Centro Universitário Facens promove Painel online no Dia do Engenheiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi Pedrozo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Evento virtual aborda o tema "System Enginnering - A engenharia com o olhar sistêmico"

Nesta sexta-feira (11), às 19h, o Centro Universitário Facens promove uma live em homenagem ao Dia do Engenheiro. O Painel conta com três convidados para falar sobre "System Enginnering - A engenharia com o olhar sistêmico" e tem mediação do professor do Centro Universitário Henrique Ewbank. O evento online é aberto e totalmente gratuito.

A Engenharia de Sistemas é uma abordagem interdisciplinar que torna possível a implementação de sistemas de elevada complexidade. Problemas relacionados à logística, à coordenação de diferentes equipes e à integração de componentes tornam-se cada vez mais complexos à medida que se lida com projetos de grande dimensão, gerando "sistemas de sistemas". A abordagem e concepção da Engenharia de Sistemas permite então a utilização de métodos e ferramentas específicas que não só facilitam o trabalho, mas o realizam de forma estruturada e coerente, fundindo diversas disciplinas do foro técnico e não-técnico, tais como computação, logística e gestão de projetos.

A fim de debater este tema, a Facens convida três palestrantes de reconhecido saber nessa área: Paulo Vasconcellos - Diretor de Estratégia e Novos Negócios da AEB - Agência Espacial Brasileira; Wellington Martins - System Engineering da EMBRAER; e Tenente Coronel Lessa - Subdiretor Técnico do IEAv (Instituto de Estudos Avançados) - Comando da Aeronáutica, os quais apresentarão experiências próprias, ressaltando a influência e importância do tema para o Engenheiro.

Paulo Vasconsellos - Diretor de Estratégia e Novos Negócios da AEB - Agência Espacial Brasileira

Profissional de Tecnologia da Informação, como Analista de Negócios no desenvolvimento de sistemas de informação em áreas como Missão Crítica, Inteligência, Gestão do Conhecimento e Corporativa. Grande experiência em coordenação e integração de equipes para projetos, incluindo participantes estrangeiros. Oficial General Aposentado (Major Brigadeiro) da Força Aérea Brasileira, nesta carreira ele foi piloto de caça e alocador de armas de caça, também trabalhou nas áreas de planejamento estratégico e gestão estratégica, além de coordenar equipes para viabilizar atividades, com equipes internacionais focadas em Ciência e Tecnologia. Como Diretor Geral, foi o representante do Grupo de Alto Nível Brasil / Suécia (Comitê Executivo) e, recentemente, CIO da Força Aérea Brasileira.

Wellignton Martins - System Enginneringda EMBRAER

Atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de Produto há mais de 19 anos, foi pioneiro na implantação de Engenharia de Sistema no Desenvolvimento de Aeronaves no Brasil. Atualmente atua no Desenvolvimento Conceitual de Aeronaves, Conceito de Operação "ConOps", Requisitos e Análise Funcional. É Guardião Corporativo da Tecnologia. Faz parte do quadro de Mentores do Programa de Especialização de Engenharia da EMBRAER. É Mentor de Engenharia e Estratégia de Tecnologia.

Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na área de Produção, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2016). Possui Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na área de Produção, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006). É graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1999). Atualmente é Tenente-Coronel engenheiro do Comando da Aeronáutica. Tem atuação profissional em ICT voltada ao avanço do conhecimento científico e desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o poder aeroespacial.

Dia - 11.12.20

Horário - 19h

Link - https://www.sympla.com.br/painel-dia-do-engenheiro---system-engineering---a-engenharia-com-o-olhar-sistemico__1078484

Sobre a Facens