Brasil,

Plantão covidário: como os estudantes saberão lidar com as situações da pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Arnold
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

A maior plataforma de streaming voltada aos estudantes de medicina, o Jaleko, reforça o Jalekclínico com simulações de pacientes com COVID-19 e mostra que estão um passo à frente quando se trata de ensino

Você vai começar seu plantão na emergência setor Covid. A primeira paciente do dia é a Luiza uma jovem de 24 anos que procura emergência por sintomas gripais e história de contato com namorado que positivou o RT-PCR ontem! O que você gostaria de fazer agora? A) Mais detalhes da História? B) Examinar a Paciente? C) Solicitar Exames? (Plataforma Jaleko)

Esse é um dos panoramas que o Jalekclínico, programa da maior plataforma de streaming voltada aos estudantes de medicina, o Jaleko, proporciona aos estudantes. É uma espécie de Dr. House on-line, que permite aos alunos a imersão em situações, com diagnósticos reais, para que eles possam aperfeiçoar suas habilidades de ações e diagnósticos frente a um atendimento emergencial.

Uma grande dor dos alunos de medicina é não saber como um conhecimento aprendido é aplicado na prática. A maioria das faculdades só possibilita os alunos a pôr a mão na massa, de fato, no internato. E o que acontece quando finalmente chega o internato? Não sabemos por onde começar. O Jaleklinico ativa nossa imaginação, personifica aquele capítulo do livro que parece difícil, e principalmente, discute as condutas! Em muitos Jaleklínicos os alunos têm opções de conduta na emergência que podem custar a vida de um paciente. Disponibilizar todas as opções possíveis (mesmo que fatais) e explicar as consequências de cada decisão é algo que definitivamente vai impactar esses futuros médicos. Eu mesma, me assustei quando apareceu a mensagem “devido a sua conduta, a paciente infelizmente voltou para casa e morreu". Tal observação nunca vou esquecer, e principalmente, não vou repetir na prática médica. Por fim, o principal objetivo do Jaleklinico é mostrar aos nossos alunos que a medicina é muito mais do que prova, roda pé de livro, ou decoreba, é humanidade, ação e competência. - Letícia Franco Nano da Veiga (estudante do 9º período de medicina)

Só de pensar em sair da faculdade e ir direto para um hospital, pode causar insegurança no novo profissional da saúde, por isso, que o estudo de casos clínicos foi implementado. Para que os estudantes consigam rever suas habilidades e ter mais segurança em seu desempenho.

Ao funcionar com casos reais, o Jalekclínico começa descrevendo a situação do paciente, contando uma história. Após isso, ele fornece algumas opções de escolha em relação a como começar esse atendimento. Depois quais exames clínicos e laboratoriais que devem ser realizados. Com um diagnóstico positivo, qual seria o tratamento adequado. O programa traz os tratamentos corretos ou incorretos que estão mais atualizados.

Este é um novo modelo para fazer o estudante de medicina pensar e treinar sem sair de casa!

No contexto atual, como exemplo, mesmo com a imunização, o vírus ainda estará ativo e saber como se comportar e que medidas tomar diante a um paciente com coronavírus é essencial para os estudantes.

Além dos casos clínicos do COVID-19, o Jaleko disponibiliza neste programa diversos outros casos de muitas áreas como obstetrícia, ginecologia, dermatologia, pediatria, entre outras.

O Jaleklínico é uma simulação das tomadas de decisões a que estamos expostos todos os dias na medicina, só que em ambiente seguro. Eu sempre digo que a prática médica é extremamente diferente da teoria, e é nesse momento em que ela é mais estressante: na hora de fazer escolhas! Mesmo tendo tudo decorado na cabeça, o aluno que não sabe aplicar isso na hora de escolher um teste diagnóstico ou um tratamento correto, vai falhar com seu paciente. Por isso, o jaleklínico é a hora de você treinar o que aprendeu em um contexto realista, que é o que de fato importa! Com certeza, vai te ajudar a fazer as escolhas certas, mesmo em momentos de pressão. (Luiza Lapolla – professora e supervisora do Jaleko e médica pela UFRJ)

História Jaleko: em 2011, antes de pensar em tempos de isolamento social, os médicos Lucas Cottini e Guilherme Weigert já pensavam a frente de seu tempo. Ainda estudantes, sentiam a necessidade do aprendizado moderno e prático. Diante de tantos problemas encontrados pelos então estudantes em relação à logística, desenvolveram o esboço de uma plataforma que entregasse tudo o que o aluno sentia necessidade em sala de aula. Com o passar do tempo, já como Jaleko, o projeto ganhou força, ampliou a atuação e se fortaleceu no mercado, sempre reafirmado o seu propósito de melhorar a saúde através da educação e tecnologia.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar