Intercâmbio remoto chileno abriga seis alunas neste semestre

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Cinco estudantes são da nova seleção e uma prorrogação de seis meses foi conquistada por aluna indicada no semestre passado

Pelo segundo semestre consecutivo é mantido intercâmbio de estudos remotos de estudantes da Unoeste na Universidad Mayor, do Chile. No semestre anterior foram quatro alunas, sendo duas do curso de Medicina do campus de Jaú e duas do curso de Administração, do campus 2 em Presidente Prudente. Agora são cinco e mais uma prorrogação, conforme anuncia o coordenador do Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica, Bruno Takikawa. As indicações das alunas pelos seus respectivos cursos levam em consideração o bom rendimento acadêmico.

Anteriormente foram Stephanie Ferro Shultheis e Jóvyne Karollyna Kaleski Vicente da Silva, de Jaú; Carla Canducci Teixeira e Isis dos Santos, de Prudente. Agora são Thaiz Geovana Bezerra, Maria Eduarda Bochembuzio Ribeiro e Mariana Bertucco Bazan, de Jaú; Lana Carla Lorente Geraldini e Bárbara Isquierdo Ribeiro, de Prudente. Isis relata como foram os seus seis primeiros meses de intercâmbio e avalia a continuidade dos estudos por mais um semestre. As cinco novas selecionadas contam um pouco de suas histórias e falam das expectativas.

Rica experiência

“Devido ao meu bom desempenho durante os seis meses de intercâmbio, a Universidad Mayor me fez o convite para estender por mais seis meses. Fiquei muito feliz com o convite e não pensei duas vezes em aceitar, pois terei a chance de me capacitar ainda mais, com a oportunidade de cursar novas matérias e continuarei desenvolvendo a língua espanhola”, comenta Isis e diz que o início do intercâmbio foi marcado por insegurança e apreensão, mas que logo deram lugar para o entusiasmo. Isis afirma que foi muito bem recebida e acolhida por toda a instituição chilena, professores e alunos.

Seu maior medo, que era o de não se adaptar, acabou sendo totalmente ao contrário. “Esses seis meses foram muito enriquecedores para mim em todos os aspectos. Tive a oportunidade de cursar matérias diferentes das vistas aqui, e isso agregou muito na minha formação profissional. Além disso, ao estar em constante contato com uma cultura diferente da minha, me despertou novos olhares e perspectivas tanto profissional como pessoalmente, e uma das partes mais bacanas do intercâmbio foram os laços criados, as amizades que fiz durante esse período. Valeu muito à pena todo o esforço”, afirma.

Boas expectativas

Thaiz Geovana é aluna do 5º termo e reside em Jaú há quase três anos. Antes, tinha cursado um ano de Odontologia, no campus 1 em Prudente. Comenta que a escolha de estudar na Unoeste decorre da qualidade de ensino e tradição na formação médica; afirmando que tais condições lhe passam a confiança para se tornar uma excelente profissional.

“Temos muitas oportunidades educacionais que contribuíram para o meu crescimento profissional através da sua metodologia de ensino, da participação em projetos de extensão e pesquisa. Dessa forma, a possibilidade de internacionalizar o meu currículo é mais uma prova do compromisso da Unoeste com o desenvolvimento acadêmico. A expectativa é de ampliar minhas habilidades e conhecimento. Acredito que temos muito que aprender quando entramos em contato com diferentes culturas e formas de ensino”, diz Thaiz.

Uma nova cultura

Maria Eduarda nasceu em Jaú, onde mora com a família. A mãe, Idemercia, é supervisora de ensino da rede estadual e seu pai, Ailton Fernando, é empresário, proprietário de loja de automóveis. Seu irmão, Pedro, é formado em gestão comercial. A aluna do 6º termo presta o seguinte depoimento: “Sempre soube que a Unoeste é uma das melhores universidades particulares do estado de São Paulo e quando abriu vestibular em minha cidade, onde poderia ficar junto da minha família, não pensei duas vezes e fiz a inscrição”.

“A Faculdade é excelente e ser da primeira turma é um desafio e tanto, que junto da equipe profissional (todos os professores e funcionários da Unoeste) tem dado muito certo e está sendo um crescimento diferenciado para minha vida acadêmica, sem falar em toda a estrutura e tecnologia disponíveis para nós alunos estarmos utilizando, estudando e revisando os conteúdos abordados desde o início do curso até o momento”, afirma.

Ao revelar que esse será seu primeiro intercâmbio, Maria Eduarda comenta que as expectativas são as melhores possíveis, pois além de realizar o sonho que era conhecer uma cultura nova, diferente da brasileira, entende que irá agregar mais conhecimento e crescimento não só no quesito acadêmico/profissional, mas também como pessoa, inclusive diante do fato de que Universidad Mayor do Chile é uma instituição de excelência, de tal forma que espera ser uma experiência enriquecedora em todos os sentidos.

Ampliação no networking

Mariana é de Presidente Prudente e fala com orgulho de ter nascido na “Capital do Oeste Paulista”, citando que sua mãe, Rosangela Maria Bertucco, seus avós, Isaltina e José Bertucco, sua irmã Cristiane, e muitos tios e tias são de Prudente; sendo que seu pai, Alirion Gasques Bazan, e seu irmão mais novo Isaac Gabriel moram em Campo Grande (MS). Está no 6º termo em Jaú e conta ter escolhido a Unoeste por toda a história da instituição em Prudente, na sua vida e na vida dos seus familiares.

“Conheço todo empenho da universidade em oferecer um ensino de qualidade, além de dispor de excelente corpo docente e transmitir aos alunos valores que eu prezo muito em minha vida, como: tratamento humanizado a todos, respeito, solidariedade, amizade, companheirismo, dedicação, amor à profissão e muitos outros. Sou graduada em psicologia na Unoeste e tenho primos que estudaram medicina e outros cursos nessa mesma instituição e sempre falaram muito bem dos cursos e da universidade como um todo”, comenta.

“Minha irmã é formada em Medicina pela Unoeste em Prudente e atua como médica psiquiatra na cidade. É uma profissional exemplar que me enche de orgulho pelo modo como pratica a medicina humanizada e responsável. Eu gosto muito de estudar no campus de Jaú, que tem se dedicado em ser tão bom quanto Prudente. Minha turma é a primeira da faculdade. Conhecemos e temos amizade com todos os colaboradores do campus”, conta.

Conforme Mariana, sua turma se propôs, junto à coordenação e todos os colaboradores, a fazer o melhor e contribuir para a Unoeste crescer cada dia mais. Afirma que em Jaú todos estão muito unidos, de tal forma que tem uma segunda família, num local em que sempre se sentiu muito acolhida e a coordenação sempre foi aberta às novas ideias dos alunos, respeitando todos. “O campus de Jaú conta com uma excelente estrutura física e com tecnologia de ponta para auxiliar no aprendizado dos alunos, o que fornece segurança para nossa futura atuação profissional”, pontua.

Após sua formação em psicologia, Mariana fez especializações em psicanalise Freud e Lacan; e MBA em gestão de pessoas pela Universidade de Londrina (UEL). Por dois anos e meio trabalhou e estudou em Buenos Aires, na Argentina, onde afirma ter sido uma experiência maravilhosa. “Realizar o intercambio no Chile me traz expectativas de novos relacionamentos profissionais, ampliando meu networking. Além de conhecer novas culturas que é algo que me encanta sempre; e junto a tudo isso adquirir novos conhecimentos e habilidades na medicina que é minha paixão”, afirma.

Oportunidade diferente

Lana Carla é natural de Prudente e mora em Regente Feijó, sendo a terceira de quatro filhos de Carlos, dono de uma oficina de tratores e máquinas agrícolas, e Tânia, microempresária que produz bala de coco. Aluna do 4º termo do curso de Administração em Prudente, Lana escolheu a Unoeste por várias razões, sendo a principal delas a de já ter conhecimento dos projetos e oportunidades como essa do intercâmbio on-line, nestes tempos de pandemia do coronavírus.

Para Lana, estudar na Unoeste está sendo uma experiência incrível e ser indicada para o intercâmbio é a oportunidade de mais uma experiência de nível internacional. “Já fiz dois intercâmbios. Um foi em julho de 2019 em Toronto, no Canadá, onde eu fui para estudar e aperfeiçoar meu inglês. Assim que voltei do Canadá, coloquei na cabeça que queria fazer o Work and travel, que é um programa de trabalho destinado para universitários. Então, entrei na faculdade e em dezembro do mesmo ano fui para West Virginia trabalhar em uma estação de ski”, conta.

Em relação ao intercâmbio do Chile diz que vem estudando a língua espanhola há dois anos e que ao receber e-mail sobre essa oportunidade na Universidad Mayor, não pensou duas vezes. “Além de me ajudar a melhorar meu espanhol, será uma oportunidade totalmente diferente, com uma cultura diferente. Estou muito empolgada e ansiosa para saber como serão as aulas, como é a dinâmica e se conseguirei dar conta”, comenta e conta que tudo foi de última hora e graças ao bom serviço de secretaria da Unoeste foi possível obter a documentação a tempo.

Gratidão à oportunidade

De Santo Anastácio, Barbara cursa o 10º termo de Psicologia. É a filha do meio de Márcia e Elzio, respectivamente coordenadora do Colégio Atlas e funcionário da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart). Agatha, sua irmã mais velha, é formada em Psicologia na Unoeste. Emanuelle, a caçula, está no último ano do ensino médio e irá cursar Jornalismo na mesma universidade.

Sobre o intercâmbio, diz o seguinte: “A expectativa é muito alta! Estou muito animada para realizar as aulas e conhecer novas pessoas, os conteúdos e a cultura. Já fiz algumas amizades, participei de reuniões on-line com um grupo de psicólogos e estudantes da universidade e tenho certeza que será muito enriquecedor esse intercâmbio. Agradeço imensamente a Unoeste por proporcionar chances tão incríveis a nós estudantes”.