Brasil,

Duolingo lança curso de iídiche em todo o mundo

Mazel Tov e bagel são algumas das palavras mais conhecidas em iÏdiche, idioma judaico amplamente usado antes do Holocausto e que chegou a ter 13 milhões de falantes - hoje são cerca de 600 mil

O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o aplicativo educacional mais baixado, com 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil, lança seu mais novo curso: iídiche para falantes de inglês. A novidade chega ao app amanhã, dia 6/4, se tornando o 40o idioma e 100o curso disponível no Duolingo.

O idioma, historicamente falado pelos judeus asquenazes (provenientes da Europa Central e Oriental), era amplamente usado antes do Holocausto e chegou a ter 13 milhões de falantes - hoje são cerca de 600 mil.

Ele mistura alemão antigo, hebraico, aramaico e algumas línguas eslavas, é escrito com uma versão modificada dos caracteres hebraicos e é apenas um dos idiomas falados pelos judeus, que além do hebraico (falado em Israel e ao redor do mundo) usam também o ladino (língua relacionada ao espanhol e falada por alguns judeus sefarditas - originários de Portugal e da Espanha).

Desenvolvido por um time de colaboradores voluntários que representa os três maiores dialetos iídiche (o idioma possui muitos deles) e com backgrounds variados - desde um engenheiro civil que cresceu falando iídiche em casa, a ex-membros da comunidade Hassídica (linha ortodoxa do judaísmo) e até jovens da geração Z que aprenderam o idioma para preservar a tradição familiar - o curso demorou aproximadamente cinco anos para ser concluído.

"O iídiche é um idioma ameaçado de extinção, mas que continua vivo e que é falado por muitas comunidades judaicas no mundo. Por isso, o Duolingo considerou tão importante criar um curso desta língua - para preservar a sua rica cultura, história fascinante e vocabulário tão interessante," diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. "É a continuação de um trabalho que fazemos há muito tempo com outros idiomas minoritários, como o guarani, o hawaiano e o escocês".

Inicialmente disponível em inglês, o curso é gratuito (assim como todos os do Duolingo) e oferece experiências em fala, leitura, escrita e escuta para o idioma, e aborda vocabulário, regras gramaticais, além de frases culturais importantes, que possibilitam aos estudantes uma nova maneira de se conectar com a cultura iídiche.

As lições do Duolingo levam apenas 5 minutos e tornam o processo de aprender uma nova língua divertido, com exercícios similares a jogos e que são comprovadamente efetivos. Para quem quer aprender muito além do Mazel Tov, pegue seu bagel com café e comece agora o curso de iídiche no aplicativo ou em www.duolingo.com.

Veja as palavras mais conhecidas do iídiche e o seu significado:

Bagel - pão em formato de anel
Mazel Tov - parabéns, boa sorte
Bubbe - avó
Zayde - avô
Mishigas - loucura ou insanidade
Schmutz - sujeira, confusão

Sobre Duolingo

O Duolingo é a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo. A missão da empresa é tornar a educação gratuita, divertida e acessível a todos. O Duolingo oferece um total de 100 cursos com 40 idiomas distintos e seis cursos para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. A empresa levantou mais de US $183 milhões em capital de risco de investidores, incluindo CapitalG, Kleiner Perkins Caufield Byers, Union Square Ventures, New Enterprise Associates, Drive Capital, General Atlantic, Durable Capital Partners, Ashton Kutcher e Tim Ferriss. O Duolingo está disponível para iOS, Android e no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo