Ensino de inglês para crianças em plataformas de streaming se consolida no isolamento

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Atividades lúdicas, gameficação além do uso de desenhos, séries e filmes estimulam o aprendizado e a fluência como forma de brincadeira

A pandemia do coronavírus causou a suspensão das aulas e confinou as crianças dentro de casa. Isso há mais de um ano. Como conseguir romper com o tédio e ao mesmo tempo fazer com que elas aproveitem o tempo livre de uma forma produtiva? Uma das respostas mais utilizadas para este dilema tem sido o aprendizado e a fluência de uma língua estrangeira. O crescimento dessa demanda fez surgir as mais variadas formas de levar o conhecimento e a fluência de um novo idioma sem parecer que os pequenos estão sendo submetidos a mais uma atividade chata e obrigatória.

Um dos exemplos é a FluenFlix, plataforma de streaming que criou uma metodologia baseada em jogos, filmes infantis, desenhos e atividades criativas para o ensino do inglês. Seu portfólio é composto por conteúdos consagrados como: "Os incríveis", “Toy Story”, “Peppa Pig”, “Sintel e seu Dragão”, entre outros. Além disso, há opções como o personagem Super Gringo, criado pela própria Fluenflix para interagir com os estudantes e Extr@, uma série de comédia feita especialmente para o ensino do idioma.

Após assistir a trechos, de no máximo cinco minutos, destes e de outros filmes ou episódios das séries, com legendas, o aluno tem a oportunidade de participar de quizzes e outras ferramentas de gameficação que demonstram o nível de aprendizado adquirido em cada exercício. O complemento da metodologia é feito em forma de suporte para dúvidas com professores treinados pela FluenFlix que participam de lives semanais abertas aos usuários. Além disso, acesso a 100 horas de conteúdo e 24 horas de acesso.

Isso tudo com a facilidade de poder estudar e se divertir onde quiser dentro de um ambiente extremamente receptivo para as crianças. Basta um celular, um smartphone, um tablet ou um computador.

"Esse tipo de tática ajuda a aprimorar as habilidades de escuta e compreensão, além de acrescentar novas palavras ao vocabulário e melhorar a pronúncia. Selecionamos em nossa plataforma filmes e vídeos que proporcionam a melhor experiência", explica o americano Kevin Porter, um dos sócios da Fluenflix. "O diferencial da Fluenflix está no entretenimento, na experiência e na imersão em conteúdos nativos. Ela faz com que o aluno aprenda através da diversão, em vez de forçá-lo a fazer mais estudos maçantes e pouco interessantes", diz Porter, que aprendeu a falar português em uma experiência similar, assistindo novelas e tornou-se um dos professores de inglês para brasileiros de maior sucesso no Youtube, com 450 mil inscritos.

Criada por meio de uma parceria de Porter com o brasileiro Talis Zanzi, a plataforma FluenFlix funciona no modelo de recorrência. Com os primeiros sete dias gratuitos em todos os planos, os pacotes têm preços a partir de R$ 29,90 (modalidade Prata) por mês e dão acesso a 397 vídeos entre filmes e séries, totalmente voltados ao entretenimento. As outras opções são as modalidades Ouro (R$39,90) e Diamante (R$49,90), sendo que o aluno pode manter a assinatura pelo tempo que quiser.

A expectativa da FluenFlix é de alcançar 50 mil assinantes até o final do primeiro ano de operação e faturar cerca de R$ 2 milhões por mês. A plataforma planeja ainda lançar o curso de espanhol para brasileiros no mesmo conceito e na sequência levar o projeto para outros países.

Ao falar sobre os planos de expansão, Kevin Porter ressalta que o sucesso da operação tem inspiração em sua própria trajetória no aprendizado de línguas. Ele conta que havia feito vários cursos por anos sem obter resultados satisfatórios até que decidiu fazer um "jejum" de televisão em inglês para aprender português.

Sobre a FluenFlix

A FluenFlix é um método para prática do Listening de um novo idioma baseado em uma plataforma de ensino que oferece streaming de filmes e séries em formato de aulas, quizzes, lives para acelerar a fluência.