Brasil,

Últimos dias para se inscrever em cinco cursos de Mestrado e Doutorado no CTC/PUC-Rio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Segundo avaliação CAPES 2013-2016, seus programas de pós-graduação estão entre os mais conceituados do Brasil na área de exatas. Inscrições são gratuitas, pós-graduação segue o modelo das universidades federais brasileiras — em que os alunos podem obter bolsas — e aulas começam em março de 2021

Cinco programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no primeiro semestre de 2021. Com três programas nota máxima na CAPES, uma nota seis e outro com nota cinco, o CTC/PUC-Rio confirma a excelência do ensino oferecido em sua pós-graduação. Para mais informações sobre cada programa, basta clicar nos links abaixo:

Engenharia Civil - Conceito 6 - Inscrições até 30/11/2020
Engenharia Elétrica - Conceito 7 (nota máxima) – Inscrições até 29/11/2020
Matemática - Conceito 7 (nota máxima) – Inscrições até 30/11/2020
Metrologia (apenas Mestrado) - Conceito 5 (nota máxima) – Inscrições até 30/11/2020
Química - Conceito 5 – Inscrições até 10/12/2020

A pós-graduação na PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, em que os alunos podem obter bolsas da CAPES, CNPq, FAPERJ e dos projetos de cada departamento, dependendo da classificação nos processos de seleção. Também não há taxas de inscrição para nenhum dos programas. Cada programa conta com suas respectivas áreas de concentração, cada uma delas com linhas de pesquisa exclusivas, que, por sua vez, podem tratar de projetos de pesquisas específicos. Desta forma, o número de opções se multiplica, oferecendo uma ampla gama de escolha, de acordo com a atuação que o aluno busca no mercado de trabalho ou na área acadêmica.

Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem um corpo docente formado por cerca de 180 professores. Todos têm doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil.

Caso o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19 se estenda durante o primeiro semestre de 2021, a PUC-Rio manterá o recesso de suas atividades presenciais. As atividades acadêmicas se darão pelo método de aulas online, de modo a assegurar a saúde de todos, assim como o cumprimento das atividades previstas em cada programa de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

Vale ressaltar que no THE Times Higher Education World University Rankings 2021, divulgado em setembro, a PUC-Rio figura como a terceira melhor do Brasil, ao lado de cinco instituições de outros estados (UNIFESP, UFMG, UFRGS, UFSC, UFS). É também líder nacional nos indicadores 'Internacionalização' e 'Parceria Universidade-Indústria', e terceira colocada em 'Pesquisa'. Neste sentido, o CTC/PUC-Rio é diretamente responsável por este resultado, pois este indicador focaliza o papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria, assim como o orçamento de pesquisa advindo dessa parceria e o seu desempenho como incubadora de empresas no desenvolvimento de patentes. No ranking latino-americano, a Universidade assume posição de destaque, reafirmando a liderança em 'Parceria Universidade-Indústria'. No Estado do Rio de Janeiro, além da liderança geral, é a melhor universidade nos quesitos 'Pesquisa', 'Relacionamento com a Indústria', 'Internacionalização' e 'Citações', e segundo lugar em 'Ensino'.

Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:

Engenharia Civil

O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.

Para a área de Geotecnia, o aluno pode escolher entre cinco linhas de pesquisa:

Geomecânica Computacional
Geomecânica do Petróleo
Geotecnia Ambiental
Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas
Geologia de Engenharia

Já Estruturas possui nove linhas divididas em:

Aplicações de Técnicas de Otimização
Biomecânica
Computação Gráfica Aplicada
Estruturas de Concreto Armado e Protendido
Estruturas e Materiais Inelásticos
Estruturas Metálicas
Instabilidade e Dinâmica de Estruturas
Materiais Não Convencionais
Métodos de Elementos de Contorno

Mais informações em: http://www.civ.puc-rio.br/apresentacao/

Engenharia Elétrica

O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio está entre os três únicos em todo Brasil que conquistaram nota máxima na última avaliação da Capes. Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa:

Eletromagnetismo Aplicado
Métodos de Apoio à Decisão
Processamento de Sinais, Automação e Robótica
Sistemas de Comunicações
Sistemas de Energia Elétrica

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/ .

Matemática – Inscrições até 30/11/2020

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm


Metrologia – Inscrições até 30/11/2020

O programa é nota máxima da CAPES desde 2013 e oferece apenas a opção de Mestrado. A Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) possui um caráter multidisciplinar e com isso visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nessas áreas do conhecimento. O mestrado desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. O curso oferece uma única área de concentração (Metrologia para Qualidade e Inovação) e três linhas de pesquisa:

Instrumentação e Medição
Redes Inteligentes (Smart Grid)
Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade

Mais informações:

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_metrologia.pdf

Química – Inscrições até 10/12/2020

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com dez vagas em cada curso. A Pós-Graduação em Química é gratuita e os alunos podem ter bolsas CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos do próprio departamento (de acordo com a classificação no processo). O processo seletivo conta com provas e entrevista que serão feitas online. Os profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa:

Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica
Fármacos e Interações Químico-Biológicas
Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar
Nanociências, Interfaces e Coloides

Mais informações:

http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_quimica.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar