Brasil,

Colocando a mão na massa

Curso de Medicina Veterinária do UniBH cria alternativas para alunos conhecerem estrutura e o dia a dia de um profissional de veterinária mesmo na pandemia

Muitas vezes para se escolher de fato a profissão que se pretende seguir é necessário acompanhar de perto o que o profissional faz. Infelizmente, com a pandemia, essa interação está cada vez mais complicada. Pensando em criar alternativas para que os alunos não percam essa experiência prática, que é tão rica, o UniBH criou uma série de ações para que estudantes conheçam um pouco mais sobre o universo da Medicina Veterinária.

No dia 25 de fevereiro, quinta-feira, professores e o coordenador do curso de Medicina Veterinária farão uma live apresentando o Hospital Veterinário da instituição para os estudantes. A ideia é mostrar para os alunos como funciona o espaço e como ele é utilizado. Os interessados deverão ficar ligados no site: www.unibh.br/eventosmedvet.

Para aqueles que querem vivenciar um dia no Hospital Veterinário, a instituição vai promover a participação do estudante em um plantão. O objetivo dessa ação é deixar o candidato cada vez mais próximo da realidade prática do profissional. Essa ação será realizada no dia 2 de março, de forma presencial, com a limitação de quatro pessoas por hora, seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre os candidatos.

As pessoas que gostam de animais silvestres terão a oportunidade de conhecer a atuação do profissional com esses animais visitando o Hospital Veterinário do UniBH. A visita guiada será realizada no dia 5 de março. O candidato que pensa em ser um cirurgião veterinário, precisa conhecer o funcionamento de um bloco cirúrgico e aprender os primeiros passos da cirurgia veterinária. Isso poderá ser feito no dia 9 de março. Agora, se o candidato gosta animais grandes, ele poderá “ajudar” no atendimento de cavalos de tração no dia 11 de março. Todas essas ações presenciais terão a limitação de quatro pessoas por hora, seguindo todos os protocolos de segurança. O curso promoverá ainda uma simulação de emergência para mostrar e ensinar como funciona técnicas de resgate animal, no dia 26 de março, no Complexo Médico Veterinário do UniBH (rua Líbero Leone, 259 – Buritis).

Experiência prática

Breno Mourão, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH, acredita que para integrar o estudante à sociedade enquanto profissional, não basta somente o estudo teórico, mas sim a dedicação à prática veterinária. “Para viver a Medicina Veterinária é necessário fazer atividades práticas. E o quanto mais cedo melhor! O estudante que aprende a conter um animal já no primeiro ano, é um estudante que sabe intervir e reagir a situações adversas. Todo esse processo de atividade prática é importante para o crescimento e enriquecimento do futuro profissional em Medicina Veterinária. E, o UniBH proporciona isso desde o primeiro período de curso do estudante”, explica Mourão.

Gustavo Duarte, 19 anos, teve dois momentos de experiência presencial no Complexo Médico Veterinário do UniBH antes de decidir fazer o curso. Ele conta que foram momentos muito ricos e que pesaram muito no momento da decisão. “Acho de extrema importância ter esses momentos presenciais para conhecermos toda a estrutura, pois será ali que passarei boa parte da minha vida como estudante de Medicina Veterinária”, enfatiza. Ele ainda disse que toda a estrutura e equipamentos condizem com a realidade de uma faculdade de grande porte. “Achei importante conhecer antes para não ter supressas depois.”

Aulas na pandemia

O semestre letivo do UniBH teve início no dia 22 de fevereiro com aulas on-line síncronas. A previsão para o retorno presencial gradativo é no dia 8 de março, seguindo o modelo de rotação por estações, em conformidade com as decisões das entidades governamentais e de cada localidade que orienta a melhor data de retorno. De qualquer forma, estudantes em grupo de risco terão a possibilidade de se manterem em aulas virtuais.

Os estudantes veteranos que possuem atividades práticas, terão de forma pontual a reposição de algumas aulas específicas que necessitam de ambiente, equipamento ou insumo do campus. A instituição reforça que a prioridade é a saúde e o cuidado de toda comunidade acadêmica, seguindo assim, todos os protocolos de segurança necessários para que o retorno gradual aconteça de forma segura.

Serviço:

Fonte: Breno Mourão, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo