Brasil,

No canal Papo de Música, Fabiane Pereira percorre a história das principais escolas de samba cariocas com a websérie "Pelas Quadras do Samba"

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Pascoal
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Durante o mês de março, o projeto reúne artistas populares do gênero e representantes da ala dos compositores de dez tradicionais escolas de samba carioca

Um ano sem Carnaval, sim. Mas sem samba, jamais. É justamente da saudade da folia e do apreço pelo ritmo e pilar da cultura brasileira que surge “Pelas Quadras do Samba”, a websérie documental que marca a estreia da temporada 2021 do canal Papo de Música. Criado há dois anos, o programa semanal idealizado e apresentado pela jornalista e radialista Fabiane Pereira é conhecido por suas entrevistas com representantes da música brasileira. Agora, no novo projeto, ela faz um mergulho no universo de sambas-enredo por meio de conversas com alguns dos principais representantes do meio. No dia 2 de março, terça-feira, quem abre alas é Altay Veloso, compositor da Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca (assista aqui). Além dele, Gabriel Policarpo e Paulo César Portugal, integrantes de diferentes gerações da agremiação, participam do quadro fixo “A História do Samba”, que traz lembranças afetivas resgatadas pelas canções preferidas dos dois convidados.

“O samba é o ritmo mais popular do Brasil e ampliar esse contato com um gênero que é uma das bases da produção cultural nacional é sempre importante”, conta Fabiane Pereira, que recebe uma consagrada tríade de convidados a cada episódio, sempre formada por um aclamado artista do samba e dois integrantes da ala dos compositores da Velha Guarda da escola de coração do convidado.

Após o papo de estreia com Altay Veloso, nos próximos episódios a apresentadora ainda conversa com Manu da Cuíca, Dudu Nobre, Fred Camacho, Pretinho da Serrinha, Magal, Martinho da Vila, Daniel Gonzaga, Andrezinho e Mauro Diniz. “O Papo de Música sempre foi um espaço pra abraçar as sonoridades nacionais, tanto tradicionais quanto contemporâneas. E acho que essa série mostra muito bem como só existe renovação musical quando há referência à memória que os ritmos despertam”, conclui.

Além de ficar disponível no YouTube, o "Pelas Quadras do Samba" ainda se desdobrará em episódios de podcast, no Spotify; e em um e-book. O livro estará disponível a partir de abril.

Assista ao primeiro episódio de “Papo de Música: Pelas Quadras do Samba”

Acompanhe o canal Papo de Música aqui

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

02/03 – Altay Veloso (Viradouro)

05/03 – Manu da Cuíca (Mangueira)

09/03 – Dudu Nobre (Unidos da Tijuca)

12/03 – Fred Camacho (Salgueiro)

16/03 – Pretinho da Serrinha (Império Serrano)

19/03 – Magal (Beija Flor)

23/03 – Martinho da Vila (Vila Isabel)

26/03 – Daniel Gonzaga (Estácio)

29/03 – Andrezinho (Mocidade)

31/03 – Mauro Diniz (Portela e Monarco)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar