Brasil,

Veja como ingressar no ensino superior com a nota do Enem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Tradicionalmente, os processos seletivos usam a nota do Enem da edição passada no ano vigente; saiba o que mudou

Após o período do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 a atenção dos estudantes se volta para os principais processos seletivos que utilizam a nota do exame para o ingresso de alunos no ensino superior. Tradicionalmente, os processos seletivos usam a nota do Enem da edição passada no ano vigente. Porém, neste ano, por conta da pandemia, o exame de 2020 só pode ser realizado em 2021.

Para não prejudicar o calendário das instituições de ensino, o Programa Universidade para Todos (Prouni) só aceitou as notas do Enem 2019.A primeira chamada do processo seletivo foi divulgada na última semana. Já as informações sobre o Prouni 2021.2 ainda não foram divulgadas.

O programa seleciona estudantes para bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas. Para conquistar uma bolsa de 100%, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Já para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para participar em ambas as modalidades é preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Também do governo federal, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas para instituições públicas – universidades estaduais e federais. Assim como o Prouni, a seleção costuma ocorrer duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre. O Ministério da Educação ainda não divulgou a data de realização do processo seletivo.

Há ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também voltado para instituições particulares. Nesse caso, o estudante precisa arcar com o valor que foi financiado após a conclusão dos estudos. Essa seleção costuma aceitar as notas do Enem tanto do ano vigente, como de anteriores.

As inscrições do Fies começam nesta terça-feira, 26 de janeiro. Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59 do dia 29 de janeiro para fazer o cadastro de forma gratuita.

Não quer usar as notas do Enem? Saiba como garantir uma vaga

Caso não tenha feito o Enem ou fez, mas não quer atrasar o planejamento de começar uma graduação, há programas privados, como o programa Educa Mais Brasil, que oferecem bolsas de estudo em diversas faculdades espalhadas por todo o país.

No Educa, por exemplo, os descontos chegam a 70% e o processo de adesão é sem burocracias. Basta acessar o site do programa e pesquisar as opções disponíveis por região, faculdade ou curso. A inscrição pode ser feita durante todo o ano.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar