Brasil,

Busca por cursos de diversidade e inclusão explode em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eric Fujita
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa sobre O QUE ESPERAR DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL EM 2021, revela que 58% das empresas entrevistadas já se comunicam em questões sociais: igualdade de gênero e diversidade e inclusão fazem parte dos TOP 5 entre temas a serem trabalhados neste ano , o que pode ser um indício por alta procura por profissionais.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, aconteceu a aula inaugural da segunda edição do Programa Avançado em Diversidade nas Organizações da Escola Aberje de Comunicação. Devido à relevância do tema e por registrar recorde de inscrições já no ano passado, a Escola atendeu aos pedidos e promoveu a segunda turma, atingindo novos recordes de inscrições, recebendo cerca de 100 novos alunos para o programa completo, que seguirão com aulas online até o dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTI+. O conteúdo atenderá às demandas de quem busca atualização no tema e também de quem pretende iniciar uma nova carreira na área.

Com mais uma turma na lista de espera, estima-se que uma terceira edição aconteça no segundo semestre deste ano. "Atualmente, sem dúvida, o curso já é um dos mais procurados pelos profissionais e associados na Escola Aberje de Comunicação nos últimos anos, justamente por ser um assunto cada vez mais levado à sério pelas empresas, que por ora até já criaram comitês e departamentos específicos relacionados à diversidade e igualdade", explica Hamilton Santos, diretor geral da Aberje.

De longa duração (64 horas), o curso promove uma ampla visão sobre o tema da diversidade nas empresas. São 11 módulos que abordam questões que vão desde o contexto histórico da diversidade e inclusão no Brasil e no mundo, passando por gêneros, LGBT+, raça, viés inconsciente, pessoas com deficiência, gerações, além de empreendedorismo, gestão de crises, planejamento, projetos, tendências, publicidade e comunicação.

Tendência para 2021

Direcionado ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à gestão da diversidade nas organizações, o curso é coordenado pelo especialista em diversidade e inclusão, Ricardo Sales.

Acredita-se que este ano deve ser marcado pelo aumento de iniciativas concretas voltadas à diversidade. Apesar de avanços notáveis em termos de sensibilização e debate, existe a necessidade de ganhar velocidade na revisão de políticas, na criação de novos programas, na mensuração de resultados e no engajamento sincero com a valorização da diversidade.

Dados extraídos da pesquisa inédita, O QUE ESPERAR DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL EM 2021, promovida pela Aberje, também apontam o assunto diversidade e inclusão como um dos que mais serão debatidos pelas empresas neste ano.

A maioria (58%) das organizações participantes já se comunica sobre questões sociais. Das que ainda não se comunicam, para 12% é muito provável e para 20% é provável que venham a fazer ainda esse ano. Já, para 10% delas, é pequena essa probabilidade.

Entre as que já estão se comunicando e as que provavelmente irão se comunicar nesse ano, os principais temas a serem abordados são: defesa do meio ambiente (21%); incentivo à educação (19%), igualdade de gêneros (15%) e combate à desigualdade social (11%). além de diversidade e inclusão (14%).

Programa de Bolsas da Escola Aberje de Comunicação

A Escola Aberje de Comunicação possui, desde a sua fundação, um programa de Bolsas de Estudo como parte de sua diretriz de responsabilidade social, com o objetivo de oferecer capacitação e desenvolver novas lideranças dos mais diversos perfis profissionais. Atualmente, sua política de concessão estabelece duas vagas para cada um dos seus cursos e programas avançados, com 100% de desconto para pessoas de baixa renda, em situação de desemprego ou que trabalham no terceiro setor.

O número de bolsas, neste ano, também foi ampliado: foram distribuídas 15 vagas em 2020 e, para esta segunda edição, foram concedidas 16 bolsas integrais para o programa completo; além de mais 12 vagas com 100% de bolsa em aulas avulsas para esse mesmo curso. Candidatos de baixa renda participam da seleção de bolsas para esse programa, além de incentivarem pessoas trans, negras e com deficiência, com o objetivo de ampliar as vozes na sala de aula da Escola Aberje de Comunicação.

Mais informações aqui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Aula 1 - Abertura: Diversidade e Inclusão nas Organizações
Datas: 08 e 10 de março
Horário: 19h30 às 21h30h (carga horária: 4 horas)
Instrutor: Ricardo Sales

Aula 2 - Vieses Inconscientes
Datas: 15 e 17 de março
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 4 horas)
Instrutora: Elaine Terceiro

Aula 3 - Gêneros, Masculinidade e as Organizações
Datas: 22, 24, 29 e 31 de março
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 8 horas)
Instrutores: Paulo Pas e Margareth Goldenberg

Aula 4 - LGBT e as Organizações
Datas: 05 e 07 de abril
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 4 horas)
Instrutor: Reinaldo Bulgarelli

Aula 5 - Raça e as Organizações
Datas: 12, 14, 19 e 26 de abril
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 8 horas)
Instrutora: Suzane Jardim

Aula 6 - Pessoas com Deficiência e as Organizações
Datas: 28 de abril, 03, 05 e 10 de maio
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 8 horas)
Instrutor: Djalma Scartezini

Aula 7 - Gerações e as Organizações
Datas: 12 e 17 de maio
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 4 horas)
Instrutor: Mórris Litvak

Aula 8 - Empreendedorismo e Diversidade
Datas: 19 e 24 de maio
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 4 horas)
Instrutor: a definir

Aula 9 - Publicidade, Tendências e Gestão de Crises
Datas: 26 e 31 de maio
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 4 horas)
Instrutor: Fábio Mariano Borges

Aula 10 - Planejamento de Diversidade e Inclusão nas Organizações
Datas: 02, 07, 09 e 14 de junho
Horário: 19h30 às 21h30 (carga horária: 8 horas)
Instrutora: Adriana Ferreira

Aula 11 - Diversidade na Comunicação
Datas: 16, 21, 23 e 28 de junho
Horário:19h30 às 21h30 (carga horária: 8 horas)
Instrutora: Amanda Aragão

Inscrição: acesse aqui: https://ymaredicesoqule.i-mpr.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy5hYmVyamUuY29tLmJyJTJGZmljaGElMkZkaXZlcnNpZGFkZS1vcmdhbml6YWNvZXMlMkZpbmRleC5waHA6MTI4NjgyOTQ4OTpyZWRhY2Fvc2Vnc0BnbWFpbC5jb206N2FiMThm


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar