Brasil,

Coleguium implanta projeto inovador para aprimorar a formação integral dos estudantes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Taiane Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ensino híbrido é a proposta da rede de ensino para este ano letivo, com projeto que prevê fomentar experimentação, pesquisa e o protagonismo das crianças e jovens

A pandemia de Covid-19 trouxe diversos novos desafios para a área de educação e impulsionou uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Passou-se a pensar, por exemplo, na possibilidade de um ensino híbrido, metodologia que alia o on-line e o off-line. Nesse sentido, o Coleguium Rede de Ensino —que possui 18 unidades educacionais em Minas Gerais e uma no Pará— já se preparou para garantir aos alunos da rede uma formação integral, mesclando o presencial e o virtual. A partir deste ano letivo, os estudantes terão acesso ao Ecossistema de Aprendizagem Inovador (Eai), que tem como objetivo promover uma série de iniciativas para fomentar a experimentação, a pesquisa e o protagonismo das crianças e jovens, além de trabalhar competências relacionadas a inovação, resiliência, comprometimento, autonomia, empatia, trabalho em grupo, entre outras.

Entre as propostas do Eai, estão as Eletivas de Inovação, que foram desenvolvidas para abordar temas que extrapolam o currículo básico comum, por exemplo, relacionados ao empreendedorismo, como falar em público, criação de games, mágica, noções de direito e midialogia (estudo dos meios de comunicação e seus reflexos na sociedade e na cultura). As aulas serão 100% digitais e contarão com a participação de especialistas no assunto abordado. O objetivo é desenvolver novas habilidades e competências, como trabalho em grupo, resolução de problemas, inteligência socioemocional, comunicação e criatividade.

O projeto também contará com as Eletivas de Aprofundamento (100% on-line), em que o aluno poderá explorar e desenvolver o seu potencial na disciplina ou tema específico com o que tenha mais afinidade. Como protagonista das escolhas, o estudante vai desenvolver disciplina, resiliência e comprometimento com os objetivos, tendo sempre a mentalidade de crescimento em foco.

Outra proposta do Eai é a Avaliação Formativa Contínua, que consiste em uma série de avaliações, realizadas entre os períodos de provas, com o objetivo de criar um apoio de estudo para os alunos. Dessa forma, será possível identificar lacunas de aprendizado antes da avaliação principal e garantir que esses pontos sejam desenvolvidos. Essas avaliações vão possibilitar aos professores acesso aos dados dos alunos, para que possam identificar sinais de atenção e pontos fortes, possibilitando o avanço dos indicadores individuais de cada estudante.

O Eai também inclui o Projeto Colaborativo, em que tempos de aula serão destinados ao desenvolvimento de atividades em grupo. O objetivo é estimular o trabalho em equipe, o espírito de ajudar um ao outro e a empatia, criando também laços de amizade entre eles. Serão trabalhados temas relacionados às disciplinas eletivas e tradicionais, bem como ferramentas que garantam o estímulo à iniciativa e tomada de decisão.

As redações vão ganhar um novo formato de correção: o virtual. Os alunos poderão digitar ou tirar fotos dos textos produzidos para submetê-los às correções e os feedbacks dos educadores ficarão registrados.

De acordo com a diretora pedagógica do Coleguium, Alessandra Dias, todo o aprendizado de 2020 mostrou a importância de ressignificar a educação e a necessidade de adotar projetos que possibilitem a formação integral dos alunos. “Sem dúvida, a relação do colégio com os estudantes está mudando em proporções significativas e a pandemia acelerou essas transformações. Nossas crianças e jovens dominam as tecnologias e estão inseridos em uma contínua revolução tecnológica e, por isso, a escola precisa se adaptar para atender às necessidades atuais dos alunos”, explica.

A proposta, segundo ela, é justamente o de complementar o ensino tradicional em sala de aula ao incentivar a autonomia do aluno e aumentar o engajamento dele em um propósito. “Nosso objetivo é proporcionar esse ecossistema de aprendizado favorável para que a criança e o jovem desenvolvam, cada vez mais, sua independência, responsabilidade e proatividade. Isso será fundamental para que ele possa administrar os próprios estudos, atuar em sociedade e construir o próprio projeto de vida”, afirma Alessandra.

Sobre o Coleguium

Fundado em 1987, o Coleguium possui 18 unidades educacionais em Minas Gerais (Belo Horizonte, Nova Lima, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro e Divinópolis) e uma no Pará (Carajás). Em 2014, a escola passou a integrar o grupo Eleva Educação, que reúne cerca de 130 escolas em todas as regiões do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar