Brasil,

Meu filho tem Síndrome de Down, e agora? Quando as incertezas se transformam em novos caminhos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Neide Martingo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estimulada pelos desafios familiares, a publicitária Thaissa Alvarenga cria ONG e plataformas de mídia social focando em uma sociedade mais inclusiva.

O nascimento de seu primeiro filho, o Francisco, mudou a vida da empresária Thaissa Alvarenga. O menino, que tem síndrome de Down (Trissomia do 21), foi a grande motivação para que ela transformasse as incertezas em novos caminhos. Thaissa, que é publicitária e era executiva com carreira consolidada no ramo Imobiliário, deixou a rotina em uma grande empresa para se transformar em uma empreendedora social. Assim nasceu a ONG Nosso Olhar.

Quando Chico - como é chamado pela mãe -, ainda era pequeno, Thaissa passou a compartilhar o dia a dia, as descobertas, as visitas aos especialistas e toda a evolução do filho por meio de um blog, feito para desmistificar a deficiência intelectual e alcançar famílias que não tinham as mesmas oportunidades de acesso aos médicos e terapeutas especializados na síndrome. O blog Chico e Suas Marias (as Marias são Maria Antônia e Maria Clara, irmãs do Chico) foi crescendo e, mais tarde, surgiu a ideia de fundar uma instituição inclusiva.

Thaissa transformou esse novo sonho em realidade e fundou a ONG Nosso Olhar. A ONG é hoje um espaço de mobilização, educação e informação que incentiva, por meio de seus projetos, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nas atividades artísticas e culturais. "Eu acredito em propósito e a ONG veio para contribuir com a causa da inclusão e levar informação à sociedade. Tenho orgulho do trabalho que está sendo feito. Meu grande objetivo é proporcionar novas possibilidades para as próximas gerações e suas famílias", explica ela.

Para isso ela foi além e agora atua como empreendedora social. O propósito de Thaissa é levar qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, por meio dos projetos da ONG que acolhem, apoiam o desenvolvimento, a inserção social e autonomia. Por acreditar no trabalho em rede, Thaissa une forças e atua em conjunto com outros projetos, instituições e pessoas que acreditam na causa.

Como empreendedora social, idealizou o Espaço Rede T21 junto à Mônica Xavier, do Instituto Empathiae, inaugurado em 2020. A casa colaborativa abriga duas instituições do terceiro setor e uma equipe terapêutica com fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta que prestam serviços. Há também uma professora de dança que dá aulas de ballet e projetos de acolhimento e inserção social, como o Tatame Inclusivo, em parceria com o ex-atleta e campeão mundial de Jiu-Jitsu, Felipe Nilo que, por meio das lutas inclusivas, contribui para o desenvolvimento e inserção das crianças e jovens com deficiência.

Todo esse trabalho, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos, tem ganhado reconhecimento. Além de ser membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Thaissa também é fundadora e apresentadora do Inclua Mundo, um programa que traz discussões importantes, histórias reais, temas atuais e diversos entrevistados, como especialistas, famílias e pessoas com deficiência, e que está na grade de programação do Canal Papo de Mãe. A parceria com o canal foi além, e Thaissa também assina uma coluna no Portal do Papo de Mãe, página que está no Uol e é reconhecida como uma referência em informação para as famílias para contribuir na educação de seus filhos.

Seu mais novo projeto representa o sonho de levar informações e trabalhar o tema ‘deficiências’ com o público infantil. Com uma parceria entre a ONG Nosso Olhar e a Ziraldo Artes Produções (ZAP), o Chico e as Marias vão coprotagonizar as aventuras do Menino Maluquinho, na série de cartilhas feitas para promover a inclusão, que serão distribuídas em escolas e associações ligadas a deficiência intelectual.

Thaissa participa ainda do Conselho do Hospital Albert Einsten, que acolhe e orienta as mães que recebem seus filhos recém-nascidos com T21 ou outras deficiências intelectuais.

Aqui estão os links para você conhecer os projetos:

Ong Nosso Olhar:

https://www.facebook.com/ONGNossoOlhar

https://www.instagram.com/ongnossoolhar/?hl=pt-br

Chico e Suas Marias

https://www.instagram.com/chicoesuasmarias/?hl=pt-br

Inclua Mundo

https://www.facebook.com/177595675699144/videos/876647789747990


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar