Brasil,

Educação financeira, cooperativista e empreendedora é tema de painel do Sebrae na Semana ENEF

Encontro virtual apresentou experiências que contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente financeiramente

No quarto dia da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), o Sebrae destacou a importância e a necessidade da construção de uma sociedade educada financeiramente, formada por indivíduos capazes de tomar decisões mais conscientes. No painel “Educação financeira, empreendedora e cooperativista: um tripé para a sustentabilidade”, os convidados discutiram como os três conceitos, quando integrados, se tornam fundamentais para formar pessoas e negócios mais sustentáveis.

Durante o painel, o analista do Sebrae e mediador, Weniston Ricardo, fez uma breve apresentação sobre o que é educação financeira, educação cooperativa, educação empreendedora e sustentabilidade. De acordo com ele, os conceitos, quando trabalhados de forma antecipada, preparam a sociedade para enfrentar e superar momentos de crise, como os vivenciados agora. “Se a nossa geração tivesse essa formação de educação financeira em níveis básicos da educação, talvez hoje tivéssemos uma sociedade que saberia passar por dificuldades de uma forma mais tranquila; ou seja, mais resiliente financeiramente”, analisou.

O superintendente do Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável, braço social do Sistema Sicoob, Luiz Edson Feltrim, destacou que o investimento social privado deve estar alinhado ao negócio, mesmo que possuam naturezas diferentes. “Hoje observamos que as corporações estão querendo ser o que é o cooperativismo desde a sua origem, o seu DNA. As cooperativas dão um tratamento humanitário na sua relação empresarial. Então, essa é uma tendência e o Brasil tem se mostrado muito resiliente nesse processo”, comentou.

A diretora executiva do Sicoob Central no Rio de Janeiro, Nábia dos Santos, também foi uma das convidadas do evento. Ela apresentou as iniciativas do Sicoob em educação financeira, realizadas com diversos parceiros. Um dos projetos é a Semana ENEF, que desde 2017 é desenvolvida pela entidade, mas há dois anos tem parceria do Sebrae, levando atendimento de orientação financeira e palestras sobre o tema, por meio de clínicas financeiras. Neste ano, devido à pandemia, a iniciativa foi oferecida de forma online, aumentando o potencial de alcance do trabalho. “Ao longo desses anos, temos observado que acontece uma mudança na tomada de decisão das pessoas e o nascimento de consciência diferenciada de consumo”, destacou.

Educação Empreendedora

A analista do Sebrae de Minas Gerais, Allani Barbosa, aproveitou o evento para apresentar as iniciativas da instituição relacionadas à educação financeira. Segundo ela, o Sebrae atua tanto na educação financeira de empreendedores e potenciais empreendedores e famílias, bem como nas escolas, em especial com parcerias de cooperativas de crédito, como o Sicoob. Entre os projetos apresentados por ela, destacou-se a Escola de Formação Gerencial (EFG), criada na unidade de Minas Gerais, em 1994 e expandida atualmente para outros estados. A EFG já formou mais de 12 mil jovens no ensino médio técnico em Administração. Allani Barbosa também apresentou a experiência do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEF) criado há 10 anos, que é focado em alunos egressos de escolas públicas com a formação complementar técnica empreendedora. “Nas duas experiências, a educação financeira é levada de uma forma muito consistente, levando para os jovens e para as famílias o conhecimento e a possibilidade de mudança de comportamento financeiro deles”, contou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo