Brasil,

Alunos da RenovaBR têm 70% mais chances de se eleger

Dado integra pesquisa realizada pela escola de democracia com ex-alunos e revelado, ontem (04/03), durante evento de divulgação de resultados

Impulsionar a candidatura e elevar em até 70% as chances de vencer as eleições. É o impacto do RenovaBR sobre o aluno, afirma pesquisa da escola de democracia apresentada durante evento para a divulgação de resultados da instituição. Realizado no formato online e transmitido na noite desta quinta-feira (04), o evento contou com a apresentação da diretora Executiva do RenovaBR, Irina Bullara, e de seu fundador, Eduardo Mufarej, além de mediação do apresentador e filantropo Luciano Huck, conselheiro.

“Desse processo de conhecimento e formação, acabamos com um resultado muito melhor do que imaginávamos. O RenovaBR não ajuda a eleger ninguém, mas ajuda a viabilizar essas candidaturas”, disse Mufarej. De acordo com os resultados apresentados, nos anos de 2019 e 2020, a escola somou mais de 44 mil inscritos no curso de formação política que oferece desde 2017. Desse total, 2 mil concluíram o curso e mil se candidataram.

Nas últimas eleições municipais, 153 alunos, de 25 partidos, foram eleitos em 123 municípios de 20 estados. Ao todo, foram 12 prefeitos, 2 vice-prefeitos e 139 vereadores. Além disso, no Rio de Janeiro, por exemplo, cinco secretarias da prefeitura são compostas ou lideradas por ex-alunos. “No Brasil, a gente gosta muito de reclamar dos políticos, temos a impressão de que políticos, em grande parte, trabalham pouco. Mas um político comprometido e dedicado tem que trabalhar muito e ele precisa de muito suporte e repertório para que possa exercer o seu papel da melhor forma possível. E o Renova se comprometeu com essas pessoas, ao longo dessa jornada”, destacou Mufarej.

O encontro contou também com a participação do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que destacou que é através de governo que se tem escala de mudança. “Ele é um canhão para o bem ou para o mal, tem que ser muito bem administrado”, ressaltou Leite.

De acordo com o ministro Barroso, em uma democracia, a política é um gênero de primeira necessidade. “É preciso investir tempo e energia para a busca da qualidade na política”, disse.

O presidente do TSE também lembrou dos momentos políticos vividos pelo país, como a ditadura e os escândalos de corrupção que marcaram negativamente a política brasileira, e destacou a importância das próximas gerações no processo político. “As próximas gerações têm muita responsabilidade, inclusive a de ajudar a elevar o patamar da ética pública e da ética privada no Brasil. O RenovaBR é um movimento que continuadamente procura capacitar as pessoas e que vem progressivamente conseguindo aumentar a representação política por essa organização inspirada na característica, que considero muito importante, de que é um movimento pluripartidário. A democracia tem espaço para todo mundo”, disse.

A necessidade de renovação na política é sentida também por grande parte dos brasileiros: 96% da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo RenovaBR, em parceria com o Instituto Locomotiva. Além disso, o levantamento mostrou que 72% são a favor da democracia como forma de governo e 6 em cada 10 brasileiros concordam que os governantes devem coordenar suas ações pelos fatos e não por ideologias.

O evento contou ainda com depoimentos da economista e professora Ana Carla Abrão e dos alunos RenovaBR, Deputado Federal pelo Espírito Santo, Felipe Rigoni, prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino e Jessica Remédios.

O evento está disponível no canal do YouTube da RenovaBR através do link: https://youtu.be/jEOB7CiXCuQ

Jornada Renova

Desde fevereiro estão abertas, de forma totalmente gratuita, as inscrições por meio do site renovabr.org. Para participar, é preciso ter no mínimo 20 anos, ser brasileiro(a), estar em pleno exercício de seus direitos políticos, ser ficha limpa e nunca ter sido eleito(a) a qualquer cargo político em eleições gerais ou municipais.

Sobre o RenovaBR

O RenovaBR é uma escola de democracia que prepara pessoas comuns para serem políticos fora do comum. A iniciativa seleciona e prepara cidadãos do país inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido ou o posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha preparo e comprometimento

O RenovaBR foi fundado em 2017 e formou 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitas para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018. Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 153 alunos foram eleitos para prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais por 25 dos 33 partidos brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo