Brasil,

Volta às aulas pode ocasionar problemas na coluna

70% dos problemas de coluna nos adultos são resultado do excesso cometido na infância

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas. E estimase que 70% dos problemas de coluna na fase adulta tem como causa o efeito cumulativo do excesso de peso e esforço repetitivo na infância e adolescência. Problema que está diretamente relacionado com a mochila que o seu filho carrega todos os dias para ir a escola.

Para o Dr. Haroldo Chagas, Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral, Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa/RJ e Membro da SBN e SBC, o excesso de peso na mochila pode gerar dor nas costas em crianças, o peso recomendado para ser carregado é no máximo 10% do peso corporal. Seguindo essa lógica, se a criança pesa 30 quilos, sua mochila deve pesar no máximo 3 quilos.

“A mochila é uma das grandes vilãs por sobrecarregar a coluna, e isso pode trazer algumas consequências na vida adulta da criança, como dor nas costas, nas regiões lombar, cervical, dorsal, ou pode até gerar uma escoliose, deformidade na coluna com certo grau de dificuldade para ser corrigida posteriormente. Dica para os papais e mamães: Atenção para a quantidade de material que a criança está levando para a escola, certifique que o peso está bem distribuído. E fiquei atento à postura do seu filho, isso pode indicar que sua mochila está com sobrecarga e ao sinais de dores procure um neurocirurgião”, orienta o médico.

O especialista ressalta ainda que dor lombar em crianças e adopacientes é mais comum do que se imagina. Estima-se que 15 a 30% das crianças apresentaram algum episódio de lombalgia até a adolescência. Existem fatores de risco importantes que devem ser considerados. São eles: história familiar, participação em esportes exagerada, mochila pesada e trabalho manual.

“Na grande maioria das vezes (75% dos casos), a causa da dor é específica e benigna, geralmente relacionada a contratura muscular e postura inadequada. Entretanto, existem alguns sinais que podem estar relacionados com patologias mais graves”, explica Dr. Haroldo Chagas.

Listamos os seguintes sinais de atenção: piora progressiva da dor, dor noturna, febre, perda de peso, alteração da marcha, alteração esfincteriana, lombalgia em crianças menores que 5 anos, deformidade progressiva, sangramento anormal e aumento de nódulos linfáticos. De qualquer forma, toda criança ou adolescente com dores nas costas (lombalgia) deve ser avaliada por um profissional habilitado. Uma história detalhada deve ser colhida e o exame físico deve ser minucioso.

Postura para estudar:

Dr. Haroldo Chagas explica ainda que com as voltas às aulas e o retorno à rotina de estudos, voltam também as dores na coluna. Isso porque muitas crianças e adolescentes não têm consciência de suas posturas e acabam ficando horas sentados em uma posição prejudicial à coluna. Por isso, é muito importante entender quais são os malefícios da má postura e o que fazer para preservar sua coluna e se livrar de dores indesejadas.

“Se uma pessoa sentar-se corretamente, a pressão interna sobre núcleo do disco intervertebral e em outras estruturas da parte posterior do corpo aumenta em 35%. Com a má postura, essa pressão pode ultrapassar os 70%! Flexão anterior do tronco, falta de apoio lombar e falta de apoio do antebraço são exemplos de má postura que podem gerar dores, sensação de formigamento em diferentes partes do corpo, lesão na coluna lombar e processos degenerativos, como a hérnia de disco”, orienta Dr. Haroldo Chagas.

O médico cita ainda algumas dicas para cuidar da saúde da sua coluna na hora do estudo são: deixar as pernas levemente afastadas e os pés bem apoiados no chão, colocar os ombros levemente para trás, ter apoios para os braços, manter a cabeça reta. Exercícios de fortalecimento e alongamento da região e utilização de mesas com altura adequada e cadeiras ergonômicas também são fundamentais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo