Brasil,

Dia da escola: inovação e tecnologia de mãos dadas com a educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Às vésperas de celebrar a data, destacam os desafios do ensino e a importância da tecnologia em tempos em que se reinventar é preciso para garantir educação de qualidade a todos

15 de março, um dia dedicado a celebrar uma das instituições mais importantes da história: a escola.

Berço da formação intelectual, cultural e política dos indivíduos, a escolas faz parte da vida de mais de 865 milhões de pessoas no país, segundo dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC. Foi para destacar a importância dessa instituição que a data foi instituída, propondo uma série de reflexões e análises sobre as constantes transformações que educação vem passando para se adaptar em tempos de pandemia e garantir uma jornada de conhecimento com qualidade.

E como falar de transformar a educação, sem falar da sua principal aliada, a tecnologia? Para o fundador do Over Colégio e Curso, Carlos André "É impossível separar a escola da tecnologia". O Para o educador, o que antes era comum dentro das instituições, como declararem guerra ao uso dos smartphones, por exemplo, agora a tendência é incorporá-lo à dinâmica de aprendizagem. "A maioria das escolas passou os últimos anos remando contra a maré. Mas acho que agora todo mundo percebeu, não é? Depois de tudo que aconteceu em 2020 é impossível não termos percebido que a escola precisa evoluir e a tecnologia é inevitável, não é um apêndice", avalia Carlos André.

Para a Diretora do Colégio Universitário, Raquel Ruy Calil, a resposta é simples. "A tecnologia já era uma necessidade e a pandemia acelerou este processo. Hoje, vemos nossos professores - que tinham dificuldade para mandar um whatsapp - fazendo aulas ao vivo, subindo conteúdos na nossa plataforma e investindo em novas maneiras de inspirar o aluno a distância. Aos poucos, notamos um movimento fundamental nesta jornada que é o crescimento de nossa equipe e a aproximação das famílias com o colégio. Uma relação que ficou ainda mais fortalecida neste mundo mais conectado", destaca a gestora ao pontuar como as soluções oferecidas pela Plataforma A+ ajudaram a manter as atividades escolares em 2020 e será fundamental para a instituição em 2021.

A gestora destaca ainda outro fator decisivo durante a crise: a capacidade de se superar e se reinventar diante de um cenário tão adverso. "Nós aprendemos que somos capazes de nos superar. Os desafios foram vencidos com apoio da tecnologia inovadora e o suporte da Plataforma A+, onde nossos alunos acessaram vídeos, lives, e recursos que impulsionaram a excelência e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Conseguimos também mudar o olhar do professor para este processo. Alteramos as práticas, os formatos, as maneiras de corrigir as atividades, as avaliações e toda a práxis pedagógica, porém, mantivemos sempre o mesmo objetivo: a excelência da educação".

Os gestores não estão sozinhos nesta jornada. Pelo contrário, eles fazem parte de um ecossistema cada vez mais promissor. Segundo a levantamento do Potencia Venture e Instituto Inspirare, hoje 190 organizações atuam no setor, na maioria startups, que desenvolvem produtos educacionais, como a Plataforma A+, a edTech que aplica tecnologia para entregar soluções que otimizam a rotina escolar, aproxima o relacionamento com as famílias e aumentam o engajamento e o aprendizado dos alunos.

O hub integra a rotina escolar de mais 31 mil estudantes, das 56 instituições de ensino parceiras da startup. Todo esse potencial inovador ganhou força com a pandemia, que provocou mudanças no mindset das lideranças do setor e fez com que apostassem nas funcionalidades e ferramentas desenvolvidas pela edtech para abastecer todo o ecossistema educacional privado do país. "Nossa missão é garantir que as atuais gerações tenham acesso cada vez mais facilitado ao ensino de qualidade. A Plataforma A+ foi estruturada para proporcionar o saber com excelência e contribuir com as práticas de gestão das instituições, além de permitir o ensino, sendo a grande aliada de educadores e estudantes - imersos em uma jornada singular de conhecimento dentro de um ambiente virtual confiável e seguro", explica Bruno Mota, CEO da Plataforma A+.

O hub, que já superou a marca de 15.000 horas de aprendizado, cresce de forma sustentável, oferecendo às parceiras um modelo de negócios totalmente flexível, que garante uma comunicação mais efetiva e a fluidez de todo o processo administrativo. "Estruturamos a plataforma para que ela atendesse o segmento em todos aspectos, porque víamos a carência de uma solução única e inovadora, com oportunidades reais para que as escolas se reinventassem. A liberdade acadêmica é urgente e estamos empenhados em preencher esta lacuna de forma eficiente".

Com potencial para superar a marca de 160 mil alunos em até 4 anos, a Plataforma A+ entrega aos setores administrativos o acesso aos procedimentos operacionais e aos pais a oportunidade de receberem informações sobre a rotina escolar, comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes. "Nosso objetivo é simplificar o uso da tecnologia dentro de sala de aula, superando os desafios e alinhados às metodologias atuais, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa", conclui o CEO.

Sobre a Plataforma A+:

Desenvolvida a partir das transformações da educação, a Plataforma A+ é a edtech que aplica tecnologia para oferecer soluções de gestão escolar e de ensino e aprendizagem. A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é um dos benefícios da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas 7 minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, integrando com a identidade visual da escola. "Pensamos em todas as alternativas de diversificação do nosso portfólio de produtos, para que ele atenda aos diversos envolvidos na rede. Foram meses dedicados a elaborar um modelo de negócio que seja seguro e resolutivo, que garanta entregar valor à educação privada no País", assegura Bruno.

Diante de um mercado de startups cada vez mais aquecido, outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais. Segundo o CEO, a estratégia da Plataforma A+ é se manter atenta às transformações e exigências que o mercado exige para fornecer às instituições processos de gestão cada vez mais eficientes, garantindo a perenidade de suas marcas e sua sustentabilidade econômica.

"Dentro da plataforma, as vantagens são inúmeras. Os alunos têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas e podem criar e organizar os materiais escolares. Na biblioteca online, oferecemos um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Além disso, no ambiente virtual, aplicamos simulados e provas a partir de um banco de dados com milhares de questões, todas com correção automática. Outro diferencial é o espaço de relatórios de uso e desempenho com distinção por série, turma, aluno, professor ou disciplina e, como espaço multiplataforma, a leitura dos alunos pode ser feita independente do dispositivo de acesso, com a opção de download para leitura offline. E, para engajar a interação dos nossos alunos, nossa plataforma é gamificada. Por meio de inteligência artificial podem dar sugestões de leitura personalizadas", detalha o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar