Brasil,

Estágio cumpre papel social!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Atividade possibilita aquisição de experiência e responsabilidade ao estudante

Segundo dados do Inep/MEC, no Brasil existem 8.835.009 alunos de ensino médio e técnico, mas apenas 260 mil estagiam (2,9%). Já no Superior, são 8.450.755 e, desses, 740 mil realizam a atividade (8,75%). Contudo, o estágio cumpre o papel social de inserir o jovem no mercado, proporcionando benefícios para empresas e estudantes.

O grande desafio de quem não tem vivência no mundo corporativo é conquistar a primeira chance de demonstrar seu potencial. Por isso, o ato educativo escolar tem a missão de abrir as portas para quem está no início da jornada. Além de possibilitar o contato inicial com o ambiente de negócios, a atividade é a chance para o participante observar sua afinidade com a área escolhida.

O estágio também dá a oportunidade de efetivação aos participantes. Dessa forma, o estudante aumenta suas possibilidades de concluir o curso já empregado. Aprende ainda a ter mais responsabilidade diante das novas incumbências e descobre seu potencial por meio do desenvolvimento na própria corporação.

A atividade ainda melhora a qualidade de vida, afasta o participante de desvios de trajetória e incentiva os estudos por meio da bolsa-auxílio. O estagiário também tem direito ao auxílio-transporte, carga horária reduzida, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais.

Em contrapartida, a parte concedente adquire um novo talento já adaptado à cultura organizacional. Além disso, fica isenta de encargos trabalhistas, tais como 13º salário, ⅓ sobre férias, FGTS e INSS. No caso de encerramento do contrato, não há multas rescisórias.

Para acontecer a parceria, um documento é selado entre o aluno, a empresa, a instituição de ensino e, se for o caso, o agente de integração. No Termo de Compromisso de Estágio (TCE), deve constar o plano de tarefas a serem realizadas pelo estagiário. Elas precisam condizer com seu curso, em caso de ensino superior, além de visar o aprendizado.

Diante do número histórico de desempregados com idade entre 18 e 24 anos, registrado em 29,7% contra 13,3% para a média geral pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conceder oportunidades para os mais novos torna-se cada vez mais urgente. Afinal, sem uma colocação e fonte de renda, a maioria deles acaba por abandonar os estudos. Essa situação faz aumentar o número de pessoas sem uma qualificação e, consequentemente, com menos aberturas profissionais.

Portanto, se você é empresário, aproveite os ganhos desse estilo de recrutamento e contribua com a capacitação dos estudantes. Abra vagas para permitir aos jovens colocarem em prática seu conhecimento. Afinal, quem investe em educação colabora com o futuro do país!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo