Brasil,

Ecossistemas de aprendizado: trilhas ou treinamentos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Cordoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

* Por Safira Dib, analista de treinamento na Creditas

O que nos cerca são ecossistemas, e somos ecossistemas em totalidade. Existimos como parte na inter-relação entre os seres, o ambiente e suas características, os formando. E com força, esse conjunto está bem presente no aprendizado. Uma das minhas primeiras pesquisas sobre o tema casa muito com essa reflexão: ela diz que enquanto seres humanos, aprendemos continuamente dentro de nossos ambientes todos. Sublinha-se essa constância do aprendizado, porque a continuidade é o que faz a sua potência. Até mesmo quando enxergamos algum tipo de esgotamento ou completude de conteúdos, ou seja, quando achamos que já sabemos tudo sobre eles, há sempre espaço para potencializá-lo. Há sempre reflexões a serem despertadas, porque o aprendizado é essa exata procura constante.

Falar sobre isso é trazer à tona a essência do Lifelong Learning, somos seres em aprendizado contínuo. E é preciso aprender a vida toda, numa incansável busca por melhores versões de nossos repertórios e de nós mesmos. E dentro dessa dinâmica, existe a condição de que tudo ensina. Há conhecimento em fontes tantas e em tantos de nossos contatos durante a vida. Temos fontes espalhadas por toda ela, o que gera muito aprendizado, mesmo que não seja um processo consciente — há sempre portas sendo abertas desde informalidades até os lugares mais conhecidos como fontes de conhecimento. É possível aprender dentro e fora das salas de aula.

Muitas vezes, as conversas de bar ensinam bastante. E a vida ensina como um todo.

É nessa curva incessante que descansa o motivo da criação de trilhas de aprendizado, e não apenas de treinamentos independentes entre si. Na jornada de aprendizado cada vez mais ampla, com impacto e desenvolvimento marcados, a construção de trilhas deixa alguns fatores mais visíveis e aderentes nos passos do consumo de informações e ensino. Para quem os consome e participa desses momentos, o entendimento de etapas bem definidas, ajuda a colecionar conhecimento de forma mais organizada e, até mesmo, mais prática.

Em que sentido as trilhas são práticas?

A praticidade presente é a possibilidade de poder encaixar os conteúdos vistos nas realidades específicas enquanto se aprende — uma vez conectados, gerando uma trilha, a experimentação é feita entre um treinamento e outro. Fica até mais fácil identificar o desenvolvimento em si, porque se escancara essa centralidade no conteúdo de maneira ininterrupta por um tempo. É um degrau por vez, mas com muita consciência da escada e de que elevação se está falando. As trilhas conectam nossas experiências com a ideia de escalada de fases.

Faça um paralelo aqui com a trilha de João e Maria, aquele ditado do caminho das pedras. São esses caminhos tão bem definidos que levam protagonistas para o desdobramento de suas histórias. Sem as demarcações, João e Maria não conseguiriam voltar para casa sozinhos. Com a trajetória montada, fica mais claro onde precisamos chegar. As trilhas servem como mapas tracejados buscando aprofundamento e aprimoramento na constância do aprender. Eu lembro de dizer isso em uma conversa com o fundador da nossa Academy, sobre a Academy em si. Falei que a importância de termos a universidade corporativa dentro da Creditas era exatamente poder indicar caminhos e celebrar desenvolvimentos a partir deles.

Desenho de Trilhas para além do destino original

Lembro de brincar falando o seguinte: é como se alguém perguntasse pra gente como faz pra ir da sala em que estamos até o banheiro feminino, e nós desenhássemos um mapa muito completo de como fazer esse trajeto, colocando dicas e pontos importantes para que ela experimentasse no caminho. Com o desenho em mãos, seria quase que impossível se perder para chegar até o banheiro. E além disso, com nossas indicações, ela poderia passar na mesa do Dodô para ganhar um abraço, passar na mesa da Ana para ganhar uma lapiseira ou passar na mesa da Monique para ganhar confiança. Ela chegaria até o banheiro e cumpriria seu objetivo com contribuições ainda maiores.

Assim são os ecossistemas do aprendizado: a gente pode levar muito mais do que a trajetória da sala até o banheiro. Com o Dodô pode-se levar muito sobre empatia, com a Ana, a armação de instrumentos para serem usados em tantas circunstâncias e com a Monique, seria possível aprender sobre inteligência emocional. As trilhas criam bagagens potentes que buscam combinar desenvolvimentos e por isso são a materialização de continuidades do aprendizado. E como vimos, a continuidade é a chave da potência. Nas trilhas é possível visitar a elevação total do indivíduo, em acompanhamento contínuo. Elas agem como verdadeiras fontes da inter-relação, porque são a criação de espaços seguros de ensino, desconstrução, identificação e reaprendizado. Tudo articulada-se conforme o processo completo: da estratégia à cultura, das hard às power skills, e da conexão do negócio até a rotina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar