Brasil,

Ex-aluno da Fatec Itapetininga vence o HackaTRAN 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Premiação destacou soluções tecnológicas para o trânsito e elegeu o projeto da equipe GM2 que facilita a realização de exames toxicológicos

O analista de sistemas Marlon Ribeiro, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão da Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itapetininga, foi um dos desenvolvedores do projeto vencedor do HackaTRAN 2020 – competição digital no formato de hackathon realizada no dia 26 de novembro. Os participantes foram desafiados a apresentar soluções tecnológicas e serviços para tornar o trânsito mais eficiente e seguro.

Além do ex-aluno da Fatec, a equipe GM2 contou com Thiago Leme, também da área de programação, e os advogados Gabriel Ragazzi e Mayara Nanini. A premiação teve outros 40 inscritos.

O HackaTRAN 2020 é uma realização do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As três equipes mais pontuadas receberam prêmios de R$ 25, 15 e 10 mil reais.

A solução apresentada pela GM2 propôs desburocratizar o serviço de exame toxicológico, obrigatório para motoristas profissionais, e agilizar o trabalho de fiscalização dos agentes de trânsito. A proposta sugere a inclusão de um módulo na Carteira Digital de Trânsito (CDT) com informações sobre o serviço, agendamento e resultados do exame toxicológico para os motoristas profissionais das classes C, D e E.

Mais segurança

A novidade permitiria que a CDT disponibilize a relação de clínicas cadastradas e localizadas na rota do motorista a partir de qualquer região do país. O resultado da coleta seria enviado ao app da CDT, que ofereceria um programa de recompensa para fidelizar o motorista. Como bonificação, os pontos acumulados podem ser trocados por um café na rede de lojas de conveniência cadastradas pelo programa.

Outro benefício da solução apresentada pelo grupo seria facilitar a fiscalização pelos agentes de trânsito, que podem monitorar em tempo real o histórico dos exames e dados sobre a sua validade. “A banca de avaliadores reconheceu que esse serviço pode ajudar na educação, segurança e fiscalização do trânsito. Além de oferecer um momento de descanso ao motorista que passa a maior parte do tempo nas estradas”, ressalta Ribeiro.

O exame toxicológico, apesar de obrigatório para os motoristas das categorias C, D e E, ainda é bastante negligenciado. Segundo dados do Denatran apresentados no pitch, apenas 60% dos motoristas realizaram o exame com regularidade nos últimos quatro anos.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 89 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar