Brasil,

Volta às aulas: recursos auxiliam pessoas com deficiência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Pandolfo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Produtos desenvolvidos pela Mercur auxiliam crianças, adolescentes e adultos a segurar objetos que contribuem no processo educativo.

Segurar pincéis, canetas ou lápis pode ser um gesto corriqueiro para a maioria das pessoas. Porém, para pessoas com deficiência esse pode ser um desafio, inclusive, para sua inclusão na educação. Foi pensando nisso que, desde a virada de chave, a Mercur colocou como uma de suas prioridades desenvolver produtos para facilitar atividades de vida diária e promover uma educação mais igualitária. O resultado desse processo é uma linha de engrossadores, facilitadores e materiais escolares acessíveis, que integram a campanha de volta às aulas da empresa com o tema “Aprender para a Vida”.

Com essa frase, a organização quer reforçar que, para além de provas e notas, a educação é um processo contínuo. “Houve uma lacuna da educação na escola e isso tem um impacto muito grande para as famílias. Por isso, decidimos reforçar essa mensagem de uma educação pensada de maneira mais ampla, se adequando ao cenário de pandemia que estamos vivendo”, afirma Fernando Uhlmann, colaborador da área de Relacionamento da Mercur. Na linha de produtos para pessoas com deficiência esse é um tema ainda mais forte, pois a autonomia e a independência conquistada com esses itens se refletem na vida toda.

Os engrossadores são os principais produtos da linha da Mercur em relação a educação, pois auxiliam pessoas com dificuldade de preensão a segurar diversos objetos. Cada um deles tem diferentes usos e objetivos.

Engrossador Multiuso: escrever ou mesmo escovar os dentes pode ser mais fácil se o controle sobre a ferramenta for maior. O Engrossador Multiuso Mercur facilita as atividades de vida diária (AVD’s) porque torna os equipamentos em geral mais robustos, facilitando sua pega. Disponível em duas apresentações: o vermelho que facilita o manuseio de objetos mais finos como lápis e canetas e o verde, que pode ser utilizado em objetos mais grossos, como escovas de dentes, pincéis e pentes. Assim como todos os engrossadores, serve para destros e canhotos.

Engrossador Grip: é um suporte feito de borracha que também se encaixa em materiais como lápis, canetas, pincéis finos e outros. Melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. O Engrossador Grip Mercur é indicado para pessoas que conseguem segurar o lápis/caneta com o indicador e o polegar (movimento de pinça) e necessitam maior precisão na escrita.

Engrossador Horizontal: é um suporte feito de borracha que auxilia pessoas que têm dificuldade de preensão e que mantêm o antebraço em pronação (dorso da mão para cima), tendo dificuldade para segurar utensílios de escrita. Ele posiciona lápis e canetas para que a pessoa possa ter a experiência do riscar, escrever, desenhar e pintar.

Engrossador de Talheres: é um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldade de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos e colheres de mesa. Este dispositivo serve para engrossar a espessura do cabo dos talheres, facilitando a pega. Suas dimensões possibilitam o uso com a maioria dos talheres de modelos convencionais disponíveis. Há um modelo para talheres com cabo de metal e outro para talheres com cabos de madeira ou de polímero.

Engrossador em Discos: também é um facilitador de atividades da vida diária (AVDs) que foi pensado como possibilidade de oferecer mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso. Possui duas apresentações, nas cores verde e amarela, com características distintas. O Engrossador formado por discos verdes é leve e macio. Mais pesado e rígido, se comparado ao verde, o Engrossador amarelo facilita a estabilização dos membros superiores no momento da escrita. Podem ser montados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para usar, basta escolher o formato desejado, encaixar os discos no utensílio conforme o gabarito. É possível criar outras combinações para montar o seu engrossador.

Outros produtos facilitam a inclusão na sala de aula:

Fixador de Mão em Tira: desenvolvido a partir de oficinas de cocriação, possibilita a independência e favorece a autonomia de pessoas que tenham dificuldade de segurar objetos, dentre eles: escova de dentes, brinquedos, talheres, pincéis e canetas. É flexível e tem características multifuncionais, podendo ser fixado nos objetos de diferentes maneiras.

Giz de Cera Tijolinho: com seu formato retangular, possibilita novas formas de pega, traço e desenho. Pinta áreas mais abrangentes e é muito mais resistente a quedas. É ideal para os pequenos e os mais velhos brincarem à vontade. São 12 cores diferentes.

Gizão Grosso de Cera Vegetal: por ser grande, tem vida longa e permite muitas experimentações, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora. Sua maciez e seu tamanho robusto são ideais tanto para as mãozinhas pequenas, quanto para as mãos maiores, pois dão segurança e estabilidade durante seu uso. Por ser mais robusto que o giz de cera convencional, facilita a preensão. Tem 12 cores disponíveis em embalagem com 6 ou 12 peças.

Tinta Guache Lavável 200ml: em frasco cilíndrico, possui bico aplicador e tem diferentes possibilidades de uso. Também é robusto, proporcionando uma maior área de contato da mão com a embalagem, se comparada aos frascos convencionais, facilitando a pega de pessoas com dificuldade na preensão. Esse formato também pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança, já que pode ser manuseada de forma simples, sem necessitar de total auxílio de um adulto. O produto é prático e pode ser utilizado sem pincel. A consistência, assim como das demais tintas Mercur, é firme tipo gel quando não está sendo utilizada e, para usar, basta agitar e estará mais fluida.

Cola 200g: da mesma forma que a Tinta Guache Lavável, o frasco de cola de 200g ajuda a estabilizar o movimento das mãos. Seu formato robusto facilita o manuseio. Além disso, possui bico aplicador que auxilia nas colagens mais precisas e evita o desperdício. O produto possui as apresentações de Cola Branca e Gel.

Borrachão: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.

Borrachão de Apagar Longo: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos. Por ser mais longo, facilita o ato de apagar para aquelas pessoas que seguram a borracha com a palma da mão (preensão palmar).

Diferenciais Mercur

Os produtos oferecidos pela empresa têm como grande diferencial seu processo de concepção e melhoria. Eles são feitos por meio da cocriação, uma prática que garante a participação ativa dos usuários, suas famílias, educadores, profissionais da saúde e a própria equipe da empresa. Dessa forma, eles conseguem estar conectados com as reais necessidades das pessoas. “Nosso propósito enquanto empresa é construir o mundo de um jeito bom pra todo o mundo, queremos melhorar a vida de todos. Por esse motivo, desenvolvemos produtos e projetos nas áreas de saúde e educação que auxiliam as pessoas a explorarem suas habilidades e potencialidades da melhor forma possível”, afirma Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional da Mercur.

A busca por um design universal também é um dos diferenciais dos produtos da Mercur. Esse conceito, que também pode ser conhecido como “design que inclui” ou “design para todos”, sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas possível, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente mais inclusivo. No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância. “Esse olhar traz grandes benefícios, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, independente de suas condições, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos de forma harmônica”, ressalta Cristina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar