Brasil,

Educação executiva: profissionalização é o caminho dos líderes abaixo de 40 anos

Professor FGV elenca qualidades dos jovens líderes e pontua educação executiva como principal caminho

Recentemente, a tradicional Revista Forbes lançou um ranking com os 20 mais poderosos CEOs abaixo dos 40 anos. Para o professor Cleber Zanetti da IBE Conveniada FGV, educação executiva, junto de ideias inovadoras e boa gestão, são os principais focos dessa nova geração de líderes.

“A formação executiva é importante, não apenas para os CEOs, mas para todos os profissionais que buscam evoluir técnica e profissionalmente”, avalia. A formação executiva é de extrema importância porque traz à tona uma série de ponderações do dia a dia, facilitando a tomada de decisões dos gestores.

Mark Zuckerberg, do Facebook, continua no topo do ranking. Ele é seguido diretamente por Marissa Meyer, a CEO do Yahoo!. O empresário de 39 anos, Jack Dorsey, é novidade na lista e ocupa duas posições, uma como CEO do Twitter e outra como CEO do Square.

Cleber pondera que é cada vez mais comum o surgimento de lideranças jovens, devido ao crescimento de startups e modelos de gestão com maior apelo aos jovens. Contudo, ele elenca algumas qualidades necessárias a todos os líderes:

“Todo gestor deve saber conduzir de forma coesa sua equipe, objetivando a concretização dos projetos com profissionalismo, ética, bom senso e expertise. O líder, mais do que tudo, deve ser um exemplo para sua equipe. Os modelos de gestão que contemplam respeito, feedback e trato com a equipe são favorecedores dos CEOs jovens.”

O professor estabelece que, por expertise ser um ponto importante, cada vez mais os líderes buscam modelos de formação executiva, como pós-graduação e MBA. “É difícil encontrar bons líderes, pois eles precisam apresentar um know-how de habilidades e competências bem avançado. Um líder que não consegue extrair o máximo potencial de sua equipe, ou não tem conhecimento necessário da área, dificilmente terá uma carreira de sucesso. Portanto, cada vez mais vemos a procura pelo modelo”, explica.

A pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, publicada pelo Instituto Semesp, traz um levantamento inédito sobre o cenário dos cursos de pós-graduação lato sensu, que corresponde a pós-graduação e MBA. O estudo revela que o número total de alunos que frequentam cursos de especialização de nível superior vem aumentando desde 2016 e a sua grande maioria frequenta cursos em instituições privadas (88%). Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74% puxado pela rede privada, que aumentou 80% contra 41% na rede pública.

Para concluir, Cleber reforça que o fato de líderes mais jovens estarem surgindo, não apaga boas lideranças acima dos 40 anos. “Em minha jornada acadêmica já tive excelentes líderes em idade avançada”, finaliza. 

Confira o ranking completo da Forbes.

A IBE Conveniada FGV tem vários programas desenvolvidos para todas as fases de formação dos altos executivos. Da Pós-Graduação ao MBA e CEO FGV, nossos programas são responsáveis pela formação da maioria dos CEOs eleitos como mais relevantes pela Forbes nos últimos anos. Um de nossos programas, para aqueles que já se encontram em fase avançada de liderança em suas empresas, é o CEO - Chief Executive Officer, um programa único, que prepara líderes empresariais para enfrentar os desafios diários e perenes impostos às organizações. As turmas estarão disponíveis em abril de 2021 para os interessados.

Outra iniciativa de destaque da IBE Conveniada FGV é o grupo CEO Insights, que reúne os altos executivos do cenário brasileiro em encontros para o debate de questões que sejam relevantes ao contexto dos mesmos. A 34ª edição do CEO Insights acontecerá dia 25 de março e trará como tema Blockchain: Oportunidades e Ameaças para sua empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo