Brasil,

Metalinguagem desconstruída: uma obra que ensina a escrever

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em meio à ficção, Márcio Rabelo, professor de Língua Portuguesa e mestre em Letras, ensina a estudantes e jovens leitores os elementos que compõem uma narrativa ficcional

Mais do que construir uma narrativa que atraia o público infantojuvenil para o mundo da literatura: Márcio Rabelo, professor Língua Portuguesa e mestre em Letras, usou a própria ficção para ensinar estudantes a escreverem uma narrativa. A casa da Chácara é uma história em metalinguagem destinada aos jovens em período escolar.

Para isso, Márcio utiliza dois narradores para contar a história. Um deles é Jurena, a própria protagonista da obra. O outro é o Narrador – sim, com o “N” maiúsculo, um narrador comum que ganha personalidade e interage com o leitor. É em meio aos acontecimentos da história que o Narrador explica sobre construção de personagem, elementos de uma narrativa, enredo, clímax... tudo de uma forma leve e sem perder o gancho da história.

“Observaram como podemos ir apresentando os personagens que fazem parte da narrativa? Esse é um movimento importante para o desenvolvimento do enredo. Depois de apresentados, os personagens aos poucos vão se misturando e permitindo que a história seja contada. Um detalhe: optei por não os descrever fisicamente ou descrevê-los bem pouco a fim de deixar que você os componha de acordo com a sua imaginação. Por exemplo: como você acha que seja Jurena, além de saber que ela é muito sonhadora, tem nove anos e gosta de escrever histórias? Como você acha que é dona Naná, além de saber que ela tem os cabelos grisalhos?”
(A casa da Chácara, pág. 18)

Já Jurena é quem conta a história da chácara que dá título à obra. É lá que mora uma solitária senhora de 70 anos com várias árvores frutíferas que atraem a atenção da menina e do seu melhor amigo, Davizinho. O interesse dos dois pela chácara é justamente pela animosidade da vizinha: ninguém pode entrar lá. Em uma das invasões secretas dos amigos, eles acabam por desconfiar que existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Indicado para estudantes da Educação Básica, professores e educadores de todas as categorias, A casa da Chácara encanta, emocionada e surpreende com um desfecho libertador.

Ficha Técnica:
Título: A casa da Chácara
Subtítulo: Uma história em metalinguagem
Autor: Márcio Rabelo
ISBN: 978-65-86147-77-3
Páginas: 190
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00 (físico) R$ 16,36 (e-Book)
Link de venda: http://podeditora.com.br/produto/a-casa-da-chacara e https://amzn.to/3poBVCy

Sinopse: A menina Jurena mora ao lado de uma chácara onde reside uma solitária senhora de 70 anos de idade. Nessa chácara, existem várias árvores frutíferas que atraem a atenção de Jurena e do seu melhor amigo, Davizinho.

Todavia, ninguém ali pode entrar. A interdição é feita pela própria dona que, sozinha, não é dada a amizades. Jurena e Davizinho também receberam ordem dos pais para não entrarem na chácara, mas os frutos pendurados nos galhos e caídos no chão chamam a atenção das crianças que, aventureiros, não resistem e acabam invadindo a área proibida.

Em uma dessas invasões, eles acabam por desconfiar que na casa da chácara existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora de setenta anos, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Sobre o autor: Márcio Rabelo é professor de Língua Portuguesa e escreve poesias, crônicas, contos, ensaios, artigos, romance. É formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Língua Portuguesa e mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. É ganhador de dois concursos literários promovidos pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) na categoria “prosa” com os contos Ester (primeiro lugar, 2014) e Três atos de quase amor (terceiro lugar, 2015).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar