Brasil,

Para manter alunos matriculados, escolas particulares e pais fazem permutas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

 Para manter alunos matriculados, pais e escolas optam por permutas - Freepik Para manter alunos matriculados, pais e escolas optam por permutas - Freepik

Pagamento por meio de permutas é praticado pelas famílias como alternativa para manter estudantes nas escolas particulares. AIPEG diz que 90 escolas fecharam em razão da pandemia.

Todo o ano letivo de 2020 foi duramente impactado diante da pandemia do novo coronavírus. Sem aulas presenciais, alguns pais também optaram por encerrar os contratos com as escolas particulares, algo que resultou em uma crise financeira para muitas instituições de ensino. De acordo com a Associação das Instituições Particulares de Ensino do Estado de Goiás (AIPEG), que representa cerca de 180 instituições de ensino, a procura por matrículas na educação infantil em 2021 está em torno de 50% em comparação com o mesmo período do ano passado. No ensino fundamental, por volta de 80% dos estudantes retornaram. “Com isso, cerca de 90 instituições de ensino deram baixa na junta municipal por não conseguirem superar o período de pandemia”, afirma a presidente da AIPEG, Eula Wamir Macedo.

Para administrar esse momento de dificuldades, algumas escolas decidiram abrir vagas com possibilidade de pagamento através de permutas. Neste ano, a plataforma XporY.com, por exemplo, aumentou em 350% o número de ofertas de anuidade escolar para pagamento por meio de sua moeda digital própria (X$), criada para remunerar as trocas entre prestadores de serviços e vendedores de produtos - [X$ 1 é equivalente a R$ 1]. Foram 45 ofertas de vagas em escolas dos níveis fundamental e médio e também da educação infantil, abertas para quem quer garantir pagamento das mensalidades escolares por meio de permutas.

Para usufruir das ofertas em permuta, a família do estudante precisa fazer um cadastro gratuito e oferecer algum produto ou serviço dentro da plataforma, que será pago na moeda digital, aceita pela escola. “Com o recurso recebido, fizemos investimentos em nossas ações de marketing, oferecidas por outros usuários da plataforma, algo que tem gerado bons resultados”, destaca o coordenador do Colégio Prevest, João Neto, que abriu seis vagas neste ano, depois de uma experiência no ano passado com três vagas.

Quem aproveitou a oportunidade foi a chefe de cozinha Jaqueline Reis, que resolveu aumentar suas ofertas de marmitas fitness na plataforma de permutas XporY.com para conseguir matricular a filha de 15 anos no primeiro ano do ensino médio da escola. “Minha filha sempre cursou em escola particular, mas tive alguns problemas financeiros e, no último ano, ela foi para escola pública. Neste ano vimos uma oportunidade de matriculá-la novamente em uma escola particular por meio das permutas”, destaca a profissional.

Quem também fez uso da permuta para custear a escola dos filhos foi o empresário do ramo de alimentação, Jonas Máximo, pai de duas crianças de 4 e 7 anos. “Eu matriculei meus filhos ainda em janeiro e, logo depois veio a pandemia em março, algo que impactou muito o meu setor. Como tive uma queda de 50% em meu faturamento, dificilmente conseguiria arcar com as despesas escolares se não fosse por meio das permutas”, destaca Jonas.

Para enfrentar a crise que provocou redução no número de clientes e aumento no preço dos alimentos, ele contou com apoio das permutas feitas por meio de sistema digital. Na plataforma, ele oferece voucher de consumo de seu restaurante, que são pagos em moeda digital X$. “Foi por meio dessa renda das permutas que consegui garantir uma educação de qualidade para os meus filhos mesmo durante o período de pandemia”, diz ele, que também viu como positiva a oportunidade de fazer girar seu negócio por meio do pagamento pela plataforma de permuta pelo consumidor. “Consegui atingir um novo público que poderia não ter acesso a nossos serviços se não fosse pela plataforma”, afirma o empresário.

O fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, explica que, em cenário de escassez de dinheiro, o caminho é diminuir as despesas tanto no âmbito doméstico quanto empresarial e as permutas viabilizam o consumo de vários serviços essenciais sem o uso da moeda. “Além disso, há mais abertura dos consumidores em fazerem trocas, outra grande vantagem que a modalidade de negócio de permutas digitais oferece”, observa.

Vale ressaltar que a XporY.com opera no sistema de permutas multilaterais. Como existe uma moeda digital para remunerar as trocas, não existe uma relação direta na troca de serviço entre comprador e vendedor. Assim, no caso dos exemplos citados, as escolas não precisam trocar a anuidade da escola por serviços de gastronomia com a chefe de cozinha ou por voucher de consumo com o dono do restaurante. Os pais empresários irão vender seus produtos ou serviços para outros usuários da plataforma, receber pagamento em X$ e quitar a anuidade escolar com os X$.

“Já estávamos buscando parcerias com as escolas antes da pandemia e notamos que as empresas e famílias perceberam o valor das permutas na situação de crise que enfrentamos desde o ano passado”, avalia o fundador da XporY.com, Rafael Barbosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar