Brasil,

ENEM: Questões de Física devem ser mais conteudistas do que as demais

Professor do SAS Educação explica prova com menor contextualização, cita temas mais cobrados e dá dicas para elevar a nota no segundo dia de provas

Física é uma das disciplinas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, uma das áreas de conhecimento cobradas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a ser realizado neste domingo, 24. Para Idelfranio Moreira, gerente de inovações para professores do SAS Plataforma de Educação e docente em Física, a prova deve seguir a tendência das últimas quatro edições, com textos-base mais curtos e menor contextualização em relação às demais disciplinas.

Na avaliação do professor, embora ainda aplicadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permeia todo o Enem, as questões encurtadas de Física tornam a prova mais "conteudista", aproximando-a das questões de vestibulares tradicionais, como o da Fuvest. “As questões têm analisado menos as habilidades e competências e mais conteúdo. Isso exige que o candidato faça mais cálculos, mas não deixa de privilegiar a teoria e os conceitos de base”, explica.

Para garantir uma nota mais elevada, Moreira sugere que o estudante priorize as questões mais fáceis, antes de passar para as médias e, por fim, as mais difíceis. Uma boa ajuda na preparação é repassar nesta reta final os temas mais cobrados historicamente desde 2009, segundo levantamento “Raio X do Enem”, realizado anualmente pelo SAS Plataforma de Educação (disponível neste link).

Entre os cinco temas mais cobrados aparece em primeiro lugar “Mecânica”, com 31,4% das questões, seguido por “Eletricidade e Energia” (24,8%), “Ondulatória” (19%), Termologia (15,9%) e “Óptica” (9%). “As questões priorizam questões com temas diretamente relacionados à Tecnologia, que é baseada em eletricidade e ondulatória, então são temas que o candidato deve dar uma atenção maior”, alerta o professor Idelfranio, que lista a seguir alguns dos conteúdos mais relevantes relacionados a cada tema, com exemplos de contextualizações. Confira:

Mecânica

Conteúdos: cinemática do movimento circular, cinemática da queda livre, forças de atrito, resultante centrípeta, colisões, pressão hidrostática e empuxo.

Contextualizações: sonda mostra o lado escuro da lua; caminhada espacial de mulheres astronautas; extinção dos dinossauros por asteroides; carro voador japonês.

Eletricidade e Ondulatória

Conteúdos: corrente elétrica, resistência elétrica, geradores elétricos; equação fundamental da ondulatória, fenômenos ondulatórios (interferência e difração).

Contextualizações: Tecnologia 5G e Internet das Coisas; máscara tradutora de voz; luva que traduz sinais de libras; morcegos videntes e a ecolocalização e previsão de trajetória das presas.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 16 anos, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 860 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo