Brasil,

Educa Pontal ajuda aprimorar habilidades em usar tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Programa realiza workshop em busca de melhores possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem

O Programa Educa Pontal proporciona aos professores da circunscrição da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema o workshop sobre habilidades tecnológicas, realizando nessa terça-feira (6) o primeiro de quatro encontros programados para este mês. O estímulo à predisposição para produção de vídeo-aulas é proporcionado através da expertise de profissionais da educação vinculados à Unoeste, que atuam na modalidade educação a distância.

A coordenadora do Educa Pontal e do curso de Pedagogia da Unoeste, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, disse que o workshop está voltado à busca de melhores possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, especialmente nestes tempos de aulas remotas em decorrência da pandemia do coronavírus. O dirigente regional de ensino, professor Enio Magro, manifestou o entendimento de que o Educa Pontal, mantido em parceria com a Unoeste, representa um momento único no sentido de fazer o melhor.

Conforme o dirigente, o workshop ocorre em um momento apropriado, quando estão chegando 500 novos computadores para as escolas e como suporte que otimiza o Proatec (Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação) da Secretaria de Educação do Educação do Estado de São Paulo. Projeto de incentivo ao desenvolvimento, utilização de tecnologias educacionais e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras voltadas às melhorias do ensino e da aprendizagem.

Formação continuada

No primeiro dia do workshop, mediado pelo professor coordenador do núcleo pedagógico Jean Bianchi Moraes, a ação de formação continuada foi conduzida pela professora do curso de Pedagogia a distância da Unoeste, Dra. Nair Correia Salgado de Azevedo. Das 9h às 11h ocorreu a exposição da parte 1 do conteúdo sobre produção, edição e compartilhamento de vídeo, cuja parte 2 será no próximo dia 13, no mesmo horário que também será seguido nas duas ações restantes.

Nos dias 20 e 27 a professora mestre Janiele de Souza Santos trabalhará com a criação, edição e divulgação de aplicativos para uso educacional. Os quatro encontros remotos contam com o apoio do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. O primeiro teve feedback bastante positivo, com as intervenções através de várias perguntas e as manifestações dos participantes, na plataforma do Google Meet e no canal da Diretoria de Ensino no YouTube, em agradecimento às instruções dadas por Nair.

Produção de vídeo

A exposição do conteúdo comtemplou os participantes com várias dicas sobre a produção de vídeo em relação à postura do apresentador, como as de falar pausadamente, evitar ler slides, usar roupas discretas, usar palavras simples e de fácil compreensão, ao filmar com o celular evitar segurar com a própria mão, verificar foco, enquadramento, luz do local e ruídos que possam atrapalhar a captação do som, usar o celular na horizontal e usar a resolução máxima.

Na condição de coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância e de professora pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado, a Dra. Danielle comentou que o uso da tecnologia é um recurso educacional com diferentes possibilidades, inclusive de inclusão social, mas que não substitui o professor. Ao falar do professor como imprescindível para a educação, disse que o Educa Pontal tem mão dupla.

Melhoria de índices

Através do processo de parceria, o programa possibilita que a Unoeste também ganhe desde 2018 quando, a partir de análise de dados da Diretoria de Ensino, foi montado o plano de ação que está em prática contínua. Plano que tem contribuído para melhorar índices de aprendizagens, aprimorar processos na formação continuada dos professores e pelo qual a universidade tem a possibilidade, na formação de educadores, de conhecer aquilo que será o campo de atuação na prática.

Conforme Danielle, várias pesquisas mostram que as licenciaturas se sustentam na medida em que estão efetivamente vinculadas ao campo da prática pedagógica. “Quanto mais se aproximar da prática, maiores serão as possibilidades do estudante, que está formando com a gente, alimentar o desejo, a vontade e o estímulo para poder contribuir com o sistema educacional, majoritariamente na rede pública. Então, para nós é uma grande oportunidade no âmbito da extensão esse impacto efetivo na comunidade”.

Impactos positivos

O Programa Educa Pontal nasceu e permanece atrelado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), junto ao pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, também pró-reitor da Pesquisa e Pós-graduação, e a coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines; diretamente com o dirigente de ensino Enio Magro e a também coordenadora do núcleo pedagógico da Diretoria de Mirante, Ivani Aparecida Souza Pereira. O workshop é a primeira ação que se estende para além dos professores da rede estadual, podendo participar os das redes municipais.

Implantado em 2019, o programa que está no 3º ano e tem gerado impactos positivos nas comunidades escolares e, por extensão, aos moradores de Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Rosana, Sandovalina, Tarabai e Teodoro Sampaio que juntos abrigam 86 mil habitantes, dentre os quais 6 mil famílias de produtores rurais em mais de 70 dos 117 assentamentos da reforma agrária em toda a região do Pontal do Paranapanema, formada por 32 municípios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar