Brasil,

Fatec de São José dos Campos desenvolve colete tecnológico para cães de resgate

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O trabalho de super heróis dos cães de resgate em missões de salvamento pode contar agora com um aliado inteligente. Trata-se de um colete tecnológico, desenvolvido na Fatec de São José dos Campos, equipado com câmeras e sensores para monitorar a saúde do cachorro e o ambiente onde ele será inserido. O foco principal dos desenvolvedores foi garantir a proteção do animal, por meio do monitoramento das condições físicas e emocionais, além de aumentar a eficiência das operações.

O projeto multidisciplinar envolveu conhecimentos das áreas das indústrias 4.0, de Automação e de Tecnologia da Informação e coordenação da professora Vera Lúcia Monteiro do curso superior tecnológico de Logística. No total, foram três anos de pesquisas realizadas por professores e estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação e Logística. O projeto contou ainda com as participações da ex-aluna Vivian Saadi, do engenheiro Marcello Scarpel, que desenvolveu a primeira versão do colete durante seu mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do professor Alessandro Correa que trabalhou na versão final do equipamento.

A tecnologia foi testada e aprovada pela cadela Hope da unidade do Corpo de Bombeiros no Ipiranga, zona Sul da Capital, e doada para a instituição. Um colete similar ao desenvolvido pela Fatec custaria cerca de R$ 20 mil no mercado, mas o custo de produção ficou bem abaixo desse valor por causa da colaboração de professores, estudantes e acesso aos laboratórios da Fatec.

O hardware e software embutidos no equipamento permitiram a comunicação e geolocalização. As equipes de salvamento conseguem monitorar os batimentos cardíacos, oxigenação, pressão sanguínea e temperatura corporal do animal mesmo quando ele está fora do campo de visão. Com base nestes dados, os monitores passam os comandos para o cachorro descansar, seguir ou retornar. “O monitoramento e avaliação das condições físicas e de estresse do animal são fundamentais porque para os cães a operação de resgate é uma brincadeira e por isso eles não têm limites”, explica Vera.

Mais inteligência e segurança

Outro dispositivo de segurança do colete tecnológico é o GPS que envia dados de localização geográfica e sinais de detecção de gases nocivos. As informações otimizam a operação de resgate porque evitam que os cães repitam percursos perigosos e também reduzem as ameaças de acidentes.

Além de programação, o desenvolvimento deste sistema demandou muita pesquisa. Os estudantes fizeram entrevistas com profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e veterinários. “Os alunos foram a campo para conhecer como funcionam as operações de resgate, quais são as atribuições dos cães e qual tipo de tecnologia responderia melhor às demandas dos desastres”.

Outras instituições estão entrando em contato com a professora para ter acesso à tecnologia. Além de resgate em acidentes, o equipamento pode ser utilizado nas operações de busca de drogas e bombas e inclusive ser adaptado para uso em outras espécies como nos cavalos, por exemplo. A inovação e criatividade desenvolvidas na Fatec criam soluções e podem inspirar novos usos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar