Brasil,

MEC precisa se posicionar ou o ano novo não vai chegar

César Silva*

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma gestão distante da realidade em todos os níveis da pasta. E é evidente, desde sempre, que as áreas de Saúde e de Educação são alicerces para o crescimento econômico e para a manutenção de um sistema social que vive de movimentação de recursos financeiros. A letargia do órgão regulador se transformou em paralisia em 2020, deixando que as coisas acontecessem conduzidas pelas lideranças públicas estaduais e municipais e estimuladas por “gritas” da opinião pública.

Desde março, o MEC não realiza, efetivamente, visitas de avaliação às instituições de ensino superior e com isto não permite que ofereçam novos cursos, com adequação na modalidade de oferta. Está claro que o desafio agora é atender alunos de graduação e pós-graduação, as etapas finais da educação em modalidades em que se pode estudar de qualquer lugar e a qualquer momento, com algumas poucas atividades presenciais, respeitando os protocolos de higiene.

Sem movimentos da Secretaria de Regulação, a SERES; sem qualquer proposta clara do órgão de avaliação, o INEP; o setor da educação superior vai sucumbindo pela falta de apoio a 80% das instituições, que atendem as regiões mais isoladas.

Na educação básica, o que se vê é a tentativa de alinhamento e orientações das secretarias estaduais e municipais de Educação isoladamente. Falta condução nacional e esse desgoverno do MEC, literalmente, traz mais insegurança para a sociedade.

Iniciamos o ano, sem um plano de imunização. Estados atiram para todos os lados. Liderados por São Paulo e Paraná, 15 deles preveem retomada das aulas presenciais entre janeiro e fevereiro. Enquanto isso, na Europa, os países estão retomando o lockdown e fechando integralmente as escolas.

Esta falta de estratégia, de alinhamento, de participação efetiva como órgão regulador de um dos segmentos mais significativos de uma Federação está custando muito caro ao Brasil. E parece que a falta de orientação superará o limite do calendário e entrará ano novo afora. O que será de 2021 e quiçá de 2022?

Apareça, MEC!

* César Silva é diretor Presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP há mais de 30 anos. Foi vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza. É formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Projetos, Processos Organizacionais e Sistemas de Informação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo