Brasil,

Marca nova, entrada no segmento de healthtechs e ampliação da liderança em Medicina são os destaques da Afya em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gislene Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A Afya Educacional, maior grupo de educação médica do Brasil e primeira brasileira do setor a abrir capital na Nasdaq, caminha para fechar 2020 com conquistas expressivas, entre elas, nove aquisições desde o IPO, sendo três healthtechs. Para marcar o encerramento deste importante ano, a Afya apresenta sua logomarca revitalizada e seu propósito: revolucionar o jeito de ensinar e aprender Medicina para formar os melhores médicos em todas as fases da sua trajetória profissional. Em seu vídeo-manifesto https://youtu.be/MaKk2v_p1YY, a empresa apresenta sua plataforma de valor ao mercado.

“A Afya é uma marca jovem, fruto da associação de empresas com longa experiência no ensino da Medicina, seja na graduação, seja na educação continuada, preparando profissionais para a residência e as sucessivas capacitações que a carreira exige. Em 2019, fomos pioneiros ao abrir capital na bolsa de valores americana Nasdaq. Com isso, nos aproximamos de empresas que, como nós, apostam na tecnologia como protagonista do ecossistema educacional, o que efetivamente permite uma experiência individualizada e aderente às necessidades de estudantes e médicos”, explica Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19 instalada, todos os setores produtivos no Brasil e no mundo foram radicalmente impactados. Com a educação e, em especial, a educação médica, não foi diferente. “Tivemos agilidade para nos adaptar a estes novos tempos. Nossos docentes, parte deles médicos, referências em suas regiões e especialidades, receberam treinamento para se adequarem ao modelo remoto de aprendizagem. Nossos alunos ficaram poucos dias sem aulas. Também abrimos nossa plataforma de aulas do internato (5º e 6º anos do curso de Medicina) para mais de 30 instituições de ensino, públicas e privadas. Com isso, centenas de alunos puderam manter os estudos em dia durante o isolamento provocado pelo conoravírus”, completa Virgilio.

Serviços digitais para o médico

Em 2020, a Afya ampliou sua oferta de cursos de Medicina, chegando a Paraíba e Rondônia, e ampliando sua presença em estados como Pará, Minas Gerais e Bahia. “Em julho do ano passado, no IPO, informamos ao mercado que faríamos um incremento de 1.000 vagas de Medicina até 2022. De lá para cá passamos de 1.452 para 2.303 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, são 851 novas vagas. O nosso objetivo é manter este ritmo de expansão, trazendo instituições de ensino de alto nível acadêmico e vocação para a Medicina. Em 2026, com os cursos já amadurecidos, devemos chegar a uma base de 16.580 alunos de Medicina”, explica Gibbon.

Um outro movimento estratégico foi a aquisição de três healthtechs, plataformas de suporte à atividade médica: Pebmed, iClinic e Medphone. A aquisição de ofertas de serviços digitais não deve parar por aí. O objetivo é ter uma plataforma unificada, que o médico acessa com login único, com uma variedade de serviços que geram valor à sua rotina. “Estamos muito atentos ao setor das healthtechs, que organiza e agiliza a rotina do médico. Com tudo o que vimos durante a pandemia, com profissionais de saúde sobrecarregados e diante de desafios inéditos, estas startups ganham mais relevância, dando agilidade e eficiência para que o médico possa se concentrar na sua atividade junto aos pacientes”, ressalta Gibbon.

Nova marca

Posicionada como o maior grupo de educação médica do país - seja em número de vagas de Medicina autorizadas pelo MEC, seja em número de alunos matriculados –, que desenvolve um relacionamento de longo prazo com seu cliente final, o médico, a Afya fez, ao longo de 2020, um estudo sobre sua marca e como ela deve se relacionar com as novas empresas e unidades de negócios que estão se somando ao grupo.

O principal objetivo do projeto de revitalização da marca foi o de reposicionar a Afya como plataforma de educação médica completa, com força e contemporaneidade para falar com um público variado: desde o jovem que sonha com a Medicina até o profissional já com carreira estabelecida, que segue em busca de atualização permanente. Para responder a este desafio, a Afya, em parceria com as agências Planning Estratégia de Comunicação e Estúdio Arnold, trabalhou arquitetura de marca, look and feel, bem como tom de voz e definição do propósito.

“Após um ano da criação da marca Afya, que significa saúde e bem-estar em um dialeto africano, sentimos a necessidade de deixar ainda mais clara nossa vocação como parceira do médico em toda a sua carreira. Os ajustes, portanto, vieram para tornar a Afya mais familiar e de fácil identificação com seu público, criando uma conexão forte e profunda”, afirma Alexandre Ferraz, VP de Mercado.

A repaginação buscou tornar a grafia original, geométrica e integrada, mais legível. Assim, foram feitos pequenos ajustes, mas sem mudar a fonte. Para garantir robustez, a marca ficou mais bold. O resultado traduziu a visão de uma marca moderna, ancorada em seus principais atributos: excelência, visionária, especialista, digital e humana.

Nas imagens abaixo a marca antes e depois:

A partir de agora, todas as instituições de ensino e marcas que compõem o grupo ganham o endosso Afya na assinatura, para manter uniformidade e mostrar a integração, como nas aplicações a seguir:

Os principais movimentos da Afya em 2020

Fevereiro: Aquisição do Centro Universitário São Lucas, em Rondônia, com três campi e 182 vagas anuais de Medicina autorizadas pelo MEC.

Julho: Compra da PEBMED, plataforma tecnológica de auxílio à tomada de decisões clínicas, proprietária do Whitebook, há quatro anos no Top 10 dos apps de maior receita gerada no Brasil.

Agosto: Anúncio de compromisso de compra da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB), instituição vocacionada para a graduação em Medicina, com 157 vagas anuais autorizadas MEC e 850 alunos matriculados; e da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), em Redenção, no Pará. A FESAR conta com 120 vagas anuais de Medicina autorizadas pelo MEC. São 227 alunos matriculados, que vão passar a 864 quando o curso atingir a maturidade, em 2024. As duas transações foram confirmadas em novembro.

Setembro: Afya é escolhida pelo Anuário Época Negócios 360º, em parceria com a Fundação Dom Cabral, como a melhor empresa de educação de 2020.

Outubro: Formalização de um contrato de compra e venda de quotas da Sociedade Padrão De Educação Superior Ltda, mantenedora do Centro Universitário Faculdades Integradas Padrão (UNIFIPMoc) e das Faculdades Integradas Padrão (Fip Guanambi). Fundado em 2001, o grupo educacional conta com duas unidades, ambas com o curso de Medicina: em Montes Claros, a 420 km de Belo Horizonte (MG), e em Guanambi, a 800 km de Salvador (BA), próximo à divisa com Minas Gerais

Outubro: Anúncio da intenção de compra da iClinic, plataforma de serviços digitais para médicos, utilizada em 1.300 cidades do país em 54 especialidades diferentes. Startup criada em 2012 para oferecer, inicialmente, prontuário eletrônico a médicos. Com o tempo, a startup foi incorporando serviços como agendamento de consultas, marketing médico e gestão financeira de faturamento com operadoras de planos de saúde.

Outubro: Início das aulas da faculdade de Medicina ITPAC Santa Inês, no Maranhão, conquistada no âmbito do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Novembro: Compra da Medphone 2º app mais consumido por médicos, estudantes de Medicina e demais profissionais da saúde, ficando atrás apenas da PEBMED, também adquirida pela Afya. Considerado uma ferramenta de “beira de leito”, com mais de 58 mil usuários ativos mensais, o app tem esta definição porque oferece suporte ao profissional de saúde no atendimento ao paciente de várias formas: seja dando acesso a mais de 8 mil bulas de remédios, seja calculando as diluições necessárias para as medicações prescritas ou informando os preços dos remédios praticados em todos os estados do país.

Novembro: Afya ganha o Prêmio Golden Tombstone 2020, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) São Paulo, como Melhor Operação de Equity por seu IPO na bolsa americana Nasdaq, em julho de 2019.

Vocação para a Medicina há 21 anos

A história da Afya teve início em 1999, com a primeira faculdade no Tocantins. O posicionamento evoluiu desde então e hoje o grupo se apresenta como a principal referência em educação médica, capacitando os alunos para transformarem seus sonhos em experiências extraordinárias de aprendizagem em todas as fases da carreira: da graduação à última especialização.

Cerca de 70% das faculdades e Centros Universitários da Afya estão nas Regiões Norte e Nordeste. “Em 21 anos, já formamos mais de 10 mil médicos, capacitando-os a prestar serviços de saúde, fixando-os em suas regiões de origem e garantindo atendimento médico em municípios remotos do país’, diz Gibbon, CEO da Afya.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar