Brasil,

Projeto que melhorou aprendizado de matemática com uso de jogos de raciocínio é finalista de premiação educacional

Escola pública de Hortolândia (SP) utilizou metodologia da Mind Lab e viu nota de alunos quase triplicar

Um projeto que utilizou jogos de raciocínio para melhorar o desempenho de alunos do 9º ano de uma escola estadual em Hortolândia, município da região de Campinas, no interior de São Paulo, está entre os finalistas de um prêmio educacional que reconhece iniciativas de sucesso na educação básica e técnica.

Orientada pelas professoras Juliana Pereira Firmino e Alzira Oliveira Sampaio Espírito Santo, da Escola Estadual Professor Jose Claret Dionisio, a iniciativa teve como base uma metodologia criada pela Mind Lab, edtech líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, que propõe um desenvolvimento integrado das habilidades para vida utilizando jogos de tabuleiro incorporados às aulas de matemática

Após um ano de aplicação da metodologia, os alunos fizeram uma avaliação e compararam o desempenho do 9º ano em questões de matemática antes e depois de utilizarem os jogos. O resultado foi uma performance quase três vezes melhor. Além disso, a nota de matemática no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) foi maior em 2019, uma das maiores da diretoria de ensino regional e, pela primeira vez, maior que a de língua portuguesa. O projeto agora foi reconhecido, é finalista da 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M.

A professora de matemática Juliana Firmino avalia como transformadora a utilização da metodologia com seus alunos “As atividades são bonitas, interativas, intrigantes e fizeram a diferença. A aproximação dos jogos com as habilidades matemáticas ensinou e despertou o gostar da matéria pelos alunos, os números levantados falam por si só. Iniciamos este ano e eles já perguntaram se teríamos novamente a metodologia”, disse.

A Mind Lab trabalha com uma metodologia que amplia os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Por meio de tecnologias educacionais inovadoras, são aprimoradas habilidades como: resolução de problemas, trabalho em equipe, autoconhecimento, tomada de decisões, gerenciamento de recursos e autocontrole.

A Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M incentiva o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. As apresentações dos trabalhos serão online entre os dias 7 e 11 de dezembro, e a premiação no dia 12 de dezembro, exibida no Canal do Youtube.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo