Brasil,

A alfabetização é mais do que aprender a ler e escrever

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Scorsin
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A alfabetização há tempos é um dos assuntos mais relevantes no cenário brasileiro. E digo “cenário” pois não abrange tão somente a área educacional, mas também, a social e política de igual modo. Fazendo um exercício de reflexão sobre a temática, voltamos no tempo na época do Brasil Império. Reis e rainhas, povo analfabeto. Caminhando cronologicamente, encontramos uma educação que segrega, ou seja, somente para os “com posses” e mais, do sexo masculino. Algumas longas décadas adiante e encontramos outras formas de governo, cada qual com sua bandeira, mas, todos apresentando algum propósito para a educação e, naturalmente, a alfabetização era incluída nesse movimento. Contudo, até o ano de 2019 essa preocupação – seja ela apenas de cunho político ou não, se apresenta com os mesmos objetivos: diminuir o índice de analfabetos no país.

Apesar de todos os esforços para a melhoria da condição de ser alfabetizado, há uma latente necessidade de avanço. Nesse cenário, precisamos não de um movimento político isolado de alfabetização, afinal, já tivemos tantos – Pnaic, Mais alfabetização, Programa Brasil Alfabetizado etc – mas sim, de um movimento articulador de formação integral dos nossos estudantes. Buscar formar nossas crianças e dar-lhes condições para que não tenham que abandonar a escola e lutar por sua sobrevivência e de sua família, não sem antes decodificar o mundo das letras, de compreender a necessidade e a importância de saber ler, escrever, se posicionar política e socialmente, de ser “gente” perante uma sociedade capitalista.

Em nosso último senso demográfico (2010), percebemos que a maior parte dos analfabetos acima dos 14 anos de idade estão alocados nas áreas periféricas, ou seja, numa condição socioeconômica que demanda políticas públicas, não apenas voltadas para a alfabetização, mas de qualidade de vida, ou seja, saúde, moradia, saneamento básico, de lazer – sim! – educação, formação, trabalho e tantos outros aspectos que englobam o viver com o mínimo de dignidade.

A alfabetização é isso: é vida, é progresso, é social. O país ainda continua – não com reis e rainhas, entretanto, com um grande percentual de cidadãos analfabetos – totais ou funcionais.

Autoras:

Kellin Inocêncio é mestre em educação e professora do Centro Universitário Internacional Uninter.

Gisele Cordeiro é doutora em educação e coordenadora da área de Educação da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo