado no Sisu? Descubra o que você pode fazer!

O que é Sisu?

Sisu é a sigla de Sistema de Seleção Unificada e trata-se de uma forma de ingresso às universidades públicas que não depende do vestibular, mas sim da última nota do Enem.

A proposta do sistema, criado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), é unificar os processos seletivos de várias instituições do Brasil, para que os estudantes tenham mais chances de entrar na universidade.

Mas como funciona o Sisu? Tudo o que o estudante precisa fazer é acessar o site do Sisu e se cadastrar, utilizando sua nota do último Enem (que aconteceu em janeiro deste ano). Quem zerou a redação do Enem já está desclassificado para o Sisu.

No sistema, você vai identificar quais são suas primeiras opções de curso. Nesse momento, o estudante vai selecionar também a universidade que gostaria de estudar.

Lembre-se que algumas instituições possuem nota de corte. Se sua nota do Enem for menor que o corte, não adianta se inscrever.

Com o cadastro concluído no Sisu, é hora de aguardar o resultado.

Inscrições prorrogadas

Com o cenário de pandemia enfrentado em muitas cidades brasileiras, que está motivando uma pesquisa nacional sobre a realidade do jovem neste período, o Governo entendeu que era preciso prorrogar o prazo do Sisu.

Na última sexta-feira, dia 9 de abril, que seria o prazo final de inscrições no Sisu, o Ministério da Educação emitiu uma nota informando que os estudantes têm uma nova data limite para se cadastrarem no sistema: 14 de abril, na quarta-feira.

Essa é uma boa notícia para jovens que não possuem recursos como uma conexão com a internet de qualidade ou que enfrentaram instabilidades no site pela alta demanda dos últimos dias.

Assim, com essa nova data, o resultado do Sisu deve ser apresentado no dia 16 de abril, na sexta-feira.

Fui reprovado no Sisu: e agora?

A partir da divulgação do resultado do Sisu, os estudantes aprovados têm de 19 a 23 de abril para realizarem suas inscrições nas universidades. Mas o que acontece com quem for reprovado no Sisu?

Essa situação pode acontecer caso sua nota seja mais baixa do que a de outros candidatos, que escolheram o mesmo curso, ou mesmo por ter se cadastrado em um curso com nota de corte superior ao seu resultado no Enem.

Apesar disso, quem não for reprovado no Sisu ainda tem a chance de estudar gratuitamente em 2021! Para isso, o estudante precisa participar da seleção de vagas da lista de espera.

Assim que o resultado do Sisu é divulgado, os reprovados podem manifestar seu desejo de participar da lista de espera. Essa etapa vai acontecer entre os dias 16 a 23 de abril.

Porém, é importante saber que essas vagas da lista de espera são de cursos com baixa procura, desistência ou falta de requisitos para a matrícula. Isso significa que o estudante pode tanto conseguir a vaga no curso e local que gostaria, quanto ter que considerar uma outra opção.

Outras opções para seus estudos

Se mesmo após a lista de espera a entrada em uma universidade pública não for possível, saiba que existem outras opções para seus estudos.

A primeira possibilidade é o ingresso em uma universidade por meio do Prouni. Como houve uma seleção antes mesmo do Enem de 2020, há a expectativa que este e outros processos seletivos ganhem uma “segunda edição” no próximo semestre.

O Prouni dá a estudantes selecionados bolsas parciais e integrais em universidades particulares. A proposta é incluir pessoas financeiramente carentes em ambientes acadêmicos.

Outra possibilidade para continuar seus estudos é participar do FIES, que financia as mensalidades de faculdades privadas, em parcelas pequenas por vários anos.

O FIES conta com duas modalidades e permite que estudantes com uma renda um pouco melhor (de três a cinco salários mínimos por família) consigam participar.

Por fim, muitas universidades privadas possuem seus próprios sistemas de financiamento estudantil. Nesse caso, é importante observar a taxa de juros para saber se vale a pena.

De qualquer forma, existem várias opções para seus estudos, da lista de espera do Sisu ao financiamento.

Ao utilizar as ferramentas disponíveis, você tem a chance de criar uma realidade e um futuro muito melhor por meio da educação. E tem coisa melhor do que mudar de vida por mérito próprio?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo