Mettzer está salvando a vida dos universitários durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Startup catarinense dobra de tamanho e vai impactar mais de 7,5 milhões estudantes e pesquisadores em 2020

Os trabalhos acadêmicos fazem parte da rotina normal nas instituições de ensino superior. No entanto, com a chegada da pandemia e com a mudança de formato das aulas, a quantidade de trabalhos aumentaram consideravelmente e se tornaram a principal forma de avaliação.

Esse aumento no número de trabalhos se deve à mudança na forma de avaliação, como destaca Felipe Mandawalli, CEO da Mettzer: "Com a pandemia as avaliações por provas estão dando espaço para outros modelos como a aprendizagem por projetos, que é mais interessante em termos pedagógicos e resultam em avaliações por meio de trabalhos acadêmicos como resenhas críticas, projetos integrados, relatórios e artigos".

Para aliviar essa jornada, a startup Mettzer , de Florianópolis, desenvolve uma plataforma que ajuda na escrita, orientação e publicação para todos os tipos de trabalhos acadêmicos, de forma 100% online e colaborativa, que já atendeu mais de 36 mil estudantes e pesquisadores em Santa Catarina só em 2020.

Os desafios

Quando as aulas eram presenciais os estudantes universitários contavam com a ajuda dos colegas e tinham fácil acesso aos professores e à biblioteca, no entanto, a pandemia isolou estes estudantes e tirou deles o suporte do qual já estavam acostumados.

Com todo mundo online, a alternativa foi buscar na internet orientações, conteúdos e soluções que ajudassem na elaboração de trabalhos, principalmente nas partes de metodologia da pesquisa e formatação nas Normas ABNT.

Apenas em 2020, a Plataforma Mettzer já foi acessada por mais de 5 milhões de estudantes e pesquisadores no Brasil e em outros 16 países, distribuídos em mais de 1.600 instituições de ensino e deve chegar em 7,5 milhões de acessos até dezembro. Com este aumento na demanda a startup viu sua receita dobrar no segundo semestre de 2020.

"Para quem está em fase de conclusão de curso o desafio é ainda maior, tendo em vista que a distância dificulta a comunicação com o orientador e exige mais esforços dos estudantes e pesquisadores nesta etapa de final avaliação", complementa Felipe.

Com a demora e a incerteza do retorno das aulas presenciais, fica evidente a necessidade de soluções mais digitais, eficientes e integradas à rotina dos estudantes universitários.

Melhorar a experiência dos estudantes e professores

Uma das principais funcionalidades da Plataforma Mettzer é a formatação automática dos trabalhos acadêmicos nas Normas ABNT, que pode economizar em até 80% no tempo de formatação e permite que os estudantes e professores se concentrem no desenvolvimento do conteúdo.

No editor de textos da Mettzer, partes dos trabalhos como as referências, sumário, listas de ilustrações, notas de rodapé, quadros, tabelas, numeração de capítulos, numeração de páginas, margens e espaçamento, já estão pré-formatados. O trabalho é escrito online no editor da Mettzer e pode ser exportado nos formatos PDF e Microsoft® Word (.docx).

O que os estudantes pensam sobre a Mettzer? Com mais de 40 mil avaliações, a plataforma da Mettzer tem nota de 9.1 e um NPS (Net Promoter Score) de nota 78, considerado muito alto.

Para Bruno Gianni, Diretor de Experiência do Cliente, "a Mettzer tem tornado os trabalhos acadêmicos mais atrativos para os estudantes, melhorado a qualidade dos conteúdos desenvolvidos e está impactando diretamente na retenção dos alunos, além, de gerar uma grande economia de tempo para os professores".

Economia de tempo

A Plataforma Mettzer também ajuda os orientadores nas tarefas online e reduz em até 40% do tempo de orientação de trabalhos acadêmicos. A plataforma oferece ferramentas de orientação (que mantém todo o histórico dos comentários), acompanhamento do cronograma de atividades, versionamento dos trabalhos (100% seguro com backups de arquivos) e também com sistema de atribuição de notas e avaliação dos trabalhos.

A plataforma da Mettzer permite aos professores e tutores terem foco no conteúdo dos trabalhos, que é o mais importante. Os trabalhos estarão na nuvem, com salvamento automático, backup completo de cada alteração com criptografia. Sem risco de cópia ou plágio.