FURB e Fundação Fritz Müller lançam pós-graduação em Educação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Koki
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Com foco na criatividade e na inovação, curso será oferecido no modelo Flex, com uma base curricular e módulos específicos para cada uma das seis especializações

A proposta da parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Fundação Fritz Müller (FFM) é oferecer diferenciais nos cursos de pós-graduação. Assim, as duas instituições de ensino referência em Santa Catarina propõem uma grade metodológica inovadora para os cursos que tratam do tema Criatividade e Inovação na Educação, que iniciam em maio e vão abranger seis diferentes especializações.

“O foco dessas especializações, que são voltadas tanto para professores como para qualquer pessoa engajada na área da educação, é desenvolver o pensamento prático. Queremos trazer para a sala de aula os desafios comuns da área, que se potencializaram com essa nova era que exige cada vez mais criatividade e inovação dos docentes, tornando-os capazes de oferecer soluções para esse novo momento da educação”, explica Maurício Capobianco Lopes, coordenador da pós-graduação.

As aulas serão on-line ao vivo, em modelo Flex: serão oferecidas disciplinas comuns às seis especializações, além das específicas de cada uma delas. “Isso dá a possibilidade do estudante poder complementar a sua formação com conteúdos das demais especializações”, completa Maurício.

Organizadas por competências, as especializações disponíveis são: Aprendizagem Criativa e Educação Maker, Cultura Digital na Educação, Métodos Criativos de Ensino e Aprendizagem, BNCC e Organização Curricular na Escola, Artes na BNCC e Ensino Religioso na BNCC. Todas com quadro de professores de renome nacional e internacional, como por exemplo, Angel Perez-Gomez (doutor pela Universidade de Madri), Núria Alvarez Bertran e Vera Lúcia Simão (ambas doutoras pela Universidade de Barcelona), José Armando Valente, da Unicamp, Adolfo Tanzi Neto, da UFRJ, e Mariano Pimentel, da UNIRIO.

As aulas das disciplinas-base ocorrem aos sábados; já as disciplinas específicas das especializações (que correspondem a dois terços do curso), serão à noite em um dia da semana específico a cada uma – o que possibilita a realização de mais de um curso ao mesmo tempo.

A grade curricular de cada especialização, que terão duração média de um ano e meio, pode ser conferida no site da FFM. As inscrições já estão abertas. Na parceria, a FURB fica responsável pelas questões pedagógicas do curso e a FFM se ocupa da gestão administrativa (comercialização, financeiro e operacional).

Sobre a FFM

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação continuada e corporativa genuinamente catarinense. Com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade.