Brasil,

Especialistas debatem efetividade do ensino híbrido na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  maira sester
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Os novos desafios da educação foram discutidos durante congresso gratuito realizado pelo SAS Plataforma de Educação

A pandemia da Covid-19 levou as aulas para o remoto e trouxe à tona a discussão sobre o modelo de educação para o futuro. Pensando em auxiliar os educadores nos novos desafios na compreensão dos caminhos do ensino híbrido, o SAS Plataforma de Educação reuniu diversos especialistas, na última semana, em congresso virtual. Na terça-feira (2), Fernando Trevisani, mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática pela UNESP, explicou os principais temas que têm surgido após a chegada desse formato.

“O ensino híbrido é composto por vários modelos de aula que utilizam as tecnologias digitais para coleta de dados. O professor analisa estes dados e modifica as experiências presenciais de aprendizagem dos alunos”, afirmou o especialista ao explicar a diferença entre ensino remoto e híbrido. A personalização do ensino, base do modelo híbrido, exige a realização de aulas presenciais.

Contudo, alguns elementos do ensino híbrido podem ser aplicados mesmo com os alunos estudando de suas casas. De acordo com Ana Paula Manzalli, mestre em Desenvolvimento Educacional Internacional pela Columbia University, as escolas e professores podem usar algumas práticas do modelo híbrido durante o ensino remoto, como avaliação de recursos e conhecimentos disponíveis e a elaboração de estratégias e planos.

Durante a programação, Fernando e Ana Paula deram dicas aos professores que estão atuando com turmas em ensino remoto. Trevisani reforçou a importância de criar um tempo para discussão de temas com os alunos.

Para Manzalli, a reorganização das tarefas das equipes de docentes pode facilitar a atuação dos professores e enriquecer o ensino. Além disso, apontou a diversificação das estratégias como uma aliada do ensino.

A motivação do aluno que segue nas aulas remotas também é um desafio para os mestres, que competem com as inúmeras informações e dispositivos acessíveis aos jovens. Ana Paula explicou que o engajamento dos estudantes está relacionado aos sentimentos de pertencimento, autonomia, competência e significado.

Ainda na terça-feira, especialistas do SAS discutiram sobre modelos de avaliação mais adequados de acordo com cada segmento: Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Guilherme Caldas, consultor pedagógico do SAS, reforçou a importância de observar as lacunas que ficaram em 2020. “No contexto atual, as avaliações ganham mais relevância”, afirma.

O professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, defendeu que a avaliação formativa promove o desenvolvimento intencional do aluno. “A avaliação mais tradicional acaba sendo somativa e punitiva”, complementa Idelfrânio Moreira, gerente de Inovações para Professores do SAS.

Durante o debate, os especialistas mostraram que as atividades que dialogam com o cotidiano dos alunos são mais efetivas e defenderam a participação dos estudantes no processo de avaliação.

Engajamento das famílias e cuidados com a saúde física e mental

O segundo dia de congresso do SAS Plataforma de Educação trouxe mais discussões relevantes para o atual cenário das escolas. No primeiro momento, o assunto foi a aproximação com as famílias possibilitada pela pandemia e aulas remotas. A coordenadora de Conteúdos Pedagógicos do SAS, Amanda Teodósio, falou sobre a importância de trazer tranquilidade para as famílias que gostariam de enviar os filhos para as escolas. A transparência nas informações foi defendida como fundamental para garantir a segurança dos colaboradores que retornam para as atividades e para os alunos e familiares.

Em um segundo momento, o doutor Sérgio Zanetta, médico sanitarista, e o psicólogo Tiago Tamborini conversaram sobre saúde física e mental das equipes escolares, pais e famílias. Os especialistas defenderam a abertura das escolas e o cuidado com saúde mental dos indivíduos como uma das prioridades. Zanetta finalizou a discussão reforçando o valor de acolher as inseguranças provocadas pela pandemia.

Nos dois dias, representantes de escolas parceiras participaram do bate-papo, compartilhando um pouco de suas experiências de retorno às aulas. A importância da revisão dos conteúdos do ano passado também teve destaque nas conversas.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 16 anos, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar