Brasil,

Tecnologia: Meninas ganham espaço em cursos de Informática e Programação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie Santini Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em alguns cursos de Londrina, elas somam 50% do total de alunos matriculados

A pandemia da covid-19 acelerou o uso da tecnologia na rotina diária, com recursos e ferramentas que se tornaram essenciais nas atividades do mercado de trabalho e da educação. O crescimento do setor abriu ainda mais oportunidades para uma mudança recente, o aumento do número de mulheres interessadas nos cursos de tecnologia da informação. No curso Técnico de Informática, concomitante com o Ensino Médio do Marista Escola Social Irmão Acácio, que atende gratuitamente crianças e adolescentes no Bairro Cj. João da Paz, em Londrina, elas somam 50% entre os alunos matriculados.

O mercado, de origem predominante masculina, vêm sendo cada vez mais modificado e ocupado por mulheres Segundo estudo da McKinsey&Company “Women in the Workplace 2019”, nos últimos 5 anos, cresceu em 24% a representação de mulheres em posições no setor da TI, essa mudança também acontece na oferta dos cursos. “Sempre tivemos em torno de 30% de matriculadas, em 2020 chegamos a 50%, isso demonstra a importância de oferecer o acesso para todos. O desenvolvimento das atividades do curso, principalmente quando falamos em uma área de vulnerabilidade social, permite o crescimento das oportunidades para essas jovens e acesso ao mercado de trabalho ” reforça Diego Oliveira de Lima, diretor da Escola Social.

Acesso à tecnologia e os projetos de vida

Os cursos concomitantes com o Ensino Médio oferecem nas disciplinas os conceitos de jogabilidade, design gráfico, gamificação, programação e animação gráfica. “Além de garantir uma educação de qualidade, acesso ao mercado de trabalho, impulsionamos além do aprendizado, a realização dos projetos de vida de todos os estudantes”, reforça Diego.

No final do ano passado, três jovens foram vencedoras de um Hackathon promovido pela escola como a criação de um aplicativo para agilizar processos de gestão e serviços. As alunas acreditam que a vitória do grupo formado só por meninas e o aumento cada vez maior das matrículas nesse curso pode ser uma inspiração. “É bom ver as mulheres se interessando ainda mais pela área, vemos a tecnologia já como parte do nosso dia a dia e vai aumentar ainda mais no futuro, esse curso vai contribuir para nossas escolhas e para realizarmos nossos projetos de vida”, revela.

Marista Escolas Sociais: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no contraturno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar