Mackenzie entre empresas de destaque em Gestão de Pessoas em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Premiação do Grupo Gestão RH aponta as 46 organizações de excelência no ano

O Mackenzie figurou entre as 46 empresas de destaque no Prêmio Excelência em Gestão de Pessoas 2020, levantamento realizado pelo Grupo Gestão RH e o FGV in Company. O evento de reconhecimento ocorreu em 25 de fevereiro e foi em formato híbrido, com participações presenciais e remotas, com transmissão ao vivo pela plataforma própria da Gestão RH.

O prêmio avaliou as instituições nas categorias: Investimento em Capital Humano (ICH); Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO); Cidadania e Responsabilidade Social Corporativa; Práticas em Gestão de Pessoas; e organizações Psicologicamente Saudáveis.

Tony Geraldo Carneiro, superintendente de Gestão de Pessoas e Serviços (SUPES) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), destaca que a colocação do Mackenzie no levantamento mostra como a instituição sempre primou pelo desenvolvimento, saúde e qualidade de vida de seus colaboradores.

"Por isso, a SUPES tem investido, sistematicamente, em políticas, projetos e programas de capacitação, desenvolvimento, inclusão, contratação e retenção de talentos, qualidade de vida, entre outros, buscando instituir as melhores práticas de gestão de pessoas disponíveis no mercado", aponta ele.

De acordo com Tony, "hoje se sabe que a área de gestão de pessoas é grande aliada no desenvolvimento das estratégias organizacionais, visto estar diretamente ligada à administração do seu maior ativo, os recursos humanos".

Segundo o superintendente, no último ano, o esforço por parte do Mackenzie foi imenso para manter e cuidar das pessoas, um ano totalmente atípico, mas que só confirmou que as pessoas é que fazem a diferença e o quanto o Mackenzie tem uma base sólida para gerir.

Como 2020 foi um ano atribulado, por conta da pandemia de covid-19, que forçou as empresas a realizarem diversas adaptações em um curtíssimo período, o superintendente avalia que a área de gestão de pessoas foi bastante demandada para atender às necessidades do IPM e de seus colaboradores. Importante lembrar que, no Mackenzie, a SUPES é responsável pelas áreas de administração de pessoal; salários e benefícios; seleção, inclusão e desenvolvimento de pessoas; segurança e medicina do trabalho; facilidades e serviços.

"Nosso foco principal foi resguardar a saúde das pessoas, buscando manter boas condições de trabalho durante a pandemia. Uma das primeiras ações foi implementar o teletrabalho para todos os colaboradores que pudessem desenvolver suas atividades a distância. Foi um grande desafio, pois é uma modalidade que ainda não se imaginava para o segmento educacional, principalmente a Educação Básica", assinala ele, que destaca o apoio da área TI e o investimento na qualificação dos usuários como elementos fundamentais para o sucesso da operação.

Tony conta que o trabalho remoto foi fundamental para garantir o distanciamento social necessário, no intuito de conter a disseminação do vírus. "Dedicamos também grandes esforços na implantação dos protocolos sanitários recomendados pelas autoridades médicas, de modo a oferecer um ambiente seguro para nossos clientes e colaboradores. Todas as coordenações da SUPES participaram ativamente na implementação destas ações", pontua.

O superintendente da SUPES enfatiza ainda que, ratificando seu importante papel social, o Mackenzie optou por não suspender ou reduzir salários, o que seria legalmente possível, e manteve todos os benefícios dos colaboradores ativos. "Isso tudo foi muito importante, pois muitas pessoas, inclusive familiares de nossos colaboradores, foram impactados pela crise e perderam suas rendas", adiciona.

Com todos estes desafios, o Mackenzie ainda continuou investindo na capacitação das pessoas, por meio do lançamento da plataforma Mackenzie Academia Corporativa (MAC), disponibilizando diversos cursos e conteúdos on-line. A instituição manteve também todos os cuidados e monitoramento das condições de saúde física e emocional dos colaboradores, ação crucial neste momento de tantas perdas.

"A área de gestão de pessoas do IPM trabalhou e continua trabalhando para garantir o pagamento em dia dos salários e dos benefícios, o processamento das férias, novas contratações, atendimento médico, capacitação e outros tantos serviços aos colaboradores. Acreditamos que isto tudo influi positivamente na avaliação do Mackenzie, em um ano tão singular, como foi 2020", diz Tony.

A SUPES esteve também diretamente envolvida nas ações de implementação dos protocolos de segurança, necessários para se preservar a saúde e o bem-estar de todos os nossos colaboradores, alunos e parceiros.

"Com uma gestão estratégica de redução de custos, redirecionamento de demandas e mudanças de prioridade, o Mackenzie manteve a salvo o bem mais precioso da instituição: as pessoas", avalia Tony.

O Mackenzie sempre procurou reconhecer e valorizar seus recursos humanos em seus 150 anos, seja por meio de políticas internas sólidas, investimento em inovação e tecnologia, realização de eventos em homenagem ao Dia do Professor, ao Dia do Mackenzista, ao Dia Internacional da Mulher, ou até mesmo realizando pequenas homenagens em reconhecimento a grupos menores.

De acordo com Tony, "o nosso RH sempre se preocupou e se preocupa com o bem-estar das pessoas, com o clima organizacional, com os benefícios e com a saúde de todos. Este é um trabalho contínuo que é revisto de tempos em tempos e aprimorado".

Falando de modo literal, os recursos humanos são a parte mais importante da instituição, pois é por meio das pessoas que os planos se materializam. "Para isso, o RH conta com diversos profissionais que lidam diretamente com a gestão das pessoas da Instituição, com processos e rotinas para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores, sem perder os prazos legais e a qualidade das entregas", coloca.

O superintendeste destaca que a própria história e cultura do Mackenzie favorece esse trabalho. "As pessoas demonstram ter o verdadeiro ‘Espírito Mackenzista’, sentem orgulho de trabalhar aqui e querem continuar fazendo parte. Para se ter uma ideia, só na unidade Higienópolis, que é a mais antiga, temos mais de 1.250 colaboradores com mais de dez anos de Mackenzie, de um total de 2.800, sendo que são cinco colaboradores com mais de 50 anos de IPM!", comemora ele.

De acordo com informações da própria Gestão RH, juntas, as 46 empresas que chegaram à final da premiação empregam mais de 270 mil pessoas e faturam anualmente cerca de R$ 170 bilhões, além de apresentarem maturidade na gestão seus recursos humanos.

Para saber mais sobre esta edição do prêmio, acesse https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/gestao-de-pessoas/8057-gestao-rh-e-fgv-in-company-premiam-as-empresas-que-sao-excelencia-em-gestao-de-pessoas.

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie

É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.

Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri - SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

O Mackenzie tem missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.