Brasil,

Competências socioemocionais: cinco dicas para você utilizá-las e melhorar seu desempenho no Enem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em meio a muita polêmica com relação à sua realização por conta da epidemia da covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter início no próximo domingo (17). Além da tensão natural por conta da avaliação sobre o domínio dos conteúdos, neste ano há ainda a preocupação com a segurança e saúde dos participantes e seus familiares. Por isso, é necessário lembrar aos candidatos que a preparação emocional é primordial, mais do que em todos os outros anos.

O gerente de projetos pedagógicos da Mind Lab, Thiago Zola, elencou algumas dicas relacionadas ao socioemocional para ajudar os estudantes a lidar melhor com as emoções, terem clareza na expressão dos sentimentos, desenvolverem pensamento analítico e a capacidade de tomada de decisões.

Aumente seu poder de concentração

O ano de 2020 trouxe desafios como o aprendizado à distância, preocupação e questionamentos sobre o futuro e o distanciamento social. Por isso, talvez os candidatos tenham mais dificuldade de concentração no momento das provas. É importante investir na meditação, em exercícios de relaxamento e de respiração para retomar o foco. Há diversos aplicativos de celulares que podem direcionar estes esforços.

Acostume-se a usar a máscara por longos períodos

A obrigatoriedade do uso de máscara durante horas seguidas pode causar um certo desconforto. Por isso, é importante se preparar para isso. Além de adquirir um modelo que proporcione a melhor proteção, treine o uso da máscara em casa por horas a fio, tanto para estudar quanto para realizar outras atividades. Assim, você mitiga a possibilidade de incômodo. A recomendação de especialistas é que os candidatos levem duas máscaras e realizem a troca de uma pela outra no meio do exame. Uma dica extra de médicos: se puder, traga um canudo para a garrafa de água para que não seja necessário expor nariz e boca durante o exame, já que é possível ingerir líquidos apenas deslocando a máscara. Depois é só ajustar a vedação e seguir fazendo a prova.

Afaste-se dos negativistas

Você pode ter aquele amigo ou parente muito gente boa, mas que tem um quê de negativismo, mesmo que sem más intenções. Este é um momento no qual você precisa acreditar em seu potencial e, mesmo com todo o conhecimento nos conteúdos, a baixa autoestima e insegurança podem atrapalhar seu desempenho, por isso, procure conviver com quem incentive e ajude nesse momento tão importante.

Evite aglomerações

Para algumas pessoas, aglomerações se tornaram gatilhos para sensações de ansiedade e até crise de pânico. A organização dos exames vai coibir as aglomerações em locais de prova, mas caso você se depare com pequenos grupos, tome uma decisão: mantenha-se o mais afastado possível. Além de se proteger contra o vírus, você protege o seu emocional.

Mantenha foco nas provas que virão

É muito provável que, passado o primeiro dia de exame, você comece a se preocupar com seu desempenho na prova anterior. Esta não é mais uma questão que está sob seu controle, por isso, procure se concentrar em melhorar sua performance nos próximos exames e naquilo que pode ser melhorado. Revise todas as dicas e analise o que você consegue trabalhar melhor em uma semana, o que realmente vai contribuir para que a segunda etapa seja ainda mais proveitosa do que a primeira.

E lembre-se: você é muito mais do que uma prova, questões socioemocionais são fatores de extrema relevância e devem sim ser muito considerados. Leve todas essas dicas como lição de vida, não só para o Enem.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar