YouTubers se unem em projeto para ajudar no Encceja

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Motta
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Criadores de educação e canal Kondzilla lançam conteúdos focados no exame que certifica jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio

No Brasil, de acordo com o IBGE, cerca de 70 milhões de brasileiros acima dos 25 anos não completaram o ensino médio. E, para tornar a conclusão dos estudos algo acessível a todos os brasileiros, o YouTube lança hoje um projeto especial, com patrocínio da Uniasselvi, voltado para ajudar aqueles que estão se preparando para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A parceria com sete EduTubers (YouTubers de educação) pretende transformar a plataforma no principal ponto de aprendizagem para o exame que certifica jovens e adultos no ensino fundamental e médio.

O projeto traz como principal professor Tiago Dias, do canal Termine seus Estudos, que fará uma série de 12 vídeos com aulas e dicas preparatórias para o Encceja e contará histórias de quem já passou. Além disso, após a realização do exame, o criador fará a análise de toda a prova. Junto a ele estão outros seis grandes nomes do YouTube que vão preparar conteúdos exclusivos com dicas específicas de cada matéria que cai no Encceja. Cada um produzirá até 5 vídeos com o objetivo de dar mais visibilidade ao exame e atrair mais pessoas para a realização da prova.

Confira os canais abaixo:

Professor Noslen (3M de inscritos) - De maneira rápida e divertida, Noslen garante que todo mundo vai sair do canal sabendo tudo de Língua Portuguesa e Redação.
Biologia Total (1,9M de inscritos) - No YouTube desde 2006, é o maior canal de Biologia do país e busca ensinar a matéria de forma divertida e criativa.
Redação e Gramática Zica (1M de inscritos) - Pamba criou o canal em 2013 para mostrar que aprender não precisa ser chato. A professora dá aulas de Língua e Portuguesa e Redação.
Débora Aladim (2,7M de inscritos) - Vencedora do prêmio influency.me na categoria Educação, Débora estuda História e faz vídeos que ajudam milhões de pessoas a passar no vestibular.
Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio (1,9M de inscritos) - A maior inimiga dos alunos é ensinada de maneira leve e divertida por Rafael. O professor fala de ENEM, vestibular, ensino fundamental e médio e concursos.
Ciência Todo dia (1,6M de inscritos) - A ciência no cotidiano é o que move o canal de Pedro e é a prova de que não é preciso ser aluno para se divertir com um canal educativo.

Além do conteúdo dos professores, o projeto também terá uma série documental no canal da Band e outra no Portal Kondzilla sobre a origem e importância do Encceja. A ideia é acompanhar e ajudar o candidato desde o momento da inscrição até o resultado final do exame. O primeiro conteúdo estreia nesta sexta (15) no canal Portal Kondzilla com depoimentos de quem mudou de vida depois do Encceja, em seguida começam os conteúdos preparatórios para a prova no canal Termine seus Estudos, com novos vídeos publicados semanalmente. Todos os conteúdos também serão reunidos e publicados em playlists no canal dos criadores e na plataforma YouTube Edu

YouTube como plataforma de conhecimento

No Brasil, há muitos jovens e adultos que abandonaram os estudos. E trabalhar sem ter completado o ensino médio implica dificuldades de conseguir empregos. A solução para essa situação difícil é voltar a estudar e conseguir o diploma em um dos dois programas oficiais oferecidos pelo governo: o EJA (a Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja.

Em um período de pandemia e distanciamento social, as soluções de educação remota se tornaram essenciais. Por isso, o YouTube traz esse projeto para ajudar aqueles que mais precisam de uma educação de qualidade e acessível.

O YouTube é considerado a melhor plataforma para aprender algo novo ou rever alguma informação ensinada em sala de aula, com 56% da preferência, segundo a pesquisa Google Consumer Survey. É por isso que 90% dos usuários do YouTube no Brasil acessam a plataforma para estudar e buscar conteúdo educacional. Conhecimento é a segunda maior motivação para acessar o YouTube, atrás apenas de entretenimento.

O Encceja está programado para acontecer no dia 24 de abril . As inscrições para o exame acontecem entre os dias 11 e 25 de janeiro.