Brasil,

43% dos jovens da geração Z não se acostumaram com aulas online

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Paolieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Plataforma social Yubo pesquisou posicionamento dos jovens brasileiros sobre EAD durante o período de isolamento social

Em meio ao cenário de pandemia do Covid-19, os estudantes de todo o mundo passaram a estudar online, mas mesmo sendo uma geração nativa digital, 71,7% afirmam que o ensino a distância impactou negativamente nos estudos. Em pesquisa feita pela plataforma social Yubo com mais de 2400 jovens da geração Z, 57.6% dos brasileiros disseram complementar os estudos usando as redes sociais.

De todos os entrevistados, 89,5% estudam na rede pública de ensino nacional em escolas, cursos técnicos e universidades. A modalidade do EAD (ensino à distância), adotada nacionalmente após as medidas de distanciamento social, foi reprovada na opinião da maioria dos estudantes.

Cerca de 71% dos jovens considerou que o EAD impactou negativamente o processo de aprendizado, enquanto 17% disse não sentir diferença e 10% conseguiu aprofundar seus estudos com a nova modalidade de ensino. Com as aulas virtuais, 57,6% afirmou que usou as redes sociais para pesquisar conteúdos para complementar com o aprendizado em aula e 30% recorreu aos amigos através de mensagens e grupos de estudo.

“Muitos dos jovens mundialmente se viram forçados a ter aulas virtuais por conta da pandemia e das medidas de isolamento social e isso os levou a procurar formas diferentes de complementar seus estudos. As redes sociais, que normalmente eram aproveitadas para momentos de lazer e relaxamento, ganharam uma nova função nas mãos dessa geração”, diz Sacha Lazimi, CEO e cofundador do Yubo.

Retomada das aulas presenciais

Até o momento, redes públicas de 15 estados têm previsão de retomada presencial das aulas em 2021. Cerca de 41% dos usuários do Yubo afirmaram que suas redes de ensino ainda não decidiram sobre o retorno presencial e 16% voltará a ter aulas nas escolas.

Ao mesmo tempo, 43% afirmou preferir as aulas presenciais e 25% gostaria do ensino dividido entre presencial e EAD, pois sente que o ensino à distância se saturou. Entre os familiares, 38% considera “perigoso” o retorno presencial às aulas, enquanto 24% acha “necessário”.

ENEM 2020

Yubo entrou em contato com mais de 2.400 jovens da geração Z para perguntar também sobre o ENEM. Dos usuários da plataforma, 80% foram favoráveis ao adiamento por motivos decorrentes da atual pandemia: 53% considerou necessário adiar o ENEM para “evitar o contágio pelo coronavírus”, enquanto 26% era a favor de uma nova data pois “não foi possível para estudar bem para a prova por conta do EAD” e 0,3% gostaria de um adiamento já que não se encontra em condição financeira de pagar o transporte até o local do exame.

Sobre Yubo

Yubo é um novo espaço social que dá aos jovens espaço para serem eles mesmos. Inspirado pelo físico e habilitado pelo digital, o Yubo foi projetado para reunir o melhor das interações humanas offline e online. Hoje, os jovens passam grande parte do seu tempo social online, no entanto, eles não conseguem encontrar um espaço de baixa pressão onde possam apenas conviver com sua faixa etária, longe das pressões das expectativas. Ao possibilitar o convívio e a socialização em pequenos grupos, Yubo está ajudando os jovens a descobrir o mundo e a si mesmos por meio de conversas com outros jovens de diferentes culturas e países. Acreditamos que Yubo é o primeiro de seu tipo e irá inspirar socialmente e capacitar uma nova geração. Baixe o Yubu na Apple Store e Google Play.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar