Brasil,

Universidade pauta planejamento de 2021 na Agenda 2030 da ONU

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  BRUNA ZEMBUSKI
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pauta o planejamento da Universidade Positivo (UP) para os próximos anos. Essa preocupação permite não apenas o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU, mas também com as melhores práticas empresariais como, por exemplo, as preconizadas pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e, ainda, políticas sustentáveis como as do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Educar para o Desenvolvimento Sustentável requer o mapeamento de competências e habilidades que exigem a revisão das práticas de ensino, das ações de extensão e da delimitação dos objetos de pesquisa. Essa educação é comprometida com o impacto social, ambiental e econômico da universidade e dos seus egressos”, pontuou o pró-reitor acadêmico da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto, durante realização do evento Educação de Qualidade da Agenda 2030 – ODS4, organizado pelo CNJ. Também participaram do debate, mediado por Ademir Piccoli, a conselheira do CNJ e professora da UP, Maria Tereza Uille Gomes, e o promotor de Justiça e secretário da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Carlos Vinicius.

Benedetto falou sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da UP com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. De acordo com ele, a EDS deve ser diretriz norteadora para realizar pesquisa, ensino, gestão da universidade e relacionamento com a sociedade. “Com o plano, a UP assume a responsabilidade de gerar conhecimentos relevantes, habilidades profissionais, atitudes sociais e inovações necessárias para um futuro sustentável”, ressalta. Segundo Benedetto, o objetivo é formar profissionais e cidadãos competentes para liderar mudanças transformadoras em seus campos de atuação, além de comprometidos com as presentes e futuras gerações.

Educação de qualidade para todos

O Judiciário brasileiro foi o primeiro no mundo a adotar ações com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, disse a professora Maria Tereza, que preside a Comissão Permanente de Acompanhamento dos ODS e da Agenda 2030, instituída pelo CNJ para traçar metas e indicadores no âmbito do Judiciário, e concretizar os 17 ODS.

A professora observa que o sistema educacional brasileiro acabou sofrendo o impacto direto provocado pela pandemia de Covid-19. "Foram alteradas as rotinas educacionais em todos os níveis de ensino, e a educação – da básica ao doutorado – precisou se adequar", lembra. Segundo ela, a redução da exclusão e da desigualdade social é possível por meio da educação de qualidade, equitativa e acessível a todos que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes como está definido nas metas e indicadores do ODS 4. Maria Teresa frisou ainda que a discussão sobre educação de qualidade para todos, como prevê o ODS 4, é muito importante, considerando uma pesquisa do CNJ que mostra 16 mil processos catalogados na Justiça Brasileira são da área da educação e mais de 7 mil são da fase pré-escolar.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar