Brasil,

Professor da Politécnica-UFRJ oferece videoaulas gratuitas sobre gestão de risco de desastres

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Conteúdo didático estará disponível a partir do dia 12 de janeiro, e é especialmente relevante nesse período de maior volume pluviométrico

Com objetivo de lembrar os 10 anos do desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro e levar conhecimentos básicos sobre gestão do risco de desastres a profissionais do setor e novos gestores municipais do país, o professor do Departamento de Construção Civil da Politécnica-UFRJ, Leandro Torres Di Gregório, disponibilizará a partir de terça-feira (12/1) cerca de 20 videoaulas sobre o assunto no YouTube e na Plataforma do Conhecimento em Desastres (P-CON Desastres). As aulas foram gravadas durante curso oferecido no Programa de Engenharia Urbana e no Programa de Engenharia Ambiental da Politécnica-UFRJ.

Os vídeos abordam conceitos e terminologias relacionados à gestão do risco de desastres; legislação e estrutura organizacional do Sistema Nacional de Proteção e Defesa civil; ações de prevenção, de redução do risco de desastres e de preparação e fortalecimento institucional; monitoramento e alerta de desastres; resposta e recuperação pós-desastre; além de aspectos práticos de gestão.

“As aulas englobam todas as fases de um desastre e abordam o tema de maneira integrada ao planejamento urbano. Considero esse material útil a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com esses temas, especialmente os que integram os quadros da União, estados e municípios de todo o Brasil. Quando se trata de desastres, todo conhecimento que possibilite a redução do risco é importante”, destaca o professor Leandro Torres.

Não há necessidade de inscrição para assistir aos vídeos e o conteúdo poderá ser visualizado no canal do YouTube do professor Leandro Torres e no site da Plataforma do Conhecimento em Desastres (www.pcon-desastres.poli.ufrj.br), projeto de extensão coordenado pelo mesmo professor, a partir do dia 12 de janeiro.

PCON-Desastres

A Plataforma do Conhecimento em Desastres foi desenvolvida por uma equipe de professores da Politécnica-UFRJ com a finalidade de estimular a interação entre os diferentes atores (profissionais autônomos, acadêmicos, poder público, setor privado, associações de moradores e outras instituições) envolvidos em questões relacionadas a desastres. Nela, os interessados podem cadastrar suas ações, serviços, recursos e qualquer iniciativa relacionada à temática desastre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar