Brasil,

Pesquisa da Universidade São Judas mostra que a prática de exercícios físicos diminui a probabilidade de apresentação de câncer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emilly Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Segundo a pesquisa, as chances de pessoas fisicamente ativas contraírem câncer diminuem entre 30% e 40%

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, responsável por 9,6 milhões de mortes no ano de 2018, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial da Saúde). Pensando em contribuir com a saúde da população, a Universidade São Judas apresentou uma pesquisa que relaciona atividades físicas e a incidência do câncer. Desenvolvida pela aluna Luana Queiroga e pelo professor Aylton Figueira, do programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da instituição, o estudo mostra que o hábito de praticar exercícios físicos diminui em até 40% a chance de apresentação de um quadro cancerígeno.

Segundo o professor Aylton, o câncer possui uma série de causas. Em termos físicos, uma das principais que se apresenta é a perda de capacidade das células se manterem saudáveis, ocasionando o surgimento do câncer. Essa condição fragilizada das células pode ser causada pelo estresse, doenças como a depressão e o consumo de bebidas alcoólicas, entre outras condições que afetam o corpo humano fisicamente e emocionalmente.

A pesquisa foi realizada com 30 mulheres, sendo 15 ativas fisicamente e 15 que não praticavam exercícios físicos. Os resultados mostraram que as que fazem alguma atividade física, além de diminuírem as probabilidades do câncer, também previnem demais doenças. “O interessante desta pesquisa foi que, apesar de serem fisicamente ativas, algumas dessas mulheres foram diagnosticadas com câncer, porém não eram malignos. Mulheres fisicamente ativas podem ter câncer, mas a gravidade, o tipo e o tamanho são muito menores e a recuperação é mais rápida”, afirma o professor.

De acordo com a OMS, a prática de exercício físico é fundamental para saúde, paz e igualdade social. No mês de abril a organização colocou a prática como essencial para prevenção de doenças. “Quando você faz atividade física, melhora o processo de oxigenação e mantem a célula saudável. Neste período de isolamento social, apesar de academias e parques estarem fechados, é recomendado que se tire um tempo para cuidar do nosso corpo, mesmo que seja em casa. O exercício físico é protetor”, conclui Aylton.

Sobre a São Judas

A São Judas é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar