Brasil,

Apreensivo com aulas presenciais? Confira 5 estratégias e ferramentas para ajudar pais e professores neste momento

Especialista da Amarq indica alguns cuidados para o retorno dos jovens e crianças às escolas em meio à pandemia.

Após termos 2020 marcado pelo fechamento das escolas, este ano começa com o desafio do retorno das aulas presenciais, ainda que com uma jornada em escala para as turmas. No entanto, alguns pais e professores se mostram receosos com a interação física no ambiente escolar em meio à pandemia. Em São Paulo, a rede estadual de ensino foi reaberta nesta semana para aulas presenciais - no total, foram 4,5 mil escolas abertas (das 5,3 mil que fazem parte da rede), no entanto, já há registro de instituições que precisaram fechar novamente após casos de Covid-19 serem notificados.

Para Mariana Marques, CEO da Amarq - empresa especializada em gestão de benefícios com foco na inteligência em saúde e bem-estar -, este momento de retorno às aulas é importante, mas reforça a necessidade de cuidados para que tudo ocorra de forma segura e confortável para jovens, crianças, pais e professores. “As escolas e famílias podem recorrer a alguns cuidados e ferramentas para facilitar esse processo”, pontua.

Nesse contexto, a executiva indica alguns cuidados que podem ser tomados nesse retorno às aulas. Confira:

1 - Revezamento de alunos

Com o retorno parcial às salas de aula, é importante que os pais se atentem ao revezamento. Neste primeiro momento, conversar com a escola é importante para entender os cuidados que serão necessários e dividir com os jovens e crianças como será a dinâmica neste novo cenário.

2 - Aposte em recursos de saúde

Ter em mente algumas ferramentas, como a telemedicina, para ajudar a tirar dúvidas sobre esse momento de retorno ao contato presencial é importante para tranquilizar tanto os pais quanto os professores. “Desde o início da pandemia a Amarq investiu em novos serviços de Telemedicina pensando na volta segura às aulas. Assim, surgiu o projeto AME – Apoio Médico Educacional. Nosso objetivo é que esse serviço ajude no combate à Covid-19, mas que se estenda além deste período”, comenta Mariana Marques e idealizadora do projeto. Para se ter uma ideia, o AME oferece aos alunos das escolas e faculdades um check-up diário para detecção de sintomas relacionados à Covid-19, com atendimento inicial por whatsapp, e profissionais de Saúde, disponíveis por 24 horas, para orientação médica e consultas via telemedicina.

3 - Protocolos em sala de aula

Reforçar com as crianças a importância do uso da máscara e do álcool em gel é fundamental para os cuidados com a saúde. Sabemos que quando maior a idade, maior é a facilidade de compreensão com relação a esses cuidados, no entanto, apostar em conversas frequentes sobre o tema pode ajudar na adesão.

4 - Ferramentas para tomada de decisão

Além dos cuidados que os pais precisam ficar atentos, as escolas também podem se precaver com a utilização de recursos e ferramentas que facilitem a tomada de decisão com relação às atividades. Por exemplo, o projeto AME, desenvolvido pela Amarq em parceria com a ShareCare, permite que o serviço seja personalizado para cada instituição, oferecendo relatórios inteligentes, histórico médico do aluno, além de um acompanhamento sistemático da saúde dos jovens e crianças que pode ser acessado pela escola e pelos pais. “Ferramentas e tecnologias podem e devem ser usadas a favor das instituições neste momento. Inclusive, isso pode ser um diferencial para as escolas que precisam redobrar a atenção neste momento e oferecer segurança para professores e pais”, avalia Mariana.

5 - Mochilas e material escolar

O cuidado com os materiais também é importante para evitar a transmissão do vírus. As escolas precisam estar preparadas para receber as crianças sem que os itens sejam compartilhados e os pais, por sua vez, precisarão redobrar a atenção com a higienização dos pertences na volta para casa. Ter um local separado para guardar as mochilas, por exemplo, pode ser de grande ajuda.

SOBRE A AMARQ

A AMARQ é uma consultoria de inteligência em saúde e bem-estar, que surgiu em 2014, na cidade de São Paulo, e assiste hoje uma carteira de 86 mil vidas, na gestão de benefícios de saúde (planos de saúde) e no desenvolvimento de soluções personalizadas dirigidas ao segmento corporativo. O grande diferencial de mercado da empresa une a combinação de 3 fatores: experiência de quase uma década, utilização das tecnologias mais modernas e o toque humano no atendimento prestado a empresas e seus beneficiários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo