Brasil,

Ensino em casa — como se manter seguro

Ainda que você seja novo no ensino digital , esteja voltando a fazê-lo depois de um intervalo ou já tenha prática na modalidade, vale a pena reservar um momento para garantir que você está fazendo isso com segurança. Para isso, confira as dicas de Sally Adam, Diretora de Marketing da Sophos:

Dispositivos compartilhados

Muitos alunos precisarão usar um dispositivo compartilhado para acessar seus trabalhos escolares, talvez o laptop da família ou um tablet que seus irmãos também usam. Dê a cada criança uma conta de usuário própria no dispositivo compartilhado. Isso permite que você configure o controle dos pais sem afetar seu próprio acesso. Também ajuda seus filhos a adquirirem bons hábitos de segurança, como ter sua própria senha (embora, dependendo da idade, eles possam precisar compartilhá-la com você).

Acesso à internet

Para apoiar o ensino em casa, muitos professores fornecem links com recursos de aprendizagem online. Podem ser vídeos hospedados em sites de terceiros, como YouTube e Vimeo, materiais hospedados pela escola ou recursos em sites externos, gratuitos ou comprados.

Os professores também podem definir tarefas que exijam que os alunos façam suas próprias pesquisas na web. Todas essas atividades demandam que as crianças tenham acesso à internet. O desafio é permitir o aprendizado e, ao mesmo tempo, proteger seus filhos de sites inadequados, mantendo o conteúdo adulto fora de seus resultados de pesquisa.

A recomendação é configurar uma conta para a criança e, em seguida, ativar os controles dos pais em seu sistema operacional para limitar os sites de acesso.

Se for um usuário do Windows 10, é possível digitar as opções da família na barra de pesquisa e habilitar os controles dos pais a partir daí. A navegação estrita na Web no Microsoft Edge é então ativada automaticamente e a navegação InPrivate (anônima) é desativada. Para mais detalhes, consulte o guia da Microsoft. Caso seja um usuário de Mac, poderá fazer isso de várias maneiras, dependendo da versão que está executando, basta pesquisar as instruções para a versão escolhida.

Outras sugestões são:

Usar um produto antivírus doméstico que inclua filtragem da Web dos pais. Isso dá a você o controle sobre o conteúdo da web que seus filhos podem acessar no computador;
Aproveitar os recursos do mecanismo de pesquisa para restringir o acesso a sites adultos. Embora esses filtros não sejam 100% eficazes, eles reduzem a probabilidade de resultados inadequados aparecerem na tela.

Senhas

Com a educação em casa, as crianças precisam, pela primeira vez, aprender a gerenciar senhas. Elas provavelmente têm uma senha para o e-mail escolar e recursos de aprendizagem online e, se tiverem uma conta separada em um dispositivo compartilhado, também terão uma senha para isso.

Algumas senhas, como aquelas para recursos online que a escola alocou, serão definidas pela escola e talvez não seja possível alterá-las. No entanto, para todas as outras que você pode atualizar, é uma boa prática alterar o padrão para algo que só você conhece.

Criar senhas difíceis de decifrar é algo que as crianças podem fazer por si mesmas, o que lhes dá um senso de propriedade. Esta é uma grande oportunidade de apresentá-los às frases secretas: comece com palavras que reflitam seus interesses para tornar as frases mais fáceis de lembrar e, em seguida, trabalhe em conjunto para torná-las mais complexas.

Dependendo da idade e da capacidade de seu filho, pode ser interessante começar com frases secretas simples antes de passar para frases mais complexas e mutantes quando estiverem prontas. Uma senha simples provavelmente será significativamente mais segura do que uma senha padrão fornecida. Com as senhas padrão configuradas por outra pessoa, você nunca pode ter certeza de quantas outras contas foram configuradas com a mesma senha ou quantas outras pessoas têm acesso à lista de padrões que foram escolhidos.

Uma opção pode ser introduzir um gerenciador de senhas, mas a abordagem de anotar a senha ou frase e mantê-la em um lugar seguro, separado do dispositivo, costuma ser uma solução mais prática para as famílias.

Historicamente, o conselho de senha costuma incluir regras como "nunca anote suas senhas", mas se você anotá-las e bloqueá-las (em vez de colocá-las em um Post It preso em seu monitor!), o risco de um intruso invadir sua casa e roubá-las é muito pequeno.

Segurança do dispositivo

Um pré-requisito para estudar em casa é um dispositivo seguro. Certifique-se de que seus dispositivos estejam totalmente corrigidos e atualizados e tenham um software de segurança de boa qualidade instalado.

O Sophos Home (versões gratuitas e pagas estão disponíveis) e o Sophos Intercept X for Mobile (grátis) fornecem segurança cibernética de nível empresarial para seus computadores pessoais com Windows, Macs e telefones Android, incluindo filtragem da web.

Também é possível gerenciar a proteção de vários dispositivos a partir de uma única conta Sophos Home, tornando mais fácil manter todos os computadores e telefones da sua família protegidos.

Privacidade

O ensino em casa é um bom motivo para conversar sobre privacidade digital com seus filhos. Há muitas etapas que você pode seguir para manter sua privacidade online, incluindo:

Verificar as configurações de permissão no seu navegador. Certifique-se de que o local, a câmera, o microfone e as notificações estejam definidos como “Perguntar antes de acessar” (ou texto semelhante).
Usando as opções de privacidade em dispositivos iOS e Android. Leia as dicas de privacidade do iOS 14 e do Android 11 — os 5 principais itens a serem verificados para obter conselhos práticos da equipe da Sophos.
Cuidado com a câmera ligada. Esteja atento ao que está em segundo plano quando sua câmera estiver ativa. Não permita que aplicativos ou sites acessem sua câmera, a menos que você saiba que precisa, e não revele nada que não deveria.

A dica mais importante quando se trata de privacidade é a educação — converse com seus filhos sobre a importância da privacidade ao compartilhar conteúdo pessoal — o que eles compartilham, como e com quem. Há uma grande diferença entre fornecer a seu professor um link para um vídeo em uma unidade pessoal e enviá-lo ao YouTube para visualização pública.

Wi-Fi doméstico

Vale a pena dedicar alguns minutos para verificar se sua rede Wi-Fi doméstica é segura, tanto para proteger suas informações pessoais quanto, se um membro da família estiver trabalhando em casa, para a rede de sua empresa.

Depois que um invasor tem um ponto de apoio em um dispositivo dentro de sua rede, é muito mais fácil para ele espionar o que está acontecendo na vida digital de sua família, bem como invadir outros dispositivos, incluindo seu laptop pessoal ou de trabalho, e talvez de lá até mesmo para obter acesso à sua rede de trabalho.

Consulte os conselhos de segurança de Wi-Fi domésticos recentes da equipe de suporte da Sophos para obter mais detalhes.

Seja proativo

Gerenciar a educação em casa junto com tudo o mais é um grande esforço para a maioria das famílias e pode ser difícil encontrar tempo e energia para se concentrar em uma boa segurança também.

Se isso parece familiar (e escrevemos por experiência própria), reserve algum tempo no fim de semana, quando há menos pressão para entregar os trabalhos escolares. Muitos dos itens que abordamos só precisam ser configurados uma vez.

A educação é, como sempre, a chave para uma boa segurança.Uma vantagem inesperada que encontramos na educação em casa é que o aumento do número de refeições compartilhadas oferece a oportunidade perfeita para falar sobre segurança e privacidade em família.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: