Ânima Educação mantém alunos conectados na pandemia com a tecnologia inteligente da Lenovo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hill + Knowlton Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Os mais de 2 mil notebooks educacionais adquiridos pela instituição de ensino viabilizaram aprendizagem à distância

A Ânima Educação é uma das maiores organizações educacionais privadas do país. Fundada em 2003, a organização conta com 15 instituições de ensino superior, que reúnem cerca de 8 mil colaboradores e 140 mil alunos na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Com um projeto acadêmico baseado em um ecossistema de aprendizado, a organização adotou um sistema de unidades curriculares; em vez de laboratórios trabalhando numa concepção de currículo integrado, a Ânima conta com espaços colaborativos onde o professor dá aulas expositivas e práticas. Essas unidades curriculares contam com os materiais necessários para que os alunos se programem academicamente na nuvem, quebrando barreiras das disciplinas e do teórico.

Ao unir o teórico ao prático, a Ânima Educação buscava um parceiro para oferecer soluções móveis que pudessem facilitar o trabalho de colaboração dos docentes com os alunos e, assim, favorecer um aprendizado flexível e adequado às preferências de cada estudante. Para isso, a organização buscou ofertas de soluções tecnológicas que oferecessem mobilidade.

"Para sustentar esse projeto de aprendizagem não precisávamos de uma infraestrutura de sala de aula com cadeias, mas sim de soluções que não prendessem o aluno a um espaço físico", afirma Rodrigo Neiva, diretor de personalização da Ânima. Dessa forma, no início de 2019 a Ânima entrou em contato com a Lenovo para a aquisição de dispositivos que fossem leves, fáceis de utilizar, com boa autonomia de uso e custo-benefício.

De acordo com a Henrique Puccini, gerente de inteligência digital, parcerias e inovação da Ânima, a escolha para adquirir os equipamentos foi principalmente de ordem técnica: "Para tomar a decisão, não levamos em conta somente a parte comercial. O equipamento foi escolhido com base da necessidade dos alunos e dos professores", afirma. A Ânima concluiu, então, a aquisição de 2.000 dispositivos Lenovo Chromebook 100e 2ª Geração.

Com o início da pandemia da COVID-19, as medidas de distanciamento social trouxeram novos desafios para toda a sociedade, mas afetando amplamente as instituições de ensino. Neste contexto, a Ânima viu a necessidade de adquirir novos equipamentos para viabilizar o acesso às aulas on-line a alunos que não tinham condições de acompanhar as aulas à distância. A organização adquiriu, portanto, mais 730 Chromebooks e emprestou todos os notebooks educacionais aos estudantes, que continuarão utilizando os equipamentos até enquanto se fizer necessário. Além dos Chromebooks, a Ânima adquiriu 670 desktops ThinkCentre M720s e 40 notebooks ThinkPad E14 2ª Geração, para serem utilizados nas áreas administrativas e laboratórios.

"Já compraríamos Chromebooks porque precisávamos de equipamentos leves, dinâmicos e em escala. Com a pandemia, aumentamos o número de computadores", explica Puccini.

Além da aquisição dos Chromebooks, uma parceria com a Foreducation EdTech foi firmada com o objetivo de capacitar professores para que utilizassem as ferramentas tecnológicas para aplicar as melhores práticas no contexto educacional.

Augusto Rosa, diretor de vendas para canais da Lenovo Brasil, destaca que a pandemia obrigou especialmente as instituições de ensino a se digitalizarem. "As medidas de isolamento social fizeram com que faculdades e escolas recorressem à digitalização para continuar a funcionar. Do setor administrativo até a sala de aula, a Lenovo vem auxiliando os estabelecimentos de ensino no caminho da transformação inteligente, para que os estudantes continuem aprendendo de maneira híbrida, à distância ou presencial", destaca.

Após a aquisição dos equipamentos da Lenovo, a Ânima está pronta para estar 100% digital. Com todas as instituições do ecossistema conectadas e aplicações na nuvem, os alunos podem estudar de qualquer lugar. "Nenhuma instituição da Ânima funciona como uma ilha, todas do Brasil estão conectadas. Hoje, um aluno não precisa ir ao laboratório físico para trabalhar em um projeto, ele pode simplesmente abrir o notebook e realizar as atividades de qualquer lugar, a qualquer hora", relata Rodrigo Neiva.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa global da Fortune 500 avaliada em US﹩ 50 bilhões, com 57 mil funcionários e operações em 180 mercados no mundo. Com foco na ousada visão de entregar tecnologias mais inteligentes para todos, estamos desenvolvendo tecnologias capazes de mudar o mundo, criando uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável. Ao projetar, desenvolver e implementar o mais completo portfólio de dispositivos inteligentes e infraestrutura do mundo, também lideramos uma Transformação Inteligente para criar melhores experiências e oportunidades para milhões de clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite http://www.lenovo.com, siga-nos no  LinkedIn ,  Facebook ,  Twitter ,  YouTube ,  Instagram ,  Weibo  e leia as últimas notícias no nosso StoryHub.