Brasil,

Curso inédito de pós-graduação objetiva capacitar educadores para se apropriar de recursos atuais da Educação Musical

Com a especialização, o profissional poderá atuar em espaços formais e informais de aprendizagem e constituir-se como agente formador ou multiplicador de uma prática educativa

Educação Hoje: para crianças, jovens e adultos é o título de novo curso de pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina, uma das mais tradicionais da capital paulista. As inscrições estão abertas para formação de turma e as aulas tem início previsto para o mês de março.

O propósito do curso é aprofundar o conhecimento sobre os mais significativos conceitos, princípios e realizações da Educação Musical que se mostram validos e eficientes na contemporaneidade, em múltiplos contextos.

Segundo Carlos Kater, coordenador do curso, a especialização foi pensada para professores de música, educadores musicais, músicos de uma forma geral, bem como para profissionais da área de humanas, como pedagogos, psicólogos e professores em geral, que tenham alguma experiência significativa com a música, e queriam se valer da educação musical em suas atividades.

“Trata-se de um curso único no país, pois traz à tona questões e problemáticas atuais no Brasil, como a violência em sala de aula, por exemplo, e em contrapartida reconhece a importância da humanização no processo educativo, do uso da tecnologia e da criação nos processos formadores. Ele agrega docentes que atuam no cenário musical e ao mesmo tempo estão familiarizados com a realidade brasileira, seja atuando com crianças, bebês, adolescentes, adultos e terceira idade. Além disso, 70% dessa pós-graduação envolve aspectos práticos e 30% fundamentados em teoria”, complementa Kater.

Os alunos terão aulas com expoentes da música e da educação musical das mais variadas especialidades. Dentre os docentes com maior atuação no curso teremos: Ana Luisa Fridman (improvisação e performance musical), Ari Colares (percussão na educação), Claudia Freixedas (flauta doce e criatividade), Gabriel Levy (músicas e jogos musicais do mundo) , Gil Assis (edição e produção musical), Lucas Tadeu Joly (arranjos criativos), Magda Pucci (música indígena e de outras culturas), Marcelo Petraglia (Antropo-música), Teca Alencar (educação musical de crianças e jovens), Maristela Loureiro (metodologias da educação musical), Maurício Maas (Barbatuques, percussão corporal), Paulo Celso Moura (regência, voz e canto coletivo), Tarita de Souza (a voz expressiva), além do próprio criador e coordenador do curso Carlos Kater (música, criação e humanização) .

“A ideia do curso ‘Educação Musical Hoje’ é envolver os profissionais inscritos em formas de abordagem contemporânea da educação musical, sem deixar de transitar por metodologias ou abordagens que têm sua origem em outros tempos, outros espaços e outras culturas (França, Inglaterra, Estados Unidos, etc.). O foco é de fato a realidade atual brasileira, em diferentes segmentos e para diversas faixas etárias, numa educação musical cuja meta característica contemple - ao lado dos objetivos técnicos necessários ao exercício profissional - o humano e o desenvolvimento pessoal”, finaliza Kater.

De acordo com Sergio Molina, coordenador da área da música na da Faculdade Santa Marcelina, 14 docentes estão envolvidos nesse projeto com disciplinas como Percussão Corporal na Educação Musical, Construção de instrumentos em sala de aula, Princípios da Educação Musical Hoje e Ontem, Educação Musical Multicultural, entre outras. “Embora o curso seja presencial, a Faculdade Santa Marcelina segue rigorosamente todos os protocolos necessários no contexto da pandemia. A maioria dos encontros serão realizados em espaços que comportam 60 pessoas sendo que a turma terá no máximo 25 pessoas", diz Molina.

Mais informações no site da Faculdade Santa Marcelina, seção Pós-Graduação / Educação Musical Hoje www.fasm.edu.br

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.


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