Brasil,

Aproximar a família da escola é promover aprendizado em tempo integral, dizem especialistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Freepik Freepik

Estudo comprova que participação de pais e responsáveis na vida escolar melhora resultados dos estudantes em avaliações internacionais

Se a pandemia de Covid-19 afastou as crianças da escola, dos professores e dos colegas, por outro lado ela conseguiu trazer pais, responsáveis e familiares para perto da Educação. É o que diz uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados afirmam estar participando mais da vida escolar dos estudantes depois que as aulas remotas se tornaram unanimidade no país.

Estudos mundiais comprovam que trazer a família para dentro da escola é uma das formas mais eficazes de melhorar o desempenho dos estudantes nas mais diversas disciplinas. Por exemplo, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia jovens de 15 anos em aproximadamente 70 países, demonstram que a média de desempenho dos estudantes cujos pais e responsáveis se interessam pela vida escolar foi quase 57 pontos mais alta que a dos demais.

Além disso, os benefícios de integrar família e escola são significativos para o desenvolvimento da Educação em todos os níveis de ensino. Para Renata Trefiglio Mendes Gomes, psicopedagoga e doutoranda no Departamento da Infância, Adolescência e Família pela Universidade de Nebraska-Lincoln, entre o nascimento e o 17º aniversário, a maioria dos estudantes passa 11,2 mil horas em sala de aula. “Parece muito tempo, mas o tempo que eles passam fora do ambiente escolar é ainda maior. Quando não estão na escola, eles estão na comunidade, nos ambientes domésticos, em seus bairros, etc. Então, se queremos que o estudante se desenvolva de forma integral, temos que olhar para ele como um todo, não apenas no período em que está na escola”, defende. Ela explica que essa aproximação proporciona um desenvolvimento integral do estudante, afinal há muitas oportunidades fora do ambiente escolar para que ele se desenvolva para a vida.

Mais que cultural, a participação dos familiares no cotidiano da escola é um direito constitucional, como lembra o supervisor pedagógico regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Rodrigo Otavio Xavier Leão. “O artigo 205 da Constituição diz que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Pais e responsáveis têm o direito e o dever de participar ativamente das ações da escola, de forma positiva e propositiva”, destaca.

Como se não bastasse, a integração entre família e escola ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais e a reduzir problemas de comportamento. Até mesmo os professores se tornam mais proficientes nas atividades pedagógicas, lembra Renata. “Há pesquisas que mostram que os professores mudam de escola com menos frequência e recebem notas maiores em relação a seu desempenho quando têm as famílias trabalhando junto. Já a família tem mais compreensão do que está acontecendo na escola, entende melhor o conteúdo e desenvolve um relacionamento mais sólido com a equipe escolar”, afirma. No final, todos ganham com esse relacionamento.

Do ponto de vista das famílias, também é importante que o estudante perceba que os responsáveis por ele se interessam pelo que acontece na escola, segundo Leão. “É preciso deixar esse interesse claro para a criança, perguntando a ela com frequência sobre seus professores, sobre os funcionários da escola, como foi o dia de estudo, quais foram as brincadeiras, as leituras, como é o convívio com os colegas, entre outros detalhes. Outra maneira de fazer isso é acompanhar o material dessa criança, ensiná-la a cuidar desse material e do uniforme. Assim ela pode compreender a importância que sua rotina escolar tem para a família”, observa.

Embora a pandemia possa ter prejudicado os processos educacionais no último ano, o efeito colateral da aproximação entre os entes familiares e o cotidiano de ensino tem potencial para deixar um legado importante para a Educação brasileira. Renata dá mais detalhes sobre as vantagens da parceria família-escola e as melhores maneiras de colocá-la em prática no 19º episódio do podcast PodAprender, cujo tema é “Como engajar os pais e familiares em prol da Educação?”. O programa pode ser ouvido no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar