Brasil,

Aluna de Fatec Mogi das Cruzes é premiada por entrega de alimentos na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Projeto #FaçaumBemINCRÍVEL alimentou 170 mil famílias, evitando desperdícios no campo; vaquinha online levanta recursos

Embora o agronegócio seja um setor de destaque no cenário econômico nacional, os pequenos produtores, aqueles que não exportam e fornecem produtos apenas para o mercado interno, enfrentam uma série de dificuldades para plantar e escoar seus produtos. A pandemia de Covid-19 só piorou a situação. Restaurantes que servem comida por quilo, por exemplo, fecharam por um bom tempo e deixaram de comprar legumes, frutas e verduras. Sem dinheiro para fazer a colheita e distribuir a produção, muitos agricultores simplesmente passaram os tratores sobre as plantações.

Quando conta essa história, Simone Silotti, de 54 anos, aluna da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi das Cruzes e produtora rural, demonstra inquietação e preocupação. Ela soube, porém, transformar esses sentimentos em ação no projeto #FaçaumBemINCRÍVEL, reconhecido na última semana pelo jornal Folha de S. Paulo, no Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19.

A iniciativa consiste em recolher os alimentos que os agricultores do distrito de Quatinga, em Mogi das Cruzes, não conseguiram vender e estão no limite da colheita e entregá-los para Organizações Não-Governamentais (ONGs) e comunidades carentes. Doações feitas por empresas e por pessoas físicas custeiam a operação. Tudo é organizado em um grupo de WhatsApp, que chegou a reunir 15 produtores e hoje conta com 10.

Durante a pandemia, o projeto distribuiu 170 toneladas de produtos agrícolas, principalmente hortaliças, em 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Cubatão, Praia Grande, Taubaté e Campinas. Estima-se que 170 mil famílias tenham sido alimentadas por meio desse trabalho.

"Nós não esperávamos que o projeto fosse reconhecido pela atuação visionária, inovadora e multiplicadora, como está escrito no certificado do prêmio", conta Simone. "Nós não nos víamos assim, nos víamos apagando um incêndio." Cerca de 50 pessoas trabalham para que o #FaçaumBemINCRÍVEL cumpra seus objetivos.

Além de evitar o desperdício de alimentos levando comida à mesa de quem mais precisava, a iniciativa também ajudou a evitar demissões no campo. "Na horticultura, 40% dos trabalhadores são mulheres, muitas delas negras, de baixa escolaridade e chefes de família", explica Simone. Ela estima que, em 2020, os prejuízos dos pequenos produtores sejam de, no mínimo, 60%.

HackaTrouble

O projeto já existia quando Simone participou do HackaTrouble, desafio realizado pelo Centro Paula Souza em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services (AWS), Shawee e Mural. A empreendedora queria criar um aplicativo para a iniciativa, algo que foi feito durante a competição, mas ainda não saiu do papel. A maratona virtual de programação reuniu em abril cerca de 400 participantes, divididos em 100 equipes, e teve como objetivo propor e desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar desafios impostos pelo novo coronavírus.

Além de cursar o quinto semestre do curso superior de tecnologia de Agronegócio, ela participou da Escola de Inovadores, em 2019. "Isso me ajudou a estruturar o projeto", diz. Essa preparação somada à experiência que adquiriu com a empresa Quintal da Coruja, que há sete anos produz alface, rúcula e agrião hidropônicos, deram a ela os elementos para entender as dificuldades dos pequenos agricultores e buscar soluções.

Para continuar tocando o projeto, ela busca voluntários que desenvolvam o aplicativo que substituirá a organização das ações por meio do WhatsApp. Além disso, Simone segue atrás de parceiros e recursos financeiros. A ideia dela é que a iniciativa ganhe escala nacional. "Nós não vamos parar. São recorrentes os prejuízos no campo, as dificuldades são muitas", afirma Simone.

Serviço

#FaçaumBemINCRÍVEL
Como doar: Vaquinha online
Outras informações: (11) 99758-1923

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 89 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar