Brasil,

Populos vê modelo híbdo de trabalho em escritório e home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guta Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Impacto da pandemia na cultura das empresas torna mais tênue a linha entre vida pessoal e profissional

O conceito de workplace, da conectividade e disponibilidade para o trabalho em qualquer lugar, tem sido colocado à prova desde o início da quarentena provocada pelo coronavírus e é reconhecido como solução necessária para continuidade dos negócios. Porém, o que era uma prática esporádica em apenas algumas empresas, tornou-se uma rotina para milhares de colaboradores e hoje o mercado considera que esse modelo de trabalho veio para ficar.

De acordo com Luan Prado, Head of Solutions da Populos, empresa especializada em soluções de End User Computing, Infraestrutura e Cloud, as empresas são resilientes à incerteza, mas não querem mais os transtornos causados pela transição na forma de trabalho. “O que mais ouvimos de nossos clientes é ‘conseguimos conviver com a incerteza, mas não queremos sofrer mais’”, afirma Prado.

A Populos considera que o modelo de trabalho no futuro será híbrido: parte no escritório, parte em home office ou qualquer outro lugar. “O mercado imobiliário mudou significativamente. Coworkings, por exemplo, possuem projeção de crescimento, pois oferecem uma flexibilidade que outros estabelecimentos não possuem. E a percepção da produtividade para as empresas também mudou: o home office, visto como benefício antes da pandemia, agora é rotina”, afirma. Além disso, Prado considera que reocupar grandes espaços não é um movimento rápido. “É difícil organizar uma área para receber uma grande quantidade de baias, computadores, infraestrutura, materiais diversos. O home office permite que o colaborador nem precise perder tempo em deslocamento, aumentando sua produtividade e satisfação”, avalia.

Por outro lado, o executivo considera que a rotina do home office colocou as pequenas dificuldades do dia a dia em xeque. “Antes, se você não tinha acesso a um documento ou aplicativo, podia pensar que iria para o escritório no dia seguinte. Agora, não é mais possível pensar assim. Os sistemas precisam ser preparados para oferecer a melhor solução entre segurança e experiência do colaborador”, explica. Prado explica que diversas verticais, como Saúde, Varejo e Seguros, destacam mais a experiência do consumidor e do colaborador do que a segurança por conta da proximidade com o consumidor final. Outras, como Financeiro, buscam a segurança como principal resultado, por conta de informações sensíveis ou sigilosas. “A Populos, como integradora, é a responsável por detectar onde está esse ponto focal para determinar o ajuste do sistema. Tiramos parte do peso da responsabilidade do cliente com a segurança, com algumas soluções para que ele não precise se preocupar com isso e se focar no atendimento”, avalia.

Cultura e desafios

Para o executivo, o principal desafio da Populos em relação ao conceito de Workplace é a transformação da cultura da empresa, tanto para fazer essa migração para home office quanto para implementar métricas adequadas de gestão de metas e pessoas à distância. “Mesmo na Populos, houve um período de adaptação para esse sistema e tivemos de lidar com os novos desafios de manter o engajamento, a cultura da empresa e achar meios de transmitir o conhecimento e acompanhar as pessoas remotamente”. Além disso, a percepção do colaborador em relação a seu próprio trabalho também mudou. “A linha entre vida pessoal e profissional também está cada vez mais diluída. A tendência é não fazermos mais essa distinção: somos também o que trabalhamos, não somos ‘entidades’ separadas”, avalia Prado.

Essa percepção vai mais além: “Antes, era possível usar como discurso que o Windows demora de 30 a 40 segundos para iniciar. Hoje, isso não adianta mais. As pessoas querem tudo imediatamente”. Isso gera um grande impacto na forma de conduzir o trabalho, pois em muitos casos sequer é necessário um computador ou um terminal para se fazer o que é necessário. O acesso a uma conexão de Internet e a disponibilidade de aplicativos permitem uma grande independência para o colaborador. Ele nem precisa estar em casa para fazer home office”.

Sobre a POPULOS

A POPULOS é especialista e líder na América Latina em End User Computing, Infraestrutura e Cloud. Suas soluções permitem que pessoas, dados e aplicações estejam disponíveis e acessíveis de uma maneira simples, segura e unificada. Premiada em 2019 pela Citrix como Latin America & Caribbean Partner of the Year, Brazil Partner of the Year e Workspace & Cloud Partner of the Year, a empresa tem como foco reinventar como o trabalho é feito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar